Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009





FELIZ 2010 PRÁ TODOS OS SEGUIDORES E VISITANTES!!!!!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Comecemos em 2010! Introdução

2010 vai começar...

Fazemos promessas em geral não cumpridas.

Sabemos q a contagem do tempo é invenção nossa. Dizem q para organizar as coisas, ou seria para que os governos possam cobrar mais impostos, os bancos mais taxas, políticos prepararem a compra de castelos e panetones e cheguem ainda mais perto da aposentadoria prá eles tão precoce?

O PIB brasileiro cresceu 0%, o dólar terminou em 1,75.

Sean se foi e o pai quer 500 mil dólares(!) .Madonna veio e levou uma grana e a Luz do Jesus...

As águas não baixam (prá onde?), o sol queima, a neve gela, a mata some, o ar continua irrespirável apesar do José Serra...

Ou seja, é uma sucessão de fatos que nos atropelam e nos fazem buscar folego novo a cada 365 dias (+ ou - viu? por q a conta não é exata...).

Se quisermos tem mudanças reais e palpáveis meus caros, teremos que trabalhar e muito! Temos que nos unir e dividir nossos conhecimentos e habilidades.

Vc conhece artes, artesanato, ciência, saúde ? Então ensine, divida, multiplique.

Prá mim, o segredo é o conhecimento compartilhado o que me leva a ter certeza de que educação é fundamental em todos os níveis. Sem ela não teremos saúde, boas condições de moradia, capacidade de cooperação e muito menos bons políticos.

Vou dar uma folga à vcs neste finalzinho de 2009 (3 dias hein?), mas pretendo começar pela educação.

Porém, gostaria de fazer diferente. Dêem dicas, tópicos, ideias sintetizadas, para que o próximo post seja na verdade uma criação coletiva.

O que vcs acham?

Comecemos em 2010!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Previsões 2010

2009 está terminando.

E como disse antes, previsões são uma coisa de que ninguém gosta, ninguém admite que acredita, mas todo mundo lê.

Uma coisa tem que ficar claro para as pessoas: previsões dão indícios das energias com que se pode contar, não são um atestado de nada! O caminho que as coisas tomam estão nas nossas mãos. Observar o que elas dizem pode facilitar o caminho.

Então vamos lá:

2010 será regido pelo planeta Vênus, o planeta do amor, da compreensão e dos relacionamentos pacíficos. Isso não vale só para pessoas, vale para países, competidores, para relações.
Vamos torcer que Vênus "acalme os ânimos" então entre casais, pais e filhos, diferentes gerações, religiões e ideologias.
As cores que simbolizam Vênus são o rosa e o verde claro.
As essências são rosa, maçã, tomilho e violeta.

O número do ano é 3, que traz uma melhor comunicação, permite novas idéias, criatividade.
Que professores, educadores, pais, e meios de comunicação sejam contaminados por boas idéias!

No horóscopo chinês o ano é o do Tigre. E o Tigre é um bicho meio bravo, impulsivo, mas também é um lutador, além de belíssimo. Assim, com Vênus e Tigre misturados é preciso usar a delicadeza disponibilizada por um com a garra do outro e deixar a coisa fluir nos esportes, nas finanças, entre países, no desenvolvimento social...

O orixá regente do ano é a lindíssima e muito querida rainha do mar, Yemanjá. Como toda mulher, é vaidosa, adora perfumes, flores e colares. É mãe de vários outros orixás, promove a harmonia, a prosperidade e ajuda as gestantes (e as mulheres que querem engravidar) Seu perfume é a alfazema e suas cores o azul claro e o branco. Mas, Yemanjá, também é uma mãe severa que não gosta de muitas estripulias....

O anjo regente é Haniel, cujas vibrações são praticamente idênticas às de Vênus.

Tarô : O Sol e o Carro, duas cartas muito positivas de sucesso e bom desenvolvimento de projetos.

Pois é, as previsões não estão ruins no campo esotérico.

Aqui no planeta Terra, nossos corações já acostumados com esta nossa invenção, o passar do tempo, acaba por prever as mesmas coisas de sempre, fúrias da natureza, desastres causados por imprudência, corrupção e guerras.

Mas quero aqui "pensar" com o coração das crianças e dos jovens e pedir aos Deuses e ao ano de 2010 que venha repleto de amor, saúde, prosperidade, alegrias, cooperação, fraternidade, boas descobertas científicas, melhor educação, ética e principalmente muuuuuiiiiiita paz prá todos!

Odo iya !

Namastê!

Aleluia!

Amém!

Shalon!



Que assim seja, que assim se faça pelo poder do 3 vezes o 3.





terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prévia Eleições 2010 - O que vc acha disso?

E quem disse que eu aguento esperar?

Primeiro alguns esclarecimentos:

- Quem não leu o pré post, saiba que ele pode ajudar.
- Nunca fui filiada a nenhum partido e nem pretendo fazê-lo, embora tenha minhas tendências.
- Me incomoda o troca-troca de partidos, como aconteceu recentemente com um vereador (muito bem votado) do PSDB.
- Porém, como em tudo, acabo me decidindo por "pessoas" não por partidos.
- Acho que o voto distrital aumenta a possibilidade do eleitor acompanhar os feitos ou defeitos de seus candidatos.
- Quero um país melhor, ao menos para as futuras gerações.
- A ordem escolhida foi a alfabética prá não dar margem a interpretações equivocadas.
-Isso aqui é só uma mini bio dos candidatos à Presidência.
- As informações mais específicas foram tiradas da Wikpédia, onde vc encontra a história completa de cada um.
- Destaco em cada um o que chamei de "atitude" , um feito de gente, que mexe com minha escolha em qualquer área. Mexe com a sua?

Então vamos lá:

Ciro Gomes: Paulista, escorpiano, advogado, filho de advogado. Mudou-se para Sobral, no Ceará aos 5 anos. Ingressou no PDS em 79. Foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará. Em 84 foi para o PMDB em 89 para o PSDB. Foi Ministro da Fazenda do gov. Itamar Franco. Em 97 foi para o PPS. Ministro da Integração Nacional.

Atitude: Defendeu Lula no caso do mensalão, quiz ser candidato por São Paulo.
O que você acha disso?


Dilma Roussef: Mineira, sagitariana, economista, Ministra Chefe da Casa Civil. De família classe média alta, educação tradicional, estudou no Sion, integrou organizações clandestinas pós 64. Esteve presa de 70 a 72. Foi para o Rio Grande do Sul, participou da fundação do PDT. Lá foi Secretária Municipal da Fazenda(Porto Alegre), e Secretaria Estadual de Minas e Energia. Filiou-se ao PT no período em que integrou o gov. Olívio Dutra. Está com Lula desde a campanha de 2002.

Atitude:Iniciou na política estudantil em 67 em uma organização via luta armada buscando instalar o socialismo. Foi para o Rio aos 21 anos por ordem da organização de que participava fugindo de perseguição policial. Em 05/04/09 a Folha de São Paulo publicou sua ficha criminal. É considerada pelos companheiros uma pessoa extremamente exigente e indócil. Nega algumas das acusações de roubo, sequestro, assalto à mão armada.

O que você acha disso?

José Serra: Paulistano da Mooca, pisciano, economista, primeiro governador eleito em primeiro turno, foi deputado federal, Senador, Ministro do Planejamento, Ministro da Saúde, Prefeito de São Paulo, de classe média baixa, entrou em engenharia na Poli em 60,onde participou da política estudantil. Foi presidente da UEE e da UNE.

Atitude: Pós comício considerado provocativo na Central do Brasil em 64, refugiou-se na Embaixada da Bolívia, 3 meses depois foi para a França onde ficou até 65 tendo que interronper o curso de engenharia. Voltou ao Brasil clandestinamente, mas teve que sair em alguns meses. Foi para o Chile onde ficou 8 anos. Durante o golpe de Pinochet em 73 transportou perseguidos políticos para a Embaixada do Panamá e foi preso ao tentar sair do país. Libertado, refugiou-se na Embaixada da Itália (o pai era italiano). Depois foi para os EUA voltando ao Brasil em 78 antes da anistia.

O que você acha disso?


Marina Silva: Acriana, aquariana, pedagoga, nasceu num seringal em casa de palafitas, queria ser freira, analfabeta até os 15 anos, historiadora, professora de ensino médio. Ingressou na política pelas mãos da igreja católica, pertenceu a movimentos sindicais, fundadora da CUT filiou-se ao PT em 86. Foi vereadora em Rio Branco, Deputada Estadual, Senadora, Secretária Nacional do Meio Ambiente e Ministra do Meio Ambiente.

Atitude: Quando Vereadora devolveu benefícios a que tinha direito no cargo.
Deixou o Ministério e o PT por ver projetos de sua pasta bloqueados ou dificultados.
Hoje está no PV.

O que você acha disso?


Claro que só quem viveu sua história pode falar dela de forma integral e fidedigna.
Claro que não tenho a pretensão de saber quem é quem.
Mas, a ação das pessoas, a razão por trás delas, suas consequências para os envolvidos me dão pistas sobre com que tipo de pessoa estou lidando.

O que você acha disso?

Pequenas e necessárias informações

Nos próximos dias, pretendo fazer um post sobre as eleições 2010.

Como vivo dizendo, não entendo de política, mas como no meu país o voto é obrigatório, resolvi pesquisar um pouco para obter dados úteis para minha escolha.

Pesquisando, percebi que muitas informações provavelmente não são de conhecimento de todos, especialmente dos mais jovens.

Por isso faço este pré post, com uma espécie de glossário com pequenas e necessárias informações para melhor compreensão do próximo.

As informações foram retiradas do fundo do meu báu cerebral + da Wikpédia.

-Bipartidarismo: No período da Ditadura Militar, só existiam 2 partidos a ARENA e o MDB .

-Regime Militar:No Brasil, aconteceu entre 1964 e 1985, ou seja, no séc, passado. Houve perseguição política às idéias "de esquerda", especialmente à reforma agrária r a Lei de Remessas de lucro (multinacionais deveriam investir parte dos lucros no Br). A história é longa e disponível na Net para quem quiser saber mais. Em resumo, o páis vivia sob o comando dos militares com sua rigidez e disciplina típicos.

-ARENA: Aliança Renovadora Nacional - O partido do governo no período militar, conservador, criado em 66.

-MDB: Movimento Democrático Brasileiro, o partido nº 2 no período militar, abrigava seus opositores (ou seja todas as ideologias diferentes da militar) tambem criado em 66.

-PDS:Partido Democrático Social, fundado em 79, mudou de nome depois para PPR(Partido Progressista Renovador), PPB(Partido Progressista Brasileiro) e atualmente PP (Partido Progressista).

PDT: Partido Democrático Trabalhista, de centro esquerda, criado no final dos 70, é o único a integrar a Internacional Comunista.

Internacional Comunista: nome de movimentos multinacionais, iniciado na Ass. Internacional de Trabalhadores de Karl Marx em 1864.

PTB: Partido Trabalhista Brasileiro, fundado em 45, sua base eleitoral é o operariado urbano.

PT: Paraataido dos Trabalhadores, fundado em 80 por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos ligados a Teologia da Libertação.

Teologia da Libetação: movimento cristão do terceiro mundddddddo baseado na opção pelo pobre e contra a pobreza. Reflete sobre a exclusão social sob a ótica cristã.

PMDB: Partido do Movimento Democrático Brasileiro, fundado em 80.

PSDB: Partido da Social Democia Brasileira: fundado em 88 pela ala social democrata do MDB e intelectuais ligados à Franco Montoro.

Pensei em falar sobre a estranha facilidade com que políticos mudam de partido. Mas desisti, pq só os exemplos encheriam um livro! Prá mim fica a dúvida: eles mudam de idéia? de ideologia? de eleitores? de quê??????


sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal e Pedidos para Papai Noel


Muito antes do nascimento de Jesus Cristo, o final do mês de Dezembro já era repleto de comemorações, pelo início do inverno no hemisfério Norte. Era o que comemoravam por exemplo os Celtas.

Em 21 de Dezembro, muitos pagãos comemoram Yule, o nascimento da criança prometida, aquela que iria renovar as esperanças.

Portanto, a data escolhida, 25 de Dezembro, foi uma adaptação aos festejos pagãos para que se pudesse instituir e oficializar o Cristianismo com mais facilidade e sem muita estranheza, sem abandonar hábitos culturais já instalados.

Mesmo pq, pelos estudos astronômicos e outra coisas que não compreendo bem, Jesus teria nascido em outra data, la prá Junho ou coisa assim.

O certo é que no sec. IV o Papa Julius I fixou a data.

O presépio é creditado à São Francisco de Assis, que juntou à cena do nascimento seus animais tão queridos, lá no séc. XIII.

A árvore teria sido montada pela primeira vez por Lutero rm 1530 (mas os pagãos já o faziam antes).

Papai Noel teria sido inspirado no bispo turco, São Nicolau, nascido em 280 DC e que distribuia moedas nas casas pobres do lugar e que usava roupas verdes.

O Papai Noel que conhecemos hoje apareceu pela primeira vez em um trabalho do cartunista Thomas Nast na revista Harper's Weekly em 1886 e mais tarde em 1931 foi popularizado em um comercial da Coca-Cola.


No Twitter, Luis F. Veríssimo (que soube que é fake, mas sei que é bom) disse:" Aproxima-se o Natal, aquela data em que a humanidade se une num só sentimento.A dúvida sobre o que dar de presente"

E é o que parece mesmo. Se vc vê pela TV o agito nos shoppings centers e nos centros populares como a 25 de março em S.P. e o Saara no Rio....

Mas também tem o sorriso de admiração e surpresa das crianças e dos adultos e velhos que correm para presentea-las e manter a fé no bom velhinho, afinal ao menos elas tem que acreditar que gente boa existe ( e não devem saber ainda que canalhas também envelhecem).

Tem também a decoração das ruas da cidade que as deixam mais belas e menos cinza.

Ah... e o cheiro da comida no dia 24, é só sair pelas ruas e sentir...

Não quero falar aqui daqueles que não tem onde montar árvores pq suas casas foram levadas pela enchente, dos que não terão o que comer a não ser que um "papai noel" os presenteie. Mesmo pq eles também se emocionam com tudo que citei. beleza faz bem prá todo mundo.

Como nas músicas natalinas, todas tão lindas.... As clássicas, com ou sem origem conhecida e também as populares.

Quem não se emociona ao som dessas palavras: ♪ "quero ver vc não chorar, não olhar prá trás, nem se arrepender do que faz (...)"♪

Ou destas: ♪"
A very Merry Christmas and a happy new year, Let's hope it's a good one, without any fear"♪ Ninguém é capaz de ficar indiferente, né?



Então minha gente, mesmo sabendo que estamos sendo envolvidos há anos por técnicas de marketing para estimular o consumo, vamos aqui tentar convencer as pessoas nao a abandonar os sentimentos arraigados, mas lembrar do motivo original da data.

Convidem o espírito do "aniversariante" para a festa.

Não importa se vc é Umbandista, Budista, Judeu ou Muçulmano....

Convidem o espírito do "cara", Jesus Cristo, aquele que provavelmente não era loiro nem tinha olhos azuis, mas que assim conhecemos a imagem representada e reconhecida em todos os lugares do mundo.

Tragam para esta comemoração o JC que perdia a paciência sim, derrubando os tabuleiros dos vendilhões no templo (como fazem hj a GCM e os subprefeitos em S.P) e pedia que afastassem dele aquele cálice pesado e de conteúdo intragável.

O JC que chamava de irmãos e irmãs, não só os biológicos mas todos aqueles que povoavam o mundo sem distinção de nehuma espécie.

Aquele que multiplicava os pães (olha aí no seu armário, não tem coisas demais? Será que não tem alguém precisando do que tá te sobrando?).


Aquele que curava os doentes. Tá certo, vc não é médico? E quem foi que disse que só os médicos curam? Já viu o sorriso dos velhos e das crianças que estão em asilis, orfanatos e hospitais ao receberem visitas? E a alegria daquela sua tia velha e sozinha? Você cura sim, com sua presença, e a cura pela alegria (ou ao menos a melhora dos sintomas) está provada pela medicina.

Então, levante do sofá, deixe o café no shopping prá depois e mexa-se!

Incorpore o espírito do cara....

Às vêzes fico "brincando" com a idéia das amizades que se fazem lá no céu. E imagino que por pura afinidade, Jesus Cristo, John Lennon, Mahatma Gandhi, Madre Tereza, George Harrison, Irmã Dulce, Joao PauloI e tantos outros, devem passar horas olhado prá nós e repetindo a frase do Cristo: "pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem", não de forma melancólica, pq não sei se concordam mas nenhum deles era apático nem passivo. Foram todos grandes agitadores do bem.

Por isso, juntem-se a mim e encham o saco do papai noel com desejos inspirados no cara, o aniversariante do dia 25/12, Jesus Cristo.

- Que a natureza nos perdõe e reencontre o equilíbrio apesar de Copenhagen
- Que a tecnologia dos aviões, dos carros e dos barcos sejam perfeitas para a segurança de todos
- Que as pessoas ESQUEÇAM as diferenças de raça, credo e origem social e descubram que são apenas pessoas.
- Que as cabeças de todos os governantes do mundo sejam iluminadas pelo bem
- Que a fome não prevaleça
- Que a saúde melhore sempre
- Que haja boa educação para todos
- Que nos dêem pão e circo
- Que os políticos do mundo inteiro, principalmente os brasileiros conheçam o significado de palavras como ética, respeito e honradez de palavra.
- e que as palavras a seguir sejam realidade:"You may say, I'm a dreamer, but I'm not the only one, I hope someday you'll join us, and the world will be as one"

As imagens publicada são dos sites www.belasimagens.com.b e www.br.bestgraph.com

FELIZ NATAL

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA BÁSICA 2009

Retrospectivas são sempre iguais, mas a gente não resiste e vê.

Então, resolvi fazer a minha primeira retospectiva, sem pretensão de acertar tudo e com a certeza de que vou esquecer muitos fatos importantes. Mas é a primeira, um dia eu chego lá!

Algumas chamas que se apagaram: M.Jarre, P.Swayze, R.Montalban, F.Fawcett, L.Lopes, M.Manzan, Lombardi, M.Sosa, Clodovil, A.Gurgel, J.A.Pinotti, Ted Kennedy, C.L.Strauss.

Prá êles, nossas lembranças.



As baixarias do ano:

Nelsinho Piquet, Vazamento do ENEM, Apagão,
Morros cariocas em guerra, Caso Sarney, Caso Arruda, mensalão do DEM, Edmar Moreira e seus
castelos, Rarra das Passagens, Final em Curitiba,
Censura no Estadão, Deputado Sergio Moraes se lixando para a opinião pública, Berlusconi, Batisti,
Enchentes, Embaixada de Honduras, Orçamento Paulistano para 2010.



(imagem do blog Catingueiro, Samuel Catingueiro)

DESEDUCAÇÃO

A M.... de Lula
André Puccineli xingando Carlos Minc
O perigosíssimo meio ambiente de Dilma
Geisi Arruda (minha nossa....)
Pulseiras de silicone


AVIÕES

Pousaram no Rio Hudson....
Cairam entre Rio e Paris, em Trancoso, no Irã,
na Amazonia....
E dizem que não vão voar no Natal (aff!)



Boas:

Cuba de volta na OEA
20 anos da queda do muro
Prenderam o Abdelmassih e Igor F. da Silava
Não soltaram a Suzane
Marina Silva deixa o PT
Boas operações da PF


Beleza:

O mais longo eclipse solar do sec XXI
O esmalte verde (!) da Chanel
Prêmios internacionais para nossas

produções para TV
Flamengo campeão!!!!!!


DIVERSÃO:

Quem quer ser um milionário?

Bastardos Inglórios
Anti Cristo
Lua Nova
Se eu Fosse Vc 2
2012 (?????)
This is it (ou seria what it is?)

Shows:
Faith No More, Iggy Pop, AC/DC, Jerry Lee Lewis, Kiss, Elton John, Oasis .

Livros:

O Símbolo Perdido, Crepúsculo, Comer,Rezar e Amar, Nunca Antes na História deste País, Uma Breve História do Mundo, O monge e o Executivo (aff!), etc....


TEATRO:

A Noviça Rebelde
A Alma Imoral
Confissões das Mulheres de 30
Anatomia Frozem
Querô Uma Reportagem Maldita , etc... etc...



Bom pessoa, é isso aí.
Esqueci um monte de coisas?
Não reclame, inclua nos comentários...

E aguarde.......

Em poucos dias, as previsões para 2010 (coisas de bruxa) outra coisa de que ninguém gosta mas todo mundo vê,

Beijos



terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vamos salvar o jeitinho brasileiro?


João Bosco, canta:

♪ Pra gostar
bom é o jeitinho brasileiro
assim entre o sofrido e o catimbeiro
feito Ary numa aquarela ♪


Ivan Lins canta:

♪ Quando ela passa por mim Rio de Janeiro de mais Mesmo se estivesse em Berlim, Eu veria logo os... sinais. Seu andar é um jeito de ser, Que ninguém precisa ensinar Pode da calçada erguer, uma passarela... ♪

Elizete Cardoso (e outros) cantam:

Em qualquer esquina eu paro Em qualquer botequim eu entro Se houver motivo É mais um samba que eu faço. Se quiserem...Se alguém perguntar por mim Diz que fui por aí Levando um violão Embaixo do braço. ..♪


Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil, afirma que o brasileiro desenvolveu uma histórica propensão à informalidade. Diz ainda que o brasileiro põe de lado a ética e a civilidade. Que ignora as leis em favor da amizade. Há até relatos de comerciantes holandeses que afirmavam que era impossível negociar com brasileiros sem que antes se tornasse seu amigo.

Roberto Damatta compara Brasil e EUA em relação às Leis. Diz que no Br as leis são coercitivas e inadequadas à realidade individual. Nos EUA tem grande influência nos costumes e na vida privada.

O embaixador brasileiro no Haiti, Igor Kipman, diz no site Comunidade Segura:" Querem saber qual o segredo para a integração das tropas nas ruas. Não é segredo, é a índole do brasileiro que não é adquirida em centros de treinamento"

Pois é, falar sobre o jeitinho brasileiro não é tarefa fácil.

O que é ele? Sinônimo de criatividade ou corrupção?

Parece questão de prova, afinal, dependendo do ponto de vista e do humor do questionado, as duas respostas são verdadeiras.

Quanto à corrupção e a malandragem de bandido, fama que temos aqui e principalmente lá fora, foi instalada em especial à partir dos anos 70 e sua terrível "Lei de Gerson" que dizia em um comercial: Bom é levar vantagem em tudo, cerrrto?
Pobre Gerson, deve sentir o peso da frase sobre os ombros até hoje... Aliás, alguém aí sabe quem foi o publicitário autor da frase?

Quase como mágica a idéia pegou, talvez diante da já deteriorada noção de certo ou errado da época.

Mas, prefiro ver o tal jeitinho pela ótica da criatividade e da cordialidade.

O brasileiro faz amizades com facilidade, recebe bem os outros povos que aqui vem a passeio ou para viver. Tendemos a resolver tudo com diplomacia (esqueçam Honduras por favor), com o famoso "deixa disso". Alguns chamam isso de passividade. Então que sejamos passivos! Ou alguém prefere a agressividade, a guerra, garotos invadindo escolas para matar seus professores e colegas?

Disseram um dia que somos uma Belíndia, impostos e leis Belgas numa realidade Indiana. Quanto às leis, não sei, mas quanto aos impostos concordo. E a Índia de que falaram é a do Quem quer ser um Milionário não a da Globo, tá?

Diz-se também, que aqui, a máfia não daria certo, e não daria mesmo (esqueçam as nacionais por favor pq a única semelhança fica por conta da pizza).

Já ouvi também que o brasileiro "estragaria" uma guerra. Se estão falando sobre o sentimento de amor que pode surgir do brasileiro em relação ao inimigo, devem estar certos. Ouvi relatos incríveis de soldados brasileiros que durante a ocupação da Itália na II Guerra, acabaram amigos dos inimigos...

Isto tudo é ruim?

Não precisam imaginar que são devaneios de uma alienada. Leio jornais, revistas, vejo TV. Sei que há algum tempo estas características amistosas estão desaparecendo de nossa cultura.

E lamento.

Prá mim, isso é deixar de lado a humanidade, a fé na vida e na paz possível.

Acho de uma mediocridade incrível ligar a TV ou o rádio e ver inúmeras pregações sobre bondade, religiosidade , que depois são seguidas por debates ferrenhos contra tudo e contra todos. Só se divulga erros e tragédias. Porque não falar das atitudes solidárias, dos exemplos de dedicação, do amor e da evolução?

A balança precisa de ajustes sim.

Temos que aprender a diferença entre cordialidade e passividade, entre corrupção e direitos legais.

Mas, impeçamos nossa juventude de esquecer aquela essência boa do matuto ou do "malandro" carioca de outrora.

Vamos salvar o jeitinho brasileiro?

continua

Prá ter orgulho de seu país:

-Estude sempre
-Valorize os velhos da sua família e de seua comunidade
-Proteja as crianças
-Valorize e exija bons professores
-Vote com consciência e lembre-se em quem votou
- Cobre as promessas de seu candidato e ñ o apoie se não cumpri-las
ou mude prá Suécia, Lazzy Town ou prá Passárgada...

Eu recomendo....

Eu recomendo

Prá não estressar
- não veja, ouça ou leia jornais
- desfaça-se das cargas alheias
- não dirija nem use transporte público em horário de pico
- não entre em filas
- ou viva na praia, no campo, num resort no Caribe...

Prá não sofrer:
-Trabalhe pouco e ganhe muito.
-Ame as pessoas certas
-Tenha a fé em algo ou alguém
- ou feche os olhos prá tudo e acredite que uma hora passa...

Prá não envelhecer:
- Trabalhe em algo de que gosta, mesmo que voluntariamente
-Tenha atividades que solicitem ações ao seu cérebro
-Informe-se sobre as coisas do momento
-Conviva com gente jovem e ouça-os

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pequenos palpites sobre a amizade

Fui procurar na net. o que existe sobre amizade.

Tem muita coisa e eu muita preguiça.

Pensei nos conceitos da Psicologia e poderia passar horas aqui discursando sobre a ambivalência do ser humano, sobre os mecanismos de defesa (as projeções em especial) ou fazer mais uma análise da famosa amizade de Freud e Jung, cujo fim (fim?) rendeu bons frutos.

Mas nada disso me satisfaria. Quero falar como aquilo que sou, um ser humano privilegiado neste quesito, as amizades.

O tema me atraiu hoje, pq ao chegar em casa me deparei com um presentaço! Por muitos minutos fiquei olhando prá ele sem fazer a menor idéia de quem o teria me dado. Observei suas características e logo desconfiei. Quem poderia saber que era exatamente daquilo que eu precisava? Um amigo. Não um amigo qualquer, mais um específico que conhece aquela parte de mim...

Há uns dois meses também ganhei outro presente fantástico de outro amigo.Coisa que não é todo mundo que sai distribuindo por aí, um PC!
Eu, que nunca tive nenhuma queda para com a tecnologia, que até a rejeito... Mas, esse amigo, sabia, melhor que eu, que eu iria aproveitar muito.

Vc pode pensar: então, prá vc, amigo é aquele que te dá presentes?

Eu poderia mentir despudoradamente dizendo um grande e sonoro NÃO, mas prefiro a verdade.

Amigos dão presente sim, e como diria minha mãe, uma caixa de fósforos cuidadosamente pintada é um grande presente.

Mas o melhor dos presentes é a amizade em si.

Essa coisa louca que nos faz querer a presença ou ao menos a certeza da existência do outro.

Aquilo que, quando o outro deixa de existir para o mundo, para a vida terrena, não permite que ele deixe de existir em nossa mente e em nosso coração.

Há amizades recentes, cheias de descobertas a fazer, que nos fazem ativar nosso lado observador, pesquisador e encontrar as bases da nova relação.

Há os que se unem a partir de interesses comuns, que depois mais e mais descobrem as similaridades.

Há os que se aproximam por admiração. No principio é só uma tietagem, aí, descobre-se que apesar dos grandes méritos o outro é igualzinho a nós, uma pessoa.

E pessoas são ambivalentes (eu disse q não ia entrar nisso...) Tenho amigos que em muitas coisas são uns FDP(s)! Mas, e seus outros lados? Não posso deixar de ama-los...

Hoje em dia, existem as tais amizades virtuais.

Eu não acreditava nelas e, na verdade, ainda não pude testa-las na migração para o real. Mas meu coração me diz que elas são reais ao menos para mim ( não sei se é recíproco).

Falo não do coração poético, embora ele também o confirme.

Falo do músculo cardíaco mesmo, que dispara de alegria quando recebo um carinho, um elogio, e que fica apertado quando estes amigos virtuais se ausentam da rede por algum motivo.

Admirável mundo novo.

Tem também aquelas que parecem pizza, mas que se depender de mim, não terminarão em pizza.
A meio a meio. Já existiam antes, mas vão sendo reforçadas virtualmente.

Há também os virtuais, especialmente os famosos ou os que pertencem a mundos muito diferentes.
Estes, talvez um dia se desfaçam de seus medos e se tornarão amigos. Explico. Pelas circunstâncias especiais de suas vidas, imaginam que todos os que tentam se aproximar estão querendo algo além de amizade. A vcs meus caros , aviso: não me aproximo de ninguém que de alguma forma não me cativa...

Agora, nada no mundo supera as velhas amizades.... Aquelas que sobrevivem a anos, a décadas, a sobressaltos, a insatisfações e às alegrias.

Como disse no início, sou privilegiada neste sentido.
A "fornecedora" do primeiro presente a que me referi é uma amiga de 40 longos anos. Ou seja, atravessamos o final da infância, a adolescência e depois de um período de afastamento, estamos atravessando a idade adulta. É delicioso ter tantas histórias prá contar, ver nossos filhos criando vínculos (sem que os forçassemos) e sabermos de nosso amor tão grande, embora quase nunca declarado.

A do PC é amiga de uma década. Uma das pessoas mais incríveis e loucas que conheci na vida. Nos amamos perdidamente....Meus filhos, gostam mais dela do que de mim! É sério...

Tem aquela coisa dos 3 mosqueteiros não tem? Eu tenho 7! Somos 7 seres absolutamente diferentes . Cada uma com defeitos e virtudes incríveis. Eu, sem dúvida sou a mais difícil. Por ex. Tenho o péssimo hábito de não procurar ninguém. Não visito, não telefono... mas elas não desistem! E nem eu quero que o façam....Sou de um humor dificílimo. Mas cada uma delas, ao seu modo, aprendeu a lidar com isso.

Óbvio que não vou citar nomes aqui. Elas sabem que estou falando delas (embora tenho certeza que estarão tentando contar nos dedos para confirmar quem são!).

No fim, o que importa é que este sentimento deve ser cultivado sempre.

É complexo e trabalhoso. Tem que haver uma overdose de paciência e compreensão. Uma grande capacidade de fechar os olhos prá muita coisa e muita liberdade para críticas e puxões de orelha. Mas vale a pena!

Não há nada melhor que termos ao nosso lado em horas difíceis, as pessoas que amamos e eu tenho provas irrefutáveis disto.

Também é impagável ter com quem trocar grandes gargalhadas ou sorrisos marotos que só os envolvidos entendem.

Portanto amigos, os antigos, os novos e os que ainda me darão este prazer, eu os amo a todos e sou egoista sim, espero o mesmo de vcs.

Abraços

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

São Paulo e seus problemas.

São Paulo é uma cidade gigantesca.

Situada a 860m de altura, com uma área urbana de 830 Km2, onde vivem 10 milhões de pessoas entre as quais 38% não são "nativas", não tem as chuvas como único problema a resolver.

Seu crescimento desordenado, sem preocupação com o planejamento e a ocupação do solo, deu no que deu, e dependemos de ações efetivas de médio e longo prazo para ao menos melhorarmos a qualidade de vida na cidade.

Discute-se infinitamente quem é o culpado por tantos problemas. Prá mim, essas discussões apenas fazem parte de uma estratégia de políticos e administrdores públicos par evitar a confrontação com a labuta necessária e dificílima.

Se não vejamos: preste atenção aos tais discursos. Todos são repletos de 2 itens: acusações e promessas.

O primeiro não leva a nada e isto fica provado a cada eleição onde candidatos absolutamente ineficazes são reeleitos ad eternum. O segundo, é o que é, promessa. E promessas nem sempre são cumpridas.

Veja, não estou falando aqui de ninguém em especial nem de nenhum partido ou agremiação política.

Porém, observe o discurso dos profissionais de serviço público. Por ex, Assistentes Sociais e Professores. Se os ouvimos, vamos dormir em paz, afinal, não há o que fazer na cidade, é tudo perfeito! Agora, tente ouvir os moradores de áreas de risco e os que vivem nas ruas. Ou procurem saber das dificuldades enfrentadas por quem tem que contratar bons profissionais (que deveriam ser formados pelos professores). A fala destes, definitivamente não combina com o discurso daqueles.

Nossos engenheiros e arquitetos são dos melhores, mundialmente reconhecidos. Mas ainda não descobriram como desfazer os efeitos da falta de planejamento, deve ser muito difícil e oneroso mesmo.

Fico muito espantada também com os valores das obras. Será que é isso tudo mesmo? Acho estranho.

Resvalamos também mais uma vez na questão da educação, quando pensamos que a população despeja toneladas de lixo nas ruas todos os dias. Este lixo vai parar nas galeria, córregos e rios, que com as chuvas não podem suportar o volume de água e enchem a cidade, um círculo vicioso.

Vou poupar "meus nelvos" de falar sobre a situação da saúde na cidade. Material que daria um livro...

Em 29 anos de serviço público, poucas vezes vi pessoas totalmente voltadas para a solução destes problemas, e aqueles que o fazem, muitas vezes são criticados! Confundem o que é púlico (e portanto coletivo) com impedimento para ações individuais.

Uma pena, e mais um motivo para os representantes do legislativo e do executivo pensarem. Já falei sobre isto aqui. Não seria melhor ser eleito pelas realizações ao invés de pelo discurso vazio?

Pensem....

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Agora é mais simples - pulseiras de silicone

Eros, Adão e Eva,Dom Juan, Casa Nova
Dança do Ventre, Rebolado, cruzada de pernas
Transparências e Decotes
As dicas da mãe, da tia, do livro de auto-ajuda.

Esqueça tudo isso!

Agora é muito mais simples. Anote:

Compre um mísero (e sem charme) pedaço de silicone colorido em forma de pulseira, coloque-o no braço e siga os códigos:

- rosa: mostre os peitos
- amarelo: abraço
- verde: chupão no pescoço
- preto: sexo com quem conseguir arrebentar a pulseira.

Existem outras cores e seus significados, mas, me poupem... taí, na mídia. E é simples assim, como é simples matar os pais, guardar dinheiro na meia prá comprar panetone, bater na professora grávida, depedrar a escola ou matar a namorada.

Sedução, um ato tão antigo como a humanidade, é um jogo que exige inteligência, capacidade de observação e de percepção das atitudes e pensamentos do outro. Aquele sedutor que apenas seduz e cai fora no dia seguinte, é a representação máxima do tirano frustrado, aquele q tem a posse, apenas ela, sem chances de troca, de construção à dois.

Imagine então, no q pode se transformar alguém que credita às argolas coloridas seu poder de atração?

Situação bizarra que é apenas a ponta de um imenso iceberg que colabora para o naufrágio das relações humanas.

Só resolvi escrever sobre esta notícia do final de semana, depois que hj, percebi que as tais pulseiras foram colocadas em destaque absoluto nas vitrines de 2 shoppings da Zona Leste. Perigo ainda maior. Se não basstassem as crianças e adolescentes que enxergam nisso algo normal, provavelmente os lojistas (não acredito q sejam crianças...) também acharam a idéia, digamos, sedutora....

Pobre Freud, deve estar se revirando no túmulo.

Pobres jovens (e crianças), tão perdidos e incopetentes...

Pelo menos, Agora ficou mais fácil .

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vamos ajudar o metrô?

Vamos ajudar o metrô?

Todo mundo que mora em São Paulo, já usou o metrô.

Um transporte ágil, limpo,seguro, estrategicamente posicionado e proporcionalmente aos benefícios, barato.

Ninguém pode fazer críticas aos esforços que o metrô faz para prestar um bom serviço. Um dos melhores da cidade.
Funcionários bem treinados e atenciosos (bem pagos também), estações e trens bem sinalizados, bem conservados e ainda por cima uma imensa galeria de arte, palco de música, teatro e dança gratuitos!
Porém, não há quem não tenha seu dia destruído entre aqueles que tem que usar o metrô especialmente nos horários de pico! Se vc mora na Zona Leste então!..... Nem se fala! É um sufoco!
Culpa do número de trens? Excesso de passageiros?
Isso até é um peso também, mas o maior problema é a falta de educação ou de "noção" dos usuários.
O metrô tenta. Mas parece que as pessoas são cegas e surdas, já que há mensagens visuais e auditivas o tempo todo, orientando sobre o comportamento adequado.

Mas não, o sujeito toma o trem em Itaquera, vai descer na Barra Funda e permanece todo o trajeto plantado na porta como um poste. E um poste mal educado, pq se vc falar qualquer coisa, ainda corre o risco de apanhar. Ai é aquela loucura para transpor o "obstáculo".

Tem aquele pessoal também que senta nos assentos reservados e faz de conta que está dormindo... patético.

Tem também aqueles que praticamente "sentam" nos canos que separam o banco da porta, nos fazendo conviver com traseiros estranhos e incômodos a centímetros do nariz... Um horror!

Ah! E os passageiros, na maioria homens, de 1,80 e tanto de altura que seguram nos canos mais baixos, obrigando as baixinhas e baixinhos a bancar o homem elástico para alcançar os mais altos ou fazer treinamento prá surfista tentando manter o equilíbrio com as pobres pernas...

Ainda temos aquele duelo insuportável de músicas de todo tipo saindo dos pobres ouvidos atolados por fones, que não sei como não dão pane!(os ouvidos, não os fones).

Tudo isso, quando vc está indo para um compromisso, para o trabalho ou mesmo passear, faz vc chegar lá já estressado.

No final de um longo dia, é torturante...

Qual a causa disso? Falta de educação, ignorância,idiotice.

Por favor meus caros leitores, transmitam este post ao maior número de pessoas possível, quem sabe assim uns poucos percebam o quanto estas atitudes são feias e deselegantes e possamos usufruir de forma plena, um transporte público tão bacana?

Pensem...

Vamos ajudar o metrô?

O Nome da Coisa é Curiosidade

Estive pensando sobre o que provoca o interesse nos adolescentes e principalmente nas crianças.

O nome da coisa é curiosidade

Por isso tantos dedos em tomadas, moedas engolidas, ervas defumadas e meninas apaixonadas.

As crianças e os gatos são curiosos.

Ou pedimos aos gatos que eduquem nossas crianças ou provocamos neles a tal curiosidade.

Será que funciona?

Deixar os livros com cerimônia e caras de espanto, num lugar quase sagrado, ao lado dos cristais e porcelanas, dizendo: - não mexa, é muito precioso.

Folhear revistas entre gargalhadas e ao perguntarem o que há, dizer:- deixa eu terminar primeiro!

Será que funciona? Afinal, o nome da coisa é curiosidade!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sobre Strippers e Pó

Demos atenção hoje, à declaração do dia 23 do ator Robin Willian no Late Show. Segundo ele, um comediante, o Brasil teria ganho a realização das Olimpíadas de 2016 graças ao envio de Strippers e meio quilo de Pó aos organizadores.

Piada infeliz, de muito mau gosto.

E uma ofensa também aos organizadores.

Uma pena, já que aprendemos a admirar o ator por suas incríveis interpretações. E uma pena também constatarmos mais uma vez a imagem real que o país tem lá fora.

Deveríamos boicota-lo? Processa-lo? Sentir pena de um viciado em recuperação?

Ou será que é mais uma oportunidade que temos de refletir sobre:

- Mensalões e mensalinhos
- Morros comandados por traficantes
- Corrupção política de todos os tipos
- Prostituição infantil especialmente no Nordeste
- Representantes de todos os níveis públicos envolvidos em pedofilia
- Garotas de saias curtas que viram a notícia do mês
- Nossa posição nos vários índices que medem o IDH e a educação
- Nossa competência diplomática
- Funks com letras, digamos, estranhas cantados e dançados por gente "de bem"
- Atores e personalidades flagrados no consumo de droga
- A situação da saúde pública.
- A lendária seca no Nordeste e as enchentes no Sul
- e bla bla bla bla bla bla!!!

E aí? O que faremos. Vamos atacar ou parar prá pensar?

Não Deixe o Samba Morrer, que bobagem...

Quem acompanha o blog sabe desde o começo que sou apaixonada por todo tipo de música. Dos fados tristes de Amália Rodrigues ao rock eterno do Led Zeppelin passando por tudo que está no meio. No meio, há muito samba.

Não deixe o samba morrer, que bobagem... Isto nunca vai acontecer, no que depender de brasileiros e outros admiradores mundo a fora. Sabia que as gravadoras do Japão tem o maior catálogo de samba o mundo? E que existem escolas de samba em vários países Europeus? Pois é.

O ritmo, inspirado por uma mistura de Brasil com a cultura africana, encanta à todos que o conhecem e mais ainda a nós, brasileiros especialmente os cariocas que fizeram do ritmo gingado sua marca registrada a partir da segunda metade do séc. XIX.

O dia 2 de Dezembro é o Dia Nacional do Samba, escolhido por um vereador baiano que homenageava assim Ary Barroso, que nesta data visitava Salvador pela primeira vez.

Tenho e tive o privilégio de conviver com colegas de trabalho que fazem parte de escolas de samba em São Paulo . É lindo ver gente que durante o ano inteiro sofre com as dificuldades do dia a dia, esquecer tudo e se entregar à alegria do carnaval, a festa de Momo (Baco e Dionisio se preferirem). A correria da produção de fantasias, o trabalho voluntário nos barracões, a expectativa pela competição, a alegria da vitória e a beleza da consternação da derrota, mas com gosto de dever cumprido.

E isso em escolas de todos os tamanhos. Das grandes como Gaviões, Rosas de Ouro,Camisa Verde e Branco às pequenas como Acadêmicos do Tatuapé ou aPrimeira de Cidade Lider.

O dia é do Samba e não das escolas, por isso não me extendo no assunto, se não ficaria horas falando aqui sobre as diferenças entre Rio e SP a participação de outros estados e coisa e tal. Assunto para dezenas de posts.

Além do espetáculo que é o carnaval, samba já rendeu exposições e peças de teatro. Assisti 6 vezes "O poeta da Vila e seus amores"sobre a vida e a obra de Noel Rosa. Imperdível...

Sei que vou receber mensagens de pessoas questionando as manipulações e "cambalachos" que envolvem o carnaval, mas por favor, entendam, falo aqui do lado belo e prazeroso que o samba nos dá.

Citar meus favoritos é tarefa muito difícil, mas termino este post passando uma lista daqueles que recomendo à todos uma visita : Pixinguinha, Cartola,Araci de Almeida, Ari Barroso, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Zé Keti,Ciro Monteiro, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Alcione, Beth Carvalho, etc... etc... etc....

P.S. - Sou Salgueiro no Rio e Gaviões em São Paulo, mas deixo aqui de presente prá vcs o samba enredo da paulistana Camisa Verde e Branco, que entre os compositores tem um amigo de trabalho, funcionário da Subprefeitura da Sé Deocleciano Braga :http://www.camisaverde.net/concorrentes.php?ano=alemao

♪ Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar....♪

Tchau Lombardi!

Não adianta torcer o nariz. Duvido que voce nunca tenha se divertido com o diálogo abaixo:

_Alô Silvio!
_Fala Lombardi eh eh!

Luiz Lombardi Neto foi uma espéce de voz da nossa infância. Uma voz tão familiar quanto a de nossos amigos mais chegados.

Sua imagem raramente foi vista (marketing perfeito) nos 40anos que acompanhou Silvio Santos, que deve estar muito triste com a perda do amigo no dia de hoje.
Mas, dávamos à ele a cara que queríamos. Com certeza o rosto de alguém feliz, empenhado e capaz. Alguém que nos faz lembrar de dias e noites alegres e descontraídas e divertidas.

Bregas, diriam alguns. Mas o brega também faz parte de nossas vidas e às vezes nos faz sair por aí, repetindo alegremente: Alô Silvio!!

Que a voz vá em paz.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Acho que perdi a fé

Segundo os dicionários, ter fé é acreditar totalmente em alguma coisa sem ter provas concretas de que ela seja verdadeira, de que exista. Pretendo falar aqui quase que totalmente sobre a fé religiosa.
Acho que perdi a fé, esta fé de que vou falar. A mesma fé que já causou tantas discussões entre religião e ciência, que já causou tantas guerras. Não acho que muitos tenham interesse em minha história de vida, mas sem falar nela, não posso discutir o assunto.
Então lá vou eu:
Meus primeiros conflitos religiosos surgiram na 3ª série do primário. Tinha certeza de que seria freira (estudava em colégio católico ainda no tempo de salas masculinas e femininas!). Adorava os hábitos, os corais, as orações, os terços de madrepérola... até que a razão e minha personalidade nada consumista falou mais alto.O primeiro motivo, foi uma professora muito querida ter sido demitida como descobri, por ter um namorado negro. Aquilo me pareceu estranho e absurdo. E era. Isso me levou a prestar atenção aos fatos ao meu redor. Aí, percebi que as alunas bolsistas eram tratadas de maneira diferente das pagantes. A gota d'água pingou no dia que fui impedida de ir ao teatro com o colégio (evento esperadíssimo) por não estar com o dinheiro necessário, pois o havia perdido no caminho para a escola. Fiquei lá plantada todo o horário da aula, olhando para a N.Sa. da gruta do pátio, pensando... No ano seguinte fui prá escola pública, porque na época o ensino era melhor, mas não deixei de lembrar dos comentários sobre alunos que "pagavam" e passavam... Nunca mais fiquei confortável com o catolicismo.

Paralelamente à isso, frequentava com minha mãe uma filosofia oriental (na época quase tudo era falado em japonês!) da qual eu gostava muito, sem entender totalmente. Isso me fez levar o interesse pelas Filosofias Orientais pro resto da vida. Hoje tenho paixão pelo Budismo, principalmente o Tibetano.
Logo depois desta época fomos a alguns cultos de Candomblé, no "terreiro" de uma amiga da família, meio que como convidadas. Mesmo tão pequenininha, achava tudo aquilo meio fantasioso e estranho e ficava furiosa quando as pessoas achavam que eu poderia me assustar...não, eu não me assustava, apenas observava e registrava tudo na mente e na alma. As filosofias orientais continuaram presentes, assim como os cultos católicos (batizados, casamentos, etc...) Os rituais em si, ainda me agradavam.
Na sequência, já pré-adolescente, vieram os primeiros contatos com o Kardecismo. Aquela calma toda me agradava, mas só aos 20 anos, ao perder um amigo e ser presenteada por outro com o livro Nosso Lar de Chico Xavier, comecei a estudar aquela fé, que segui por muito tempo, até perceber nela uma certa tendência depressiva. Neste tempo, eu só queria, como todos, acreditar em algo, ainda não precisava de milagres.

Foi também neste período que dei mais atenção ao fato de ter um primo ateu. O Ateísmo passava em brancas nuvens, mas este primo (uns 20 anos mais velho) era alguém muito inteligente para ser ignorado. Publicitário respeitado, havia perdido tudo por ação da ditadura militar, apaixonado por Guimarães Rosa, e... meio depressivo. Comecei a notar que todos os ateus que pude conhecer, eram meio depressivos. Desisti, mesmo porque, a campanha pró um Deus qualquer era mais forte.

À medida que buscava por uma fé consistente, meu respeito por figuras como Jesus, Maomé, Davi, Buda, Iemanjá e cia ltda crescia. Não pela fé, mas por ver neles, pessoas ou entidades que pregavam a paz, o amor, o respeito e a igualdade. Tá bem, socialistas e comunistas também fazem isso, mas els mentem.

Na adolescência, ainda teve Herman Hesse e seu Sidarta, me levando ao , Caminho das Indias lindamente povoado por Lakshimi, Ganesh e mais uma centena deles. Tudo muito organizado e definido.Cada um cuida de um setor da vida, praticamente uma multinacional de rigidez alemã.

Já na faculdade, de Psicologia, é claro, já que achei que lá talvez entendesse esta necessidade humana de ter fé, tive o prazer e o privilégio de acompanhar muito de perto a conversão de uma amiga ao Judaísmo . É óbvio que fiquei encantada! Um mundo novo, com regras rígidas, e seegundo a cultura popular cheio de seguidores milionários... Eu já entrava numa fase em que buscava por milagres, na época ainda não os financeiros, mas os típicos da idade (namorados, "dobrar" os país, bailes de carnaval...).

Esqueci de citar, que na pré-adolescência tive também um amigo muçulmano muito bacana e que frequentei a Igreja Batista, da qual gostava muito.

Já adulta, continuava a pesquisar o oriente e a fazer paralelos entre suas práticas e as técnicas de relaxamento e auto-controle que aplicava no consultório e em workshops. Era cada vez mais duro, perceber, que tudo vinha do cérebro. Este PC difícil de desvendar e que rege a humanidade, bombardeado por hormônios, cheio de mistérios a desvendar.

Mas, a necessidade de milagres crescia à passos largos... aos poucos, fui tirando do baú, uma outra linha de pensamento que de grão em grão eu ia guardando lá no fundo deste tal PC orgânico sem muito alarde: a Bruxaria, ou Wicca, como os americanos batizaram nos anos 50. CALMA! não comecem a acender as fogueiras! Esta filosofia ou religião não é nada mais do que o estudo das forças da natureza e traz muito, mas muito conhecimentos a quem a leva a sério. Cheguei ao gráu máximo, Sacerdotisa. Porém, as atitudes das pessoas, me desanimam, Hoje, é assim, estou aqui, quem me conhece e sabe me procura e eu digo aquilo que devo (e aprendi) dizer. Funciona para as pessoas, porque elas tem fé.
Não posso esquecer de dizer, que em algum lugar do passado frequentei por dois anos, em busca do tal milagre, a Igreja Universal do Reino de Deus. E cá entre nós, tenho que dizer, não funciona financeiramente só para o Edir Macedo viu? Funcionou prá mim também, mas como outros aspectos me incomodavam, como não dever ler nada que não fosse da igreja, deixei prá lá.
Teve outro período muito importante também O Colégio de Umbanda Sagrada, do mestre querido Rubens Saraceni, um cara incrível, totalmente sem preconceitos ou fanatismos. Aprendi muito e adicionei alguns seres mitológicos ou Deuses, como queiram, à minha lista "follow", como Nanã, Oxum, Iansã, Omulu, Ogum e todos os outros, meus queridos.

No meio disso tudo, teve o Tarô (desde os 12 anos) , o I Ching (desde os 20), Freud, Rogers, Moreno, etc... Nenhum deles fez milagres. Os amo e respeito, à todos. Não pela fé, mas por todas as experiências que me proporcionaram. Porém, só dois entre todos me dão uma ponta de fé: São Longuinho, que acha 99% de tudo o que eu perco, e Odin (da mitologia nórdica) que acalma uns ânimos por aqui.

Porém, coisas muito difíceis tem acontecido. Sabe aquela frase: Quanto mais eu rezo mais assombração aparece? Pois é, parece que foi feita prá mim. Quase todos acreditam que há um Ser Superior que guia nossos destinos, mas como disse no twitter outro dia o incrível Luis Fernando Veríssimo, não se sabe como ele passou no psicotécnico. Esta frase, também parece feita para mim.
É isso, Acho que perdi a fé alguém aí sabe onde encontra-la?

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Só Copenhague não resolve...

Entre 7 e 18 de Dezembro, acontece o grande encontro de Copenhague, que em primeira instância, prevê a criação de um novo tratado que substitua o de Kyoto. O encontro discutirá especialmente o aquecimento global e a necessidade de medidas que reduzam a emissão de CO2.

Outros encontros aconteceram. Eco 92 no Rio, Berlim 95, Kyoto 97. Dois países, não aderiram ao protocolo de Kyoto, Japão e EUA. George W.Bush, então presidente, alegou que a redução de emissão do CO2 prejudicaria a economia de seu país. Hoje, com a economia americana prejudicada por coisas bem mais simples e paupáveis e com Barack Obama no poder, provavelmente haverá outra postura, ao menos, é o que se espera.

Cerca de 200 países devem participar da conferência, entre eles os 2 maiores poluidores , China e EUA. O Brasil está em 17º lugar.

Isso me leva a lembrar que nossa posição no ranking de melhorias na educação é: 80º lugar....

O encontro na Dinamarca é de extrema importância, já que lá vão estar representantes de entidades de defesa do meio ambiente e autoridades importantes que tem o poder de tomar decisões. Porém, a emissão de CO2 não é o único problema que ameaça o planeta, talvez nem seja o maior. Por exemplo, 20% da população mundial não tem acesso à água potável...

Mais uma vez, acredito que sem um projeto educacional amplo sobre sustentabilidade em todos os níveis escolares, de nada adiantarão as caras conferências mundiais. Só Copenhagen não resolve...

Outra vez acredito também que só as pessoas, cada indivíduo, pode salvar o planeta e garantir a sobrevivência humana.

É "chique" fazer comentários sobre o assunto, discursos políticos sobre o tema rendem votos. Mas o que cada um faz para colaborar?

Sou de um tempo onde não se pensava muito no assunto, gastava-se água, madeira, papel e energia elétrica à vontade. Filha de uma mãe à frente de seu tempo, estranhava a importância que ela dava por exemplo, ao reaproveitamento de água da máquina de lavar, alegando que muita gente no mundo e especialmente no país, caminhava "léguas" por um balde de água...Ela estava certa...

Há 2 anos estive em Passa 4 - MG, uma instância mineral e fiquei pasma ao ver que existem bicas de água pela cidade, jorrando ininterruptamente.... É agradável, dá uma sensação de abundância, mas gente, isso não existe na natureza! Os recursos são escassos!

A palavra sustentabilidade refere-se ao uso de recursos hoje, de forma a não prejudicar as gerações futuras. As palavras de ordem dos defensores do ambiente são Reduzir, Reutilizar e
Reciclar .

As medidas são simples, mas a necessidade crescente de valorizar o ter ao invés do ser, atropelam sua aplicação.

Cito aqui umas poucas mudanças que podem colaborar com a preservação do meio ambiente:

- Economia de água: fechar torneiras enquanto ensaboa a louça, faz a barba ou escova os dentes. Varrer a calçada antes de enxagua-la (em São Paulo isso é quase um ponto de honra, todos os dias é possível ver gente usando litros de água para lavar calçadas...).

- Energia elétrica: dar preferência aos aparelhos certificados. Diminuir o tempo de banho. Diminuir o tempo de TV (quem sabe ler?). Não manter luzes acesas desnecessariamente.

- Materiais: usar madeira de reflorestamento, papel reciclado, usar objetos até seu limite, evitar materiais de difícil decomposição.

- Consumo: Dispensar as embalagens plásticas, as caixas de papelão, papéis de seda e etc... que envolvem por exemplo as roupas. Água em garrafões são um problema, por conta do material da embalagem e por criar mais uma rotina de transporte em veículos, em geral à diesel, grande poluidor.

-As medidas, especialmente as básicas não tem fim e exigem muito pouco dos que as adotam.

Outras medidas estão a cargo de profissionais específicos como engenheiros e arquitetos que ao meu ver, tem por obrigação criar projetos sustentáveis. Ou os que desenvolvem embalagens ou as utilizam que devem dar preferência aos não poluentes. E aos jovens e gente que se acha descolada porque compra um celular por mês, usa marcas com histórico duvidoso de produção e não se importa com o material ou os meios usados na fabricação de seu cosmético ou perfume. Se liga pessoal! Só Copenhage não resolve...

sábado, 21 de novembro de 2009

Lula, o filho do Brasil (um país em apuros)

A revista Veja de hoje traz como matéria de capa o filme de Fábio Barreto, baseado (e segundo a revista bastante modificado) na biografia autorizada escrita po Denise Paraná, Lula o filho do Brasil.

Diz a revista:"Luiz Inácio Lula da Silva, o mais improvável dos presidentes brasileiros, já entrou na história sem sair da vida" (...)Com sua genuína devoção aos mais pobres e um carisma fenomenal, Lula chega às portas de seu último ano de governo com 80% de aprovação.(...)Assessores de Dilma Roussef (...)veem na película um poderoso instrumento eleitoral, capaz de fazer diferença na luta petista para se manter no poder"
O filme, segundo Veja foi patrocinado por 12 empresas, a maioria com negócios com o governo.

O filme, que teve sua avant- première em Brasília no início da semana, estréia em circuito nacional no começo do ano (eleitoral) de 2010. Em minha opinião, será um sucesso de público. A história de um nordestino que vem para o "sul" paradisíaco, sofre todas os problemas típicos de sua condição e vence, só pode atrair e influenciar. Há uns 10 dias assisti uma entrevista de Lula na Rede TV e confesso que sua história e principalmente sua maneira simplória (quase inocente) ao contá-la me emocionou. Imagina, o quanto isso atinge à população de baixa renda, especialmente a nordestina, numerosíssima....

Nas redes sociais e na imprensa, os não simpatizantes do PT (entre os quais me incluo) esperneiam, e com razão. O filme será um cabo eleitoral extremamente poderoso, e se bem utilizado, poderá levar há mais um mandato do partido.

Há alguns dias escrevi no post Brasil um país em apuros o seguinte: "Ano que vem, as eleições batem novamente à nossa porta. Estou falando da porta de todos os brasileiros, inclusive dos 75% de analfabetos e analfabetos funcionais. "

Na Veja de hoje lemos: 77% da população, apoia Lula, 18% votam no candidato escolhido por ele,28% querem continuidade ao governo atual, 27% que façam poucas mudanças e continue muita coisa, 25% quer manter alguns programas e muitas mudanças.

Então, não falei bobagem, que bom!

O que sugiro aqui, é que todos aqueles que se preocupam agora com este instrumento poderoso de campanha, revejam seus atos passados. Se os governantes deste país, tivessem investido dinheiro e sua competência (não lhes faltava!) na educação da população, teríamos hoje um povo capaz de perceber quando está sendo manipulado e a fazer escolhas pessoais e independentes. Não o fizeram, e ficarão temerosos de fazê-lo sempre, porque isso também nos daria um povo capaz de cobrar providências e atitudes a quem de direito.

Alguma opinião contrária?

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sobre 20 de Novembro

20 de Novembro

Dia da Consciência negra

O que será que Zumbi do Palmares pensaria disso?

Duvido que aprovaria.

Em um país, onde as diferenças de raça, religião, ideologia e especialmente nível social são tão grandes, a diversidade deveria ser a data a comemorar.

Este tipo de seletividade, só faz aumentar a percepção de que as diferenças devem ser fixadas.
Em um mundo onde as pessoas vem perdendo a noção de respeito e sociabilidade, datas específicas como esta, orgulho gay e outras levam à sensação de que devemos manter os guetos, e que cruzar suas fronteiras seria uma afronta.

Hj uma amiga twitteira disse que a aprovação de leis contra a homofobia provavelmente não surtirão efeito. É óbvio que não! As comemorações também não fazem olhar com melhores olhos as diferenças....

A única coisa que fará o mundo mudar, é a recuperação dos conceitos de moral, ética, liberdade e amor. E mais uma vez digo: precisamos nos lembrar de sermos humanos, tornar-mos pessoas.

Só esta noção é capaz de nos fazer olhar o outro como um espelho, mesmo q do outro lado, a cor, os ideais e as opções sejam diferentes.
Viemos e vamos da mesma forma e para o mesmo lugar. Ou alguém aí pensa em um "céu quilombo" um "paraíso ariano" "um kibutz exclusivo"? Provavelmente, teremos o nada. E torçamos para que nossa consciência não sobreviva, porque descobriremos que ela não tem cor, raça, opção sexual e nem dinheiro....

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O Brasil é um país em apuros...

O Brasil é um país em apuros...

Ano que vem, as eleições batem novamente à nossa porta. Estou falando da porta de todos os brasileiros, inclusive dos 75% de analfabetos e analfabetos funcionais. Entre os 25% que sobram, estão incluídos os próprios candidatos, embora também entre eles também existam analfabetos funcionais.
Portanto, voto consciente é coisa rara neste país. Como alguém que não é capaz de decodificar um texto simples pode escolher alguém que o represente no legislativo ou no executivo? Que critérios vai usar? As belas palavras dos discursos, as benécies oferecidas por quase todos (que vão da dentadura ao emprego), a indicação do vizinho?
Assim, o que nos sobra depois da posse são as mentiras, as falsas promessas, projetos que até são implantados, mas sem acompanhamento, desandam.
Não adianta, qualquer análise que se faça, da mais simples à mais sofisticada, nos leva ao elemento crucial de mudança: a necessidade de melhoria na educação. A começar pelos professores. Sem isso, o país continuará a ser o caos social que é hoje, que valoriza o assistencialismo e se contenta com explicações estapafúrdias sobre qualquer assunto, do apagão ao sucesso de alguns salafrários.
Ou os 20 e alguma coisa % criam uma mobilização real em prol da educação, ou jamais teremos políticos capazes de realizações concretas, corretas e perenes.
Alguma sugestão?
.

domingo, 8 de novembro de 2009

Eleições e eleitores

Será que ataques pessoais a políticos ou envolvidos em política (por proximidade ou geneticamente) vai melhorar a qualidade da gestão deste país? Será que isto enaltece àqueles a quem damos nosso voto por convicção, simpatia ou confiança? Não acredito.

A população brasileira que colocou o Lula lá o fez por idéias muito distintas daquelas que seriam esperada, ou seja, a compatibilidade de idéias, o conhecimento do plano de governo e sobre aqueles que iriam executa-lo. Votaram pq ele é nordestino, pq um dia (muito remoto) ele trabalhou e pq ele dizia que daria pão e trabalho aos pobres. Também fez conquistas o carisma e a proximidade de gestos, palavras e atitudes com os q o elegeram, tão diferente da maioria dos outros canditatos a qualquer cargo.

Esta mesma população, não percebe a realidade em que nos encontramos, muito menos o fato de que as realizações de Lula foram só a continuidade do trabalho, já firmado, de FHC.
Agredi-lo verbalmente direta ou indiretamente por motivos fúteis ou sem consistência perceptível por todos, prá mim, só levará à antipatia de muitos.

Preferia que aqueles q vão se candidatar ou que irão apoiar alguém oficialmente, falassem de fatos reais. Usassem toda sua competência de forma a fazer com que a pop. compreenda conceitos básicos como Capitalismo X Socialismo, Autoritarismo X Democracia .

Claro que também acho importante que se fale da biografia de uns e outros. Será que a população entende o que é ser um guerrilheiro? Será que sua visão do assunto não é romântica e ingênua demais? Será que eles estariam dispostos a aceitar as idéias "práticas" do socialismo, como a divisão das moradias, as rações de alimento, etc...?

Apresentar os próprios projetos, e coloca-los em discussão aberta também é essencial. Mas mais importante ainda é mante-los depois da eleição. Também ñ é preciso um marqueteiro para que políticos inteligentes compreendam a necessidade de mostrar proximidade e aceitação ao povo, antes e depois das eleições. Conheço alguns, que nem cumprimentam as pessoas comuns! Isso é distração , falta de tato ou de educação?

Portanto sras e srs, pensemos em usar nossas habilidades e conhecimentos de forma mais construtiva e madura.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

sobre 2010 e seus efeitos no twitter

Outro dia disse no twitter q chegamos em um tempo onde o fim do mês preocupa mais que o fim do mundo. Pelo menos prá mim.
Mas tem uma outra coisa querennndo me preocupar, o ano de 2010 e seus efeitos no twitter.
Explico: Hj em dia, os posts versam sobre muitos assuntos, mas já tem muita gente falando ferozmente em política. Em 2010, com as eleições isso vai se tornar mais constante ainda. Tudo bem que o espaço virtual tem lugar prá tudo, mas é preciso que as pessoas façam dele uma forma de encontrar informações confiáveis e cuidar p/ não cair no embuste de auto-promoção vazia. Como a rapidez das informações é muita, ficará difícil checar uma a uma.

"O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana."Wikpédia.

Politicagem = política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes. de politicapoliticagem@blogspot.com

Política e Politicagem se confundem como uma imagem no espelho. Onde termina a realidade e começa o reflexo invertido e distorcido de si mesmo? de politicapoliticagem@blogspot.com

Falei sobre uma outra questão importante no twitter, uma declaração de Lula no início do primeiro mandato "Notícia é o que a gente esconde o resto é propaganda".
Mesclando tudo isso, espero que as pessoas, inclusive os políticos twitteiros tenham o bom senso de trazer informações coerentes e verdadeiras. Atiçar brigas e antipatias ao meu ver, é inútil quando seu interlocutor tem mais que um neurônio. Deixem as conclusões para cada um, e lembrem que o que traz reconhecimento e a possibilidade de longos mandatos é a realização de bons projetos.
E não me digam que não é isso. Não era isso. Creio piamente que a cada eleição, a consciência da população vai melhorar e chegará o dia em que o povo brasileiro contatará seus candidatos e cobrará com força suas promessas.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hallowen


Feliz ano Novo Pessoas!!!!

Hoje, 31 de Outubro, é o ano novo das bruxas!
Explico: O halloween ou Samhain, é comemorado em 31/10 no hemisfério norte e em 01/05 no hemisfério sul. Porém, acbou sendo transformado em uma brincadeira no mundo todo graças à divulgação da TV e do cinema americano.
É o ritual da morte de um ciclo, de um ano que abre espaço para novas construções e conquistas.
É considerado a noite em que o "véu entre os mundos" se torna mais fino, facilitando a comunicação entre o presente e o passado, entre os vivos e os mortos. Nesta noite, são usadas as famosas máscaras de abóbora com uma vela dentro ( o Jack O'Lantern) para iluminar o caminho dos visitantes do outro mundo. São servidos vinho, chás de ervas e flores, maçãs e bolos de frutas. Há comemorações a noite toda e é um dia considerado propício para a consulta de oráculos.
Desde o final dos anos 50, a bruxaria ganhou o nome de Wicca (nos EUA), nomenclatura mais aceita hoje.
As regras da Wicca são rigorosas e as mais importantes são:

- Faça tudo o que quiser desde que não prejudique a nada e a ninguém.
- Tudo que fizer para alguém ou algo, volta prá vc 3 vezes mais forte.

São adorados os desuses de todos os panteões (não misturados), de acordo com o momento que se está vivendo ou o pedido que se quer fazer.

Os dominantes são o Deus (representado pelo sol) e a Deusa (representada pela Terra) A Lua representa as fases da Deusa, jovem, mãe e anciã.

Tudo é ligado à natureza, e ao contrário do que se imagina, ao amor e a paz.

Críticas à parte, acredito no respeito a todas as crenças. Acho que este dia também deve nos levar a pensar nas atrocidades acontecidas da Idade Média à Idade Moderna com aqueles que cultuavam a natureza, produziam fórmula mágicas (remédios em chás e macerações, pós curativos, etc...) ou que proclamavam suas crenças. Vejam alguns dados:
-Cerca de 12 mil execuções na Europa
- Os acontecimentos em Salem, Massachussetes em 1692 (explorado pelo teatro e cinema)
- 25% dos executados eram homens.

Também foram destruídos livros e anotações dessas pessoas (ou estariam em bibliotecas por aí?)

Liberdade para viver, este é meu lema.
Pelo poder do 3 X o 3 que assim seja que assim se faça

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Arte de Representar -Proposta citada no Twitter

Espero q o povo do twitter q passar por aqui deixe pelo menos seu nome no comentário, ok?
A Proposta 2 é a seguinte: Embora eu ñ tenha nenhum seguidor sub 20, sei q eles existem aos montes, e seguem principalmente algumas pessoas em evidência como o Marcelo Tas e os outros integrantes do CQC e também pessoas como o Prof. José Luiz Goldfarb, por isso acho o twitter um canal incrível prá ela.
Falamos muito em livros, mas ñ somos tão desinformados a ponto de acreditar q é fácil convencer gente jovem a ler hj em dia.
Sabemos também que há uma multidão de gente que gostaria de fazer TV ou teatro, mas, a maioria ainda pensa que ator vive de brisa e grandes salários. Sabemos que não é assim. Há necessidade de muito estudo, muita dedicação e principalmente MUITA leitura, ou eles pensam que Bruno Gagliasso (prá citar um "da vez") nasceu sabendo como age um esquizofrênico? Ou que Fernanda Montenegro sabia exatamente como é circular pelas estações... ou ainda que um Exterminador do Futuro é facilmente representado por um desinformado. Será também que sabem que Tom Cruise sofre de dislexia? Superação minha gente! Mas com a leitura sempre em primeiro plano. Acho que se todos colaborarem, pode influenciar positivamente.
Comentem! Ou pelo menos deixem seus nomes, OK?

sábado, 24 de outubro de 2009

Educação

A entrevista de hoje de Paulo Renato de Souza, é indispensável. Com certeza será recorde de carta de leitores na semana que vem tanto as aprovando quanto as de críticas.
O Secretário falou de forma clara e objetiva o que deveria ser visto por todos aqueles que criticam os "baixos" salários dos professores ou as más condições de ensino.
Como um país pode melhorar sem educação? E como se pode educar um país com professores que rejeitam a possibilidade de serem testados em seus conhecimentos? Há algum tempo, num destes testes, a maioria dos professores tirou péssimas notas, e o poder público não pôde interferir graças ao empenho dos sindicatos.
O Secretário fala também na ineficácia dos diretores como gerentes. Concordo. As escolas são empresas complexas, especialmente as públicas. É necessário o treinamento em gestão empresarial e o desenvolvimento das habilidades de liderança. Mas acho que isso, o próprio Estado pode oferecer.
P.R.de Souza também demonstra muita lucidez ao dizer que o conceito de isonomia salarial é uma bandeira superada. Diria q isso é mais verdadeiro ainda quando se pensa em educação. O Brasil tem pressa em melhorar a educação de seu povo. É uma tarefa muito difícil que obrigará os envolvidos a mergulhar em uma luta de mudança em conceitos culturais que hj, são injustificáveis. Eu disse no Twitter q professores são "seres" complicados, sei que isso desagradará alguns mas é verdade. Antigamente (até a década de 60) ser professor era visto como uma grande honra, e isto timha fundamento. Professores eram pessoas que haviam recebido uma excelente formação primária e secundária e no magistério eram levados a lidar com a profissão de maneira respeitosa e responsável. A didática, a filosofia (pura), a psicologia eram abordados de forma ampla, sem a interferência de ideologias de direita ou esquerda. Ao receberem o diploma e começarem a atuar, os professores eram realmente pessoas com diferenciais (inclusive comportamentais) positivos. Os que seguiam na formação universitária então.... nem se fala! Eram especiais. O problema é que o tempo passou, a queda na qualidade da formação dos professores ficou mais do que evidente, o país se viu obrigado a medidas absurdas como a progressão automática, mas, os professores que ai estão, acham que ainda são como aàqueles dos quais falávamos. Com isso, tornam-se arrogantes, não aceitam críticas, e brigam muito mais pela manutenção dos benefícios que a profissão oferece do que pela qualidade de seu trabalho, que acreditam ser boa , embora rejeitem passar por avaliações.
Medidas drásticas eficientes e eficazes devem ser adotadas e acompanhadas de perto caso haja necessidades de adaptação, mas sem perder o foco: educar o Brasil. Será possível?

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Coisa de gente velha...

Hoje descobri (!!!!!!) que posso mandar as músicas direto pro Twitter...Então à partir de amanhã, vou apenas cita-las aqui sem postar as letras.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Reflexões de Final de Ano

Faltando 72 dias para o final deste 2009 tão confuso e agitado. Começamos hj a fazer estas reflexões, para terminá-lo de maneira mais consciente dando espaço para que 2010 chegue com o "campo" aberto.

Vou usar um guia: o livro "As Cartas do Caminho Sagrado" de Jamie Sans, Ed Rocco. O livro é uma coletânea de pensamentos e tradições de várias tribos indígenas norte americanas ( de quem a autora descende). Escolhi este guia entre tantos outros com que convivo (I Ching, Tarô, Astrologia, etc..) pela certeza de que as tradições dos nativos de lá, são mais próximas da nossa essência cultural. O livro, além do texto muito interessante, vem acompanhado de 44 cartas que podem ser usadas como um oráculo.

Chamo a atenção de vcs para algo que há anos tento fazer com que as pessoas entendam: oráculos são apenas uma ponte entre o consciente e o incosciente, como os sonhos. São usados não como instrumentos mágicos, mas como facilitadores na descoberta daquilo que já sabemos, mas não registramos na correria dos dias e na tentativa de compreender o mundo enlouquecido à nossa volta. Não vou me estender aqui na explicação de toda simbologia, coisa para cursos longos... mas vou extrair de cada carta as reflexões para o dia a dia d todos nós. Então, vamos lá:


Carta 1 - O Cachimbo


A carta do cachimbo simboliza a união do masculino e do feminino, remete aos conceitos de Yin e Yang da filosofia chinesa, o belo e o feio, o sábio e o ignorante, o orgulho e a humildade. Ela nos lembra que cada um de nós te m dentro de si todos os ingredientes que constroem o mundo e que cabe a nós saber usa-los. Usar estes potenciais de forma equilibrada, nos dá a "receita" da paz, que vem do respeito primeiro por si mesmo e depois ao outro. Cultivar em si a paz, é o primeiro passo para a paz mundial. Quem já não sentiu a felicidade e o bem estar que é estar com uma pessoa amorosa, que sempre traz um sorriso no rosto e uma palavra de carinho? Todos se aglutinam à sua volta, querem sua presença, contagiam-se com o seu astral. Mas, também já convivemos com gente amarga, violenta, ou apenas tivemos que ouvir aquele sujeito que decide buzinar em pleno congestionamento como se isso fosse fazer o trânsito andar... Qual deles vc quer ser? O que quer semear para sua vida e para aqueles que ama? Uma grande atmosfera de harmonia, ou um barulho dissonante e ensurdecedor. Pense...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Música D

Oceano (Djavan)

Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim

Enfim
De tudo que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem voce chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor




Lygth My Fire
(The Doors)

You know that it would be untrue
You know that I would be a lier
If I was to say to you
Girl, you couldn't get much higher
Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
time to set the night on fire


O Mar
(Dorival Caymi)
O mar quando quebra na praia
B7 E C7
É bonito, é bonito
F C7 F
O mar... pescador quando sai
C7 F C7 F
Nunca sabe se volta, nem sabe se fica
C7 F C7 F
Quanta gente perdeu seus maridos seus filhos
C7 F B7
Nas ondas do mar
E B7 E
O mar quando quebra na praia
B7 E
É bonito, é bonito



Rolex
Dado Dolabella (ah ah ah....)

Papai quero fazer um sol do seu grande Rolex
Pra poder ver o dia mais claro, relax

Quero fazer um sol do seu grande Rolex
Pra poder ver o dia mais claro,relax

Vereadores Cassados em São Pulo.

Sras e srs. :



Segue abaixo a relação dos vereadores cassados esta semana em S.P. Alguns são figuras antiquissimas da nobre casa. Mais dados podem ser encontrados no site oficial da CâmaraMunicipal de São Paulo, inclusive as listas de comparecimento às sessões e os projetos principais de cada um

Vale lembrar que ainda cabe recurso, depois deles comentamos...




Adilson AmadeuIntegrante da 2009 - SUBCOMISSÃO - LIXO e VARRIÇÃO;Integrante da CE - 2009 - ZONA AZUL;Integrante da CPI - 2009 - IPTU;Integrante da Comissão de Finanças e Orçamento;
Profissão: Despachante e Administrador de EmpresasPartido Político: Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)




Adolfo QuintasPresidente da Comissão de Administração Pública;
Profissão: ComerciantePartido Político: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)



Carlos ApolinarioLíder de Bancada;Presidente da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente;
Profissão: Advogado e empresárioPartido Político: Democratas (DEMOCRATAS)



Carlos Alberto Bezerra Jr.Líder de Bancada;Relator da CPI - 2009 - PEDOFILIA;Integrante da Comissão Extraordinária de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais;Integrante da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher;
Profissão: MédicoPartido Político: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)



Dalton Silvano1º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Câmara;
Profissão: PublicitárioPartido Político: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)



Domingos DisseiRelator da CE - 2009 - Regimento Interno e LOM;Integrante da Comissão de Administração Pública;
Profissão: Engenheiro CivilPartido Político: Democratas (DEMOCRATAS)



Gilson BarretoIntegrante da 2009 - SUBCOMISSÃO - LIXO e VARRIÇÃO;Integrante da Comissão de Finanças e Orçamento;
Profissão: AdvogadoPartido Político: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)



Abou AnniIntegrante da CPI - 2009 - IPTU;Integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa ;
Profissão: Policial MilitarPartido Político: Partido Verde (PV)



Ricardo TeixeiraVice-Presidente da CE - 2009 - ZONA AZUL;Presidente da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia;Integrante da 2009 - SUBCOMISSÃO - FRETAMENTO ;Integrante da C O R R E G E D O R I A;Integrante da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude;
Profissão: EngenheiroPartido Político: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)



Ushitaro KamiaIntegrante da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa ;
Profissão: AdministradorPartido Político: Democratas (DEMOCRATAS)



Wadih MutranLíder de Bancada;Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento;Presidente da C O R R E G E D O R I A;Integrante da CPI - 2009 - IPTU;
Profissão: Bacharel em Direito/Corretor de ImóveisPartido Político: Partido Progressista (PP)



ClaudinhoIntegrante da C O R R E G E D O R I A;Integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esportes;
Profissão: Técnico em TelecomunicaçõesPartido Político: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

domingo, 18 de outubro de 2009

Disse no Twitter q falaria de uma cidade adorável da qual o José Serra e o Dráuzio Varela gostariam muito. Pq eles gostariam? Pq lá Ñ VENDEM CIGARROS!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este lugar inusitado é São José das 3 Ilhas em Minas Gerais

Portanto fumantes, se decidirem conhecer, levem seus maços....

São José é uma cidade muito especial para mim, passei algumas férias por lá. O lugar é lindo, de uma simplicidade à toda prova, a hospitalidade é mineira (of course), e hj existem pousadas agradabilíssimas. Fica próxima a Juiz de Fora (MG), foi fundada em 1828. Lá vc tem os atrativos do campo, banheo de cachoeira, campo de futebol e um bar com mesa de bilhar e aqueles refrigerantes produzidos em Minas q são uma delícia. Claro, prá quem gosta tem cachaça, cerveja e afins. Mas, a maior atração da cidade, que serviu de cenário para filmes, entre eles O Menino Maluquinho II , é a igreja m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a que toma conta da paisagem. É uma catedral em estilo Romano (sec XII que foi fundade em 1880. Toda em pedra, sozinha já vale a viagem.

Ainda hj tento postar uma foto, ok?

sábado, 17 de outubro de 2009

Twitter na Veja de hoje

Tá na Veja de hoje:

O criador do Twitter, Biz Stone, chega ao Brasil na terça-feira para um encontro do grupo TV1 em S.P.
Alguns pontos da entrevista:

Biz foi incluído entre os 100 mais influentes da Time.
É autor de 2 livros sobre a origem e significado social dos blogs
Diz q o Twitter é comumente usado para informações nas comunidades (Alô Subprefeituras!)
Diz: "Os políticos precisam estar conectados com seus eleitores."
Diz: "Parece q a vontade de se conectar c/ outras pessoas é algo intrínseco à cultura brasileira"

Veja comenta q as pessoas medem seu sucesso de acordo com o n0 de seguidores. Eu, Patrícia, acho isso uma bobagem, mas depois falo à respeito. Agora quero terminar de ler a Lia Luft.
Veja um trecho da crônica:
"Podíamos decidir ser + respeitados enqto povo, + olhados enqto gente, + seguros e + protegidos enqto sociedade" Alguém discorda? Eu não.

A entrevista de Biz Stone é de Paula Neiva

Horário de Verão

Mais uma vez, alteramos os fusos horários do país. Há relógios biológicos q entram em pane! As pessoas perdem hora, sentem-se mau, ficam confusas.
Comigo é diferente. Apesar de ser alguém 100% notívaga, é a época do ano onde me sinto melhor, com mais disposição. Amo sair do trabalho ainda com o dia claro, dá a sensação de que trabalhamos menos e que tivemos autorização para aproveitar o dia!
Acho também que é um bom momento para lembrarmos que o tempo não existe, é apenas uma convenção criada por nós, mais um mecanismo de controle, como se não existindo as horas, os meses e os anos, nos perdêssemos....Adoraria saber a real sensação de "não tempo". Deve ser mais ou menos como ficamos quando estamos em um lugar agradável e lindo, ou quando nos desligamos ao ler um livro, observar uma tela ou fazendo o trabalho de que gostamos. Gostoso não?

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Prá começar....

O nome deste Blog te parece estranho?

Eu explico: Gosto muito de música.De quase todas as músicas. Assim, quando resolvo ouvi-las, deixo todos à minha volta assustados porque vou de Amália Rodrigues à Led Zeppelin passando por tudo que tem no meio, entendeu?
Garanto que isso não é sinal de instabilidade, mas sim de universalidade. Acredito que as pessoas são apenas isso, pessoas, seja lá de que cor, raça,crença,cultura ou condição social... Aprecio pessoas e suas produções.

Porém, ñ faço idéia do q vcs encontrarão por aqui, pq também adoro muitas outras coisas. A única coisa que ACHO que vou fazer é postar trechos de músicas de autores de A à Z!

Comentar notícias? Talvez... mas não sou jornalista e não sei se posso me sair ber, mas...pode ser.

Espero que vcs passeiem, comentem, participem. E que sejamos amigos, como as pessoas devem ser.