Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sobre a Malcriação de Neymar



Ontem comentei no Twitter que seria melhor Neymar pagar agora "um mico" em rede nacional, pedindo desculpas aos ofendidos e para a torcida, do que vê-lo transformado amanhã em mais um Bruno (do Flamengo). E mantenho minha posição.

Neymar da Silva Santos Junior, nasceu em Mogi das Cruzes em 05/02/1992. Portanto, é praticamente uma criança.

Aos 18 anos, recebe um salário de R$ 500.000,00 , mais o que rola com publicidade, cifras que a maioria de nós nem consegue conceber. Ele também não.

Pelo que tenho visto na mídia, tem o privilégio de ter pais atentos. Segundo algumas entrevistas do pai do rapaz, ele é um garoto tímido, obediente e que costuma dar satisfações aos pais sobre seus atos e seus gastos, além de cumprir suas obrigações religiosas, pagando inclusive um valor alto como "dízimo" à igreja que frequenta, uma denominação evangélica tradicional. Ainda segundo o pai, tem metas a atingir para receber compensações como a autorização para colocar um piercing ou a certeza de que receberia o carro dos sonhos como presente aos 18 anos. Além disso, sabia que só iria dirigi-lo com a habilitação nas mãos. Perfeito! Um rapaz quase à moda antiga, onde respeito e bom comportamento eram o tesouro de qualquer vida.

Mas,  como qualquer menino de 18 anos, Neymar está a mil! Além das razões comuns a todos os jovens da mesma idade, ele vive a experiência do estrelato. É atenção demais em todos os lugares, uma torcida inteira transformando-o em ídolo, e no caso de Neymar, não só a torcida do Santos, pois o rapaz tem a admiração de todas as torcidas. Quase um deus. E deuses acabam por ter a sensação de que podem tudo.

Já nos foi demonstrado, que o estrelato em tenra idade, costuma causar grandes confusões na cabeça e por consequência no comportamento de pessoas como foi o caso de Michael Jackson, Elizabeth Taylor, Lindsay Lohan e outros que tiveram a infância e a adolescência invadidas por multidões de fãs.

Nesse ponto, a presença e o controle dos pais é indispensável, especialmente quando o jovem, como Neymar, começam a ter atos de descontrole, como aconteceu no último jogo em que o rapaz sentiu-se no direito de dar um "piti"  xingando e esbravejando inclusive contra o próprio técnico e alguns companheiros, por ter sido impedido de cobrar um penalti. Ou seja, naquele momento ele achou que indubitavelmente era "o dono da bola", excluiu-se da equipe.

Graças a admissão do erro por parte do pai e por uma atitude correta do time que decidiu puni-lo e fez críticas públicas ao jogador, Neymar optou por pedir desculpas publicamente, matéria repetida por todas as emissoras incansavelmente.

Entre os jovens jogadores, com certeza rolou alguma implicância com o "mico". Mas para Neymar passou a ser um freio para novos desequilíbrios, um primeiro entendimento do que seja a responsabilidade de alguém que é espelho para milhões de pessoas. Sobre respeito ao próximo, sobre auto-controle. Sobre educação. Sobre limites.

Esta situação isolada, pode servir de alerta para todos nós. Especialmente pais, mães e professores.

O que os pais de Neymar e os responsáveis pelo time passaram agora, é o que professores do país inteiro sofrem diariamente diante da indisciplina e falta de limites dos alunos, que mesmo sem as características específicas do ídolo Neymar, pensam ser pessoas cujas vontades devem ser atendidas incondicionalmente, sem a menor noção de direitos, deveres  e limites.

Esta falta de noção absoluta é a soma da total liberdade que recebem dos pais e da incapacidade dos professores de reagir, já que quando o fazem, podem ser punidos . Qualquer restrição, qualquer punição é bravamente questionada pelos pais e até pela sociedade que depois os acusa pelos desmandos dos alunos.
Isto precisa mudar para que não criemos feras desembestadas para o futuro.

Pensem bem sobre a malcriação de Neymar.

6 comentários:

  1. Você disse tudo, ele tem 18 anos; e quem nunca teve 18 anos na vida, né mesmo?

    Mas, como expectorar do que agrada a alma, eu prefiro mil vezes Michael Jackson (nem tanto), Elizabeth Taylor, Lindsay Lohan, Garrincha, Edmundo, Heleno de Freitas do que um cantor bonzinho da moda, um Kaká ou um cronista esportivo moralista e hipócrita - pois muito provavelmente até os cronistas esportivos tiveram, ou ainda têm, adolescência.

    Julgamento bom é aquele onde não se sentencia absolutamente nada. Como diria um velho bruxo do Cosme Velho, "eu não julgo você hoje e você não me julga amanhã..."

    Abração a ti.

    ResponderExcluir
  2. O Neymar tem abaixar a bola dele!!!!!

    Que ele saiba controlar a Fama que conquistou!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida escritora, mãe, mestra.

    Sensatas suas opiniões.

    Nenhum reparo ao que disse. Assino embaixo.

    Admiro você !

    Beijos no seu coração

    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Muito sensato tudo que escreveu, embora tenha uma base familiar, é tudo muito novo pra ele, o status muda a cabeça do ser humano... com a idade que ele tem, com a legião de fãs, com a grana que ganha, com a facilidade que tem para conseguir tudo que quer, tem que ter muita cabeça para saber administrar tudo isso, ele é muito jovem, o bom é que tem uma família nobre, pais atentos para poder instrui-lo! Ele é um bom menino, mas é preciso tomar umas "porradinhas" da vida hoje, (como punições por tempo indeterminado exemplo)para cair na real,e futuramente ter atitudes sabendo quais serão as consequências. Acredito que ele esteja deslumbrado com todos os acontecimentos em tão pouco tempo de carreira. BOA SORTE NEYMAR!
    ADMIRO MUITO ELE, É UM EXÍMIO!

    Abc
    Maryllins ;) !!!

    ResponderExcluir
  5. Apoio incondicionalmente, este post!

    Se for preciso que o técnico da seleção ligue e dê umas broncas nele!

    Cleber

    ResponderExcluir
  6. Gente pelo amor de deus quem nunca teve
    seus monentos de estres que atire aprimeira pedra neymar e um anjo e so da uma broquinha e pronto nao e pra tanto

    ResponderExcluir