Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eleições 2012

Pois é, vai começar tudo outra vez.

Faltam só 90 dias para o término do prazo para inscrições no TSE de partidos interessados em lançar candidatos para as eleições .

Começam as conversas entre partidos, as indicações dos nomes que vão concorrer, a agitação é geral e total!

Quem viver verá, nada vai ser diferente. A não ser, que nós, os principais interessados façamos com que seja.

Isso significa observar atentamente desde já, os passos dos futuros candidatos. Perder um tempinho revendo suas histórias pessoais e políticas, tentar entender suas ideias e principalmente separar discurso de ações.

Eu até que gostaria de me candidatar, para o cargo base, a vereança... Já imaginou? Ter a possibilidade de fazer algo pela cidade, e no meu caso, pelos seus servidores?

Pura ilusão. Para isso há de se tecer relações importantes, angariar muito dinheiro....

E também existem os malabarismos para manter o cargo.

Não, é difícil, inviável.

Mas tanto eu como você que me lê, temos a obrigação de participar, não apenas por dever legal, mas por direito e para poder de alguma forma influir no próprio destino.

Uma cidade é uma organização complexa, onde uma visão estratégica é de importância infinita.

Elas não se resumem a grandes obras, mas sim são constituídas de detalhes tênues que fazem a diferença.

Dependem de planejamento sério e consciente que respeite não os egos políticos e mercadológicos, mas as necessidades da população e da região a que pertencem.

Hoje mais do que nunca seus administradores tem que considerar os preceitos da sustentabilidade em seus três pilares, não apenas no ambiental, tem que criar e manter canais de comunicação eficiente, mecanismos de controle eficazes e possuir uma visão de futuro clara, nada fantasiosa, possível.

Como vocês sabem considero como o item organizacional mais importante as pessoas. Na verdade todos os "clientes" envolvidos.

Fornecedores que precisam de condições justas e imparciais para concorrer.

O cidadão que deve ser ouvido, atendido e respeitado.

Mas também é preciso atentar para as necessidades dos servidores públicos das cidades. Fala-se muito de "valorização" do servidor. Fala-se também de que dinheiro não é o único item motivacional existente. E é verdade. Por mais que você ganhe, não se sentirá bem fazendo algo de que não goste. Mas a questão é de sobrevivência. Cidades não são gerenciadas apenas pelos funcionários de alto escalão. Há uma massa de servidores que deve ser respeitada e valorizada, pois são eles que "carregam o piano". E é muito importante que as pessoas se dêem conta de que há outros servidores públicos além dos médicos e dos professores...

E esta "introdução" à maratona que se inicia agora é apenas isto, uma mínima parte de tudo que os eleitores tem que aprender a ver para tomar sua decisão diante da urna.

Pense nisso desde já, o tempo voa.      

Um comentário:

  1. Ah, como a realidade é divorciada dos ideais. Como a vontade popular é diferente das aspirações daqueles que o eleitor fez seus representantes.
    Hoje fiz um comentário jocoso no Twitter que acabou sendo retuitado diversas ves, terminei gostando do que havia dito: "Partidos políticos deveriam ser registrados no SEBRAE e na CDL. Não passam de balcões de negócios".

    ResponderExcluir