Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Falta Noção

A fase pré eleitoral deste ano está estranha e eu vivo dizendo isso por aí.

Poucos falam da campanha e mesmo se falam, tudo soa esquisito afinal as coligações feitas, as concessões em nome de maior número de eleitos por partido, desta vez tomaram rumos impensados, absurdos.



Discursamos a respeito e a maioria conclui que tudo está nas nossas mãos. Nós, os eleitores é que temos em mãos a arma, a ferramenta para quem sabe, "consertarmos" o país.

Mas prá isso acontecer, além de todo aquele conhecimento de que sempre falamos sobre legislação, sobre o papel exercido por cada instância governamental, precisa haver algum tipo de noção.


Noção de que?

De qualquer coisa!

É sério.

Vivo na maior cidade do país, que é uma espécie de amostra da população nacional.

Nossa rotina é sempre agitada, o trânsito caótico etc e tal .




E em cada evento desta rotina, é fácil perceber que falta noção.

Noção de respeito, de bom comportamento social, de educação, de tudo.

Este post não tem nenhuma grande pretensão. Ele é só mais um registro de meu espanto com o mundo em que vivemos, especialmente nas grandes cidades e foi inspirado em pequenos fatos cotidianos como por exemplo o comportamento animalesco das pessoas no trânsito ou no transporte público.




Chego a pensar, que deveriam fazer uma pesquisa séria sobre a prontidão dos reflexos das pessoas!




Ou deveria ser uma análise comportamental para verificar por exemplo, porque alguns são incapazes de agiar com naturalidade em uma simples fila?


É assim: você está em uma fila em um grande hospital movimentadíssimo. Esta fila que te dirige a um balcão, está tão grande que acaba invadindo a área de entrada de pacientes. Para mim, é natural que quando alguém é atendido, portanto, um lugar fica vago, o próximo da fila deve se mover um passo adiante, o que livraria a tal entrada de pacientes para que cumprisse sua função sem atropelos. Mas não. Sabe-se lá porque, o sujeito (a) fica plantado no mesmo lugar mesmo que haja espaço para mover-se 3, 4 passos....

No trânsito, cada vez mais é fácil perceber que o tempo de reação das pessoas aos sinais de trânsito por exemplo, é lento, muito lento...



Nas rampas de acesso ao metrô, nas plataformas das estações, em escadas rolantes ou fixas, me espanta a falta de um conhecimento básico: a noção de mão e contra mão! Coitado daquele que estiver no lado onde o fluxo de pessoas é menor! Será empurrado, espremido e ainda vai ouvir reclamações!

Sobre o ato heroico de entrar ou sair do transporte público, especialmente o metrô, eu nem vou dizer nada...



Outra tragédia comportamental: praça de alimentação de shoppings! É ridículo você ver pessoas "guardando lugar" enquanto alguem do grupo nem chegou  na fila dos restaurantes/ lanchonetes para fazer seu pedido. E muitas vezes, você já com o prato na mão, fica ali parado, rezando para que milagrosamente surja um lugar.



Por isso eu me pergunto: como podemos esperar reações lúcidas, minimamente racionais deste tipo de pessoa?

Como esperamos que através delas mudemos o país.



Falta noção

2 comentários:

  1. Perfeito. Se nos resta alguma "noção de consequência" não podemos deixar de nos espantar com estes e tantos outros péssimos exemplos. Ou, como instava o Henfil: "Indigne-se!" (do @fnazareth no Twitter)

    ResponderExcluir
  2. O nosso amigo, @fnazareth tem razão, Patricia, enquanto tiver gente para indignar-se com essas ações que você citou acima, ainda teremos chances de mudanças.

    Abraços!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir