Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Não me conformo



Não me conformo com a votação do IPTU em SP ontem à noite.

Não que ela seja ilegal, estou por fora, mas sei que o tal do aumento tem base legal para acontecer.

O que me espantou foi a jogada indecente de anteciparem a votação nitidamente com o intuito de evitar a presença de manifestantes no plenário!

Também não sei como puderam votar um tema que não contava da pauta do dia e portanto não obedeceram ao princípio da publicidade.

Sei menos ainda como podem acontecer coisas tão visivelmente parte de um jogo desvinculado dos interesses dos eleitores como o surgimento de um secretário municipal, vereador afastado para assumir o cargo, retomando sua função legislativa em prol dos interesses do partido no governo
.
O caso é, que em um país que trabalha com a divulgação de uma inflação fictícia, muito abaixo do real, qualquer aumento acima dele seria abusivo. E extrapolaram!

Se em 2013, os munícipes quase enlouqueceram com um aumento de 5,4% imagina como reagirão ao de 35, 20% na média?

Para quem não sabe, São Paulo tem sim uma grande fatia de pertencentes às classes A e B. Esses, não vão gostar, mas pagarão de qualquer jeito.´O que vai ficar difícil é assumir essa despesa nas classes C, D e E e em grande parte dos ex A, B e C que também são muito numerosos.

Explico, São Paulo tem remanescentes das classes de elite, que hoje, não tem dinheiro. Mas, em geral, sobraram as "propriedades". E elas costumam ser a maior fonte de sustento para eles. Terão sérias dificuldades. Pior! Muitos desses imóveis, ficam em regiões periféricas e estão alugadas para gente de classes menos abastadas e que como de costume, pagam o IPTU.

E ainda vai ter o aumento residual para os dois próximos anos! Mas ninguém lembrou de dizer que ele não virá sozinho, virá somado ao aumento referente ao ano + inflação!

As classes menos favorecidas, vão sofrer e muito com isso. Alguns ficarão isentos? Sim, mas são poucos e como disse antes, a maioria vive em imóveis alugados de proprietários com várias propriedades, caso em que a Lei permite isenção em um único imóvel, em geral, o maior. Portanto, sobrará para o inquilino a conta!

E não se esqueçam que o valor venal subindo, tende a fazer com que muitos percam a   possibilidade de isenção. 

Resta saber  quais benefícios a cidade terá com os altos valores pagos.

Ou será que continuará com um trânsito insuportável, problemas na saúde e na educação, esperando um ano pela poda de árvore, desviando de buracos e tropeçando em moradores de rua?

E vejo muitos defendendo o aumento, justificando... é cinismo que não acaba mais. Tudo em nome de uma sigla? Porque os ideais que ela representou um dia, foram por água a baixo, ou não?

Sei lá, não me conformo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário