Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 19 de junho de 2010

Twitter e Relacionamentos

Dia 26 de Junho vai acontecer mais um ETC SP (Encontro de Twitteiros Culturais). O tema será o título deste post. Como não sei se poderei ir, deixo aqui algumas de minhas impressões sobre o assunto.

Falando objetivamente, vejamos:

- Na área política, alem de ser uma ferramenta poderosa, o twitter nos trouxe a possibilidade de conversar com políticos dos três poderes de forma direta. Isto me parcece muito bom. Podemos opinar, criticar, cobrar e acompanhar mais de perto o trabalho de muitos deles. Porém, ainda falta adesão. São proporcionalmente poucos os que tiveram a coragem de expor-se tão diretamente às ansiedades populares.

-No campo profissional, acho que o twitter traz boas oportunidades para contatos e uma infinita troca de novas ideias, novos conhecimentos. Também cria algumas "saias justas", pois você passa a falar com gente de toda a escala hierárquica de sua empresa e as pessoas não mudam só por estarem atrás de uma tela....

- Como em outras redes sociais, o twitter nos reaproxima de amigos que pela correria do dia a dia nem sempre podemos contatar.

Agora, deixando a objetividade de lado, vamos falar dos relacionamentos puramente virtuais, aqueles que quase nunca serão testados na vida real, afinal, só sob teste, saberíamos se eles iriam evoluir, crescer....

O twitter tem de tudo. Tem aquelas figuras estranhas mas interessantes que ganham seguidores por ao invés de interagir, expor suas ideias e neuroses de maneira incessante.

Há os em eterno mau humor, os vagos, os que "pensam" alto.

Há os famosos. Ah... os famosos! São os mais temerosos de contato, salvo raríssimas excessões! Eles devem ter lá seus motivos, afinal, fãs às vezes são seres capazes de levar alguém à loucura, invadem espaços, são indiscretos. Mas também tem a coisa de não deixar a máscara cair. É como se o fizessem, perderiam o sucesso, deixariam o Olimpo em que imaginam estar.

Há uma categoria especial. Os jornalistas, que só querem ser isto mesmo. Não falam com ninguém. Apenas expõem seu trabalho para todos. Como se estivessem no jornal, no rádio, na TV. Uma pena, muitos gostariam de falar com eles.

Aí, tem aquelas pessoas que você começa a seguir meio de bobeira, só por seguir, mas que ao longo do tempo te faz ficar mais atento ao que pensam, dizem....

Eu particularmente, me "apaixonei" por muitos seguidores, e fico chateada quando se ausentam por algum tempo! E sei que não sou a única.

No começo as pessoas vão tateando, estranhando algumas mensagens, mas com o tempo, relaxam e passam a fazer parte de nosso dia a dia.

Que nome dar à isso? Amizade?

Provavelmente sim um novo tipo de amizade que pode nunca se tornar palpável, mas que em um mundo tão complicado pode ser de extrema importância.

Carinho, seja ele virtual ou não, é sempre bem vindo.

Até hoje, só tive a chance de conhecer pessoalmente, 4 de meus seguidores. Foi muito bom! A impressão que tinha deles se confirmou, outras características não perceptíveis virtualmente surgiram e não desagradaram....

Dos que não conheço, muitos ainda quero encontrar. Prá que? Prá continuar as conversas, sem ter que me preocupar com o número de letras que vou usar....
Prá falar com os olhos, com os gestos, com a entonação de voz....

O que sei, é que prá quem se interessa por pessoas, toda forma de relacionamento vale a pena. Nem que seja prá discordar ou prá descobrir que um Palmeirense e um Corinthiano podem ter planos e ideias comuns e que podem ser beneficiados pela troca, deixando um pouquinho de lado as diferenças em áreas que definitivamente não são 100% de seu ser, de sua alma.

Há muito mais a dizer, o encontro vai mostrar.

Quer ser meu amigo?

10 comentários:

  1. Olá, Acho que vc poderia colocar o endereço do encontro, não é?
    Abraços,

    Gilberto Ribeiro
    @gilbertotv

    ResponderExcluir
  2. Addooorei , o que voce escreveu( postou?) voce conseguiu espressar o que penso , a minha opiniao de uma forma completa, muito bem , parabéns , bjss

    Ruy Truyts

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, está sensacional! É bem isto mesmo q acontece com o twitter! A gente primeiro estranha tudo, depois se acostuma e até adota alguns hábitos!
    Agora, uma pergunta: que categoria será q eu me enquadro? heheheh!
    Beijão!
    @renatocorona

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post! Realmente é bem por aí mesmo o que acontece. Pra mim, o melhor dessas redes sociais é acabar conhecendo pessoas que tem interesses em comum mas, pessoalmente esse contato seria pouco provável devido a distância. O bom da internet é que o mundo ficou menor, você aqui no Brasil pode entrar em contato com alguém do outro lado do mundo e papear muito sem se preocupar com a conta do telefone! Beijos!!!!
    @paulavdar

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ter tantas possibilidades e conviver com pessoas gentis e especiais! Grande abraço minha linda!

    ResponderExcluir
  6. Excelente seu post! Parabéns!!!

    No começo quando entramos no twitter pelas primeiras vezes achamos tudo novo e estrenho, muitas vezes ficando cheio de dedos de como fazer e do que fazer.
    Quando pessoas começam te seguir você logo vai ver que é e como te achou, quando uma pessoa deixa de ter seguir tenta descobrir quem foi e porque te deu block.
    Uns entram no twitter somente para ler o que é postado, outros entram para falar o que pensa e postar o seu trabalho raramente responde ou participa de uma conversar, outros responde e debate os assuntos do momento com seus seguidores, desta forma, mais seguidores , e uns apenas responde a um grupo de amigos seleto.
    O twitter como foi dito possibilita o eleitor a falar políticos de todos níveis e cargos, como isso possibilitando o conhecimento mais aprofundado das suas propostas e além do político conhecer o que a população deseja que seja feito e do seu desempenho frente aos seus eleitores.
    Grande problema é que muitos ainda tem medo de se colocar e queimar seu filme perante o twitter.
    Acredito que seja possível levar a amizade do twitter para a vida real e cores.

    ResponderExcluir
  7. Adoraria que em MG tivesse este encontro de Twitteiros, creio que nunca teve aqui no estado, sobretudo em BH, onde creio eu ter a maior concentração deles. Com relação as amizades pelo Twitter confesso-lhe que também várias e gostaria muito de conhecê-las pessoalmente. Gosto muito dos jornalistas, pois através deles fico muito bem informado com as notícias propagadas por eles aqui no microblog, tenho alguns seguidores malucos e estranhos, prova de que aqui há espaço para todas as tribos. Alguns políticos, gosto de política e fico atento a tudo que eles "dizem" por aqui, já os artitas poucos interagem, aliás, costumo brincar que tentar interagir com artistas no Twitter é o meus que conversar com a porteira, ou seja, eles nunca respondem.
    Parabéns pelo post e obrigado pelo espaço!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post, querida!
    Muito bem colocadas as tuas palavras.
    TRaduz o q muitos de nós devemos sentir e viemos buscar (ou não).
    Esses dias eu falei q as relações no virtual são (podem ser) muito mais intensas q as presenciais, porém, tem o agravante de serem menos duradouras, na maioria das vezes.
    Podes te relacionar com tanta intensidade com alguém, durante um breve tempo, como se isso sempre tivesse acontecido e como se isso fosse ser eterno, .. em breve a coisa diminui naturalmente e some.. somem todas as falas, na TL de cada um, porém deve permanecer um gosto de "gosto ainda" no coração de cada um. Acredito eu.
    O fato de serem desta forma, não desqualifica esses relacionamentos.
    E sobre amizade.. bem, eu trabalho com EAD há muitos anos, e não conheço muitos dos alunos q já tive, da mesma forma q pesquiso sobre comunidades virtuais (redes sociais) há muito tempo e conheço poucas dessas pessoas e tenho amizades muito grandes e perenes com muitas dessas pessoas.
    Enfim. daqui há pouco escrevo outro post aqui.. ehehehe...
    Guria, valeu o tweet pra mim. Por isso vim. Obrigada mesmo!
    Pena q nao irás no encontro em Curitiba, no dia 26/6... ou vais?
    beijo
    Rute

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mãe. Não é que vc enfim se encontrou em algum ponto do universo virtual!?!

    Fiz poucas amizades no twitter, mas tbm não procurei. Como adoro ser rabugento e cultuo meu mau humor por esporte não sou dos mais populares, além disso não me mantenho tão "presente".

    Mas o twitter serve na minha opinião sobretudo para a livre expressão. Adoro mandar um "vai tomar no cú" e saber que está na timeline de ilustres, estudiosos, malucos e almofadinhas...hehehe

    Belo post.

    Bjos
    @BBertolaZZi

    ResponderExcluir
  10. Como sempre adorei o post!!! É estranho mesmo essas relações que a gente desenvolve pela internet, porque no fim são como se fizessem parte do nosso cotidiano!
    No meu caso, uma vez já me referi a ti da seguinte forma: "ahh, tenho uma amiga de SP que faz pós em G.P". Agora lendo teu post lembrei disso, heuehue.
    Abraço a todos que lêem e comentam aqui!

    ResponderExcluir