Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Yonath/Weizmann

Cheguei há pouco da Hebraica, onde tive a grata oportunidade de assistir à palestra
“Antibióticos: uma esperança no passado, A dúvida da atualidade e a busca de um futuro promissor” da prêmio Nobel em Química de 2009, Dra. Ada Yonath, oferecida pela Associação dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil .
A palestra foi em inglês, sem intérprete. Como meu inglês não anda lá essas coisas, se virem aqui algo de incorreto, me avisem, porque vou tentar dividir com vocês o que pude compreender!
Antes da palestra, foi apresentado um breve histórico sobre o Instituto Weizmann, universidade em Israel que oferece mestrado e doutorado em ciências naturais e que hoje é considerado o segundo melhor instituto de pesquisas científicas no mundo.
 O instituto foi criado em 1934 por Chaim Weizmann (1874-1952), nascido na Rússia e com formação em Química (1899) na Alemanha. Foi professor da Universidade de Genebra e Manchester. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da fermentação industrial que permitiu a fabricação de acetona em grande escala.
Em 1949, Weizmann tornou-se o primeiro presidente do Estado de Israel, cargo para o qual Albert Einstein havia sido indicado mas declinou por não ter interesse em envolver-se em questões políticas. O trabalho de Weizmann em diplomacia até a criação do Estado de Israel durou 50 anos.
O Instituto que leva seu nome, desenvolve um amplo espectro de pesquisas que vão de energias alternativas a medicamentos contra a esclerose múltipla.
Dra Yonath especializou-se em cristalografia em 1968 no Instituto Weizmann onde ainda atua.Recebeu o Nobel em 2009 pelos seus estudos que permitiram interpretar a posição atômica dos ribossomos.
Para quem não sabe  ou não lembra (rsrsrs) , os ribossomos são estruturas nucleares de fundamental importância no controle metabólico. São a sede da síntese protéica onde os aminoácidos são encadeados para construir uma proteína.
Para leigos como eu, o que mais chamou a atenção na palestra foi relembrar, que embora ainda haja muito a se descobrir sobre antibióticos e sua ação contra infecções, hoje temos um grande avanço, capaz de debelar doenças que há poucos anos matavam sem chance de tratamentos eficazes. Dra Yonath citou famosos que morreram vítimas da ação de bactérias como Kafka, Orwell, Keats, Mozart, Chopin. Também comparou a ação dos antibióticos sobre as bactérias a uma briga do porte da Davi X Golias!
Hoje, fala-se muito do aumento da resistência das bactérias aos antibióticos existentes e é nesse aspecto que o trabalho da Dra Yonath torna-se de fundamental importância. A interpretação exata e antes desconhecida da posição atômica dos ribossomos permitirá o avanço na criação de medicamentos mais eficientes ou a possibilidade de encontrar a sinergia adequada entre diferentes antibióticos.
A palestrante é uma "jovem senhora" de 71 anos que exala energia e nos brindou com muito bom humor, tornando a palestra agradável e interessante.
Mostrou ainda que ao contrário da imagem que a maioria de nós tem de cientistas em geral, é possível "ser Nobel" e vibrar com os sentimentos mais primários do ser humano, como o amor e a ternura. Para o encerramento da palestra, Dra Yonath nos apresentou em slide a imagem do certificado de um título que possui e  considera mais importante do que o Nobel: O de melhor avó do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário