Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Paixão

Por força das circunstâncias, digo, 3 filhos, várias noras, muitos amigos de filhos, consultório e etc... lido com muita gente jovem.
Assim, as paixões "definitivas" são sempre parte das conversas.
Muitas vezes me divirto com a certeza deles de que o mundo vai acabar se a tal paixão não se concretizar.
Concretização aqui,tem um significado diferente: mutação, transformação.
Seria a tranferência do estado de apaixonado pelo de amando.
Me espanto também com a ideia dos jovens de que só eles se apaixonam. Nós os "velhos" seríamos ridículos se isso acontecesse conosco.
Isso vem da ideia de continuidade eterna, mas muitas vezes mentirosas dos relacionamentos.
Aquela coisa do até que a morte os separe.
Isso acontece sim,ainda bem! Mas são poucos os casos de casamentos ou algo que o valha que realmente serão eternos. Muitos continuam existindo por uma questão de manutenção das aparências, cumprimento de regras, por funcionalidade, comodismo... Há também os que são mantidos para que não se dê o braço a torcer no que se refere a grandes brigas compradas lá atrás, quando muitas famílias se posicionam contra a decisão de um casal, mas eles as enfrentam e levam a coisa adiante, só percebendo muito tempo depois que pais, família, amigos tinham razão. Mas, o desconforto com a admissão da falha os faz continuar.
Os que não se prendem ao caos que é viver algo que não completa, que não satisfaz e prefere a busca constante de algo verdadeiro, estarão sempre expostos ao "risco" de uma paixão.
E ela acontece em qualquer tempo. Tenha você 8 ou 80 anos!
O que é da alma,do coração, ninguém consegue frear!
E como é bom!
A paixão é aquela coisa que toma seu corpo inteiro! Que aperta o coração, acelera todas as funções do corpo e da mente. Aquele frio na alma, aquela paz misturada com deslumbramento na presença de seu alvo.
É aquele vazio imenso que dá cada vez que seu alvo se afasta, o medo da distância, que parece nos tirar a capacidade de respirar mas que se transforma, na proximidade, em uma corrente de ar tão forte quanto um tufão!
É aquele sorrir por qualquer coisa, se despreocupar quanto às coisas da rotina, ou adquirir a capacidade de fazê-las com os pés nas costas...
A diferença quando ela acontece quando se é jovem, é que se perde o freio, as decisões são todas impulsivas,arruma-se grandes confusões.
Na maturidade não. Somos capazes de reconhecer os sintoma se também os limites, e nos levamos a sentir apenas a parte boa, doce, acalentadora. Dificilmente nos permitimos impulsos, pois sabemos que para a mínima possibilidade de que aquilo venha a se transformar em amor, temos que caminhar com calma. Mesmo porque, se não se tem a correspondência de sentimentos, a dor é a mesma para jovens e maduros. Porém, os mais velhos conseguem uma certa alquimia capaz de abrir mão de um amor romântico e criar espaço para a amizade. Pois só depois de alguns anos se é capaz de entender o amor em todas as suas dimensões.
Mas, o que é preciso acreditar seja você jovem ou não, é que será sempre melhor prá você e para o mundo, que as pessoas se apaixonem e se permitam ser alvo de muito amor,sempre! 

5 comentários:

  1. Ai, ai... o amor.... Coisa boa né? Adoro me apaixonar e depois que descobri que podemos amara muitas vezes então... ahhhh preciso estar apaixonada... Beijos querida. Tá lindo o blog.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto. Bela reflexão. Parabéns!

    Sou meio cético, vivo fugindo do amor e da paixão, mas quando a gente se sente muito seguro, é que perdemos as defesas e aparece aquela pessoas que nos cativa, toca lá no fundo e tudo acontece de novo... Independente, como você disse, de ter 8 ou 80...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Para o amor não existe idade. Surge a qualquer momento!!E é muito bom, faz bem a saude e ao coração.
    Beijo
    Odila

    ResponderExcluir
  4. Paixão! Aprendi que a única pessoa que amou a mim e a você com uma paixão imensa, declarando publicamente seu intento de demonstrando a quatro cantos que veio para amar até o fim foi Jesus Cristo. Dele os amantes(que eu denomino não por ter um caso, mas por serem seres que amam) receberam uma carga desse amor apaixonado e se dedicam um ao outro, a ponto de reproduzir essa paixão aos filhos e eles aos filhos dos seus e meus filhos. Uma corrente sem fim de Amor Apaixonado.
    Quando se quebra a comunhão (separação) a a paixão esmorece e o Amor é transformado em Ilusão.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida amiga do coração.

    Não por acaso eu a vejo, leio e sinto-a escritora e poetisa. Mais ainda, com aquela sabedoria adquirida ao longo dos anos bem vividos e meditados.
    Destaque do seu post-poema:

    " que as pessoas se apaixonem e se permitam ser alvo de muito amor,sempre! "

    Paulo

    ResponderExcluir