Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

1º Forum de Cidadania do Pqe S.Jorge e Tatuapé

Acabei de chegar do Fórum de Cidadania do Pqe S. Jorge e Tatuapé.

O Tema do primeiro encontro foi segurança.

Decidi participar, afinal, falamos tanto sobre o que deve ou não ser feito.... O negócio é participar para colaborar ou ter como cobrar ações do poder público e da própria comunidade.

Na abertura fomos brindados com a apresentação da banda da GCM que executou Aquarela do Brasil, How Deep is your love? e brilhantemente o Hino Nacional Brasileiro.
Adoro ouvir nosso hino bem executado....



Estavam presentes  representantes de várias entidades representativas do bairro e o Fórum foi apresentado pelo Presidente do CONSEG Pqe S.Jorge e por Fernando Félix da Ass. Amo Pqe S. Jorge.

Foram três os palestrantes:

Major Olímpio, deputado estadual que falou sobre o papel fundamental do município na questão de segurança embora a CF de 88 só dê à ele um poder supletivo sobre o assunto, já que é o Estado que tem a responsabilidade pública no assunto.

Falou sobre os projetos existentes para a melhoria dos salários das polícias civil e militar que hj inicia em R$545,00.

Segundo ele, o orçamento para São Paulo no próximo ano é de 11 bilhões de Reais.

Mais uma vez, foi citado o exemplo do Morumbi, que por movimentação dos moradores conseguiu uma redução da criminalidade da região. O problema é que, segundo o deputado, para isso, foram desviados cerca de 80 policiais para aquela área.

Citou a necessidade de aumentar o efetivo das polícias e também a comunicação entre as polícias que não interagem por pertencerem a esferas diferentes.

Falou da importância das redes sociais como instrumento de mobilização social.

Finalizando fez questão de acrescentar que nos 34 anos que tem de polícia, as melhoras foram muito grandes, mas ainda há muito o que fazer.

A segunda palestrante foi a Dra.Elisabete Sato, Delegada responsável pela 5ª seccional que administra diversas delegacias da região, entre elas uma Central de Flagrantes.

Orientou a platéia a respeito das novas divisões da polícia civil recentemente
modificadas com a criação das Centrais de Polícia Judiciária que funcionam 24 horas por dia.

Enalteceu a nova postura da polícia civil diante de uma nova gestão, focada no planejamento estratégico mas os números fornecidos assustam. Para uma população de 1.265.872 habitantes existem apenas 195 viaturas!

Em minha opinião a observação mais importante da delegada foi a de que a população ao não fazer registro de boletim de ocorrência, distorce os números que são usados pela secretaria de segurança em seus planejamentos de ação e nas estatísticas que definem sua atuação.

Esclareceu que vários delitos como furtos de veículos, perda e extravio de documentos ou desaparecimento de  pessoas , podem ser registrados eletronicamente pelo site www.policiacivil.sp.gov.br

O Terceiro  palestrante foi Eduardo Odloak, ex subprefeito da Mooca que falou sobre os efeitos da degradação do espaço público sobre o aumento nos índices de violência.

Para isso apresentou exemplos de ações executadas pela sub Mooca durante sua gestão, com certeza uma das fases mais conturbadas da região, onde predominava o abandono de áreas públicas e o comércio de mercadorias ilegais, especialmente na "feira do rolo" e no lendário Largo da Concórdia que então foi recuperado, reorganizado e devolvido à população. A redução do número de furtos naquela área depois da retirada das barracas e recuperação da praça foi de 40%, número realmente significativo.

Odloak finalizou afirmando que a melhor forma de garantir não só a segurança mas qualquer outra prestação de serviço público, é o incentivo à organização da sociedade civil  em espaços como o Fórum de hoje e organizações representativas de diversos setores.

Eu teria inúmeras considerações a fazer, mas o intuito hj foi só passar um pouco do que foi dito por lá e chamara a atenção de todos para a necessidade de continuarmos a promover encontros assim que esclarecem a população e permite  a ela manifestar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário