Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 7 de março de 2012

Eu faria diferente

Sabe essa história de tirar os crucifixos dos orgãos públicos?

Eu faria diferente.

Pensem bem. O Brasil tem por norma que é uma nação laica desde que se tornou uma república. Isto significa que é "indiferente" às religiões, portanto, a existência do crucifixo em tribunais e outros orgãos públicos não teria sentido alem de contradizer a opção feita pela legislação.

Por outro lado o povo brasileiro é extremamente religioso e predominantemente cristão ( o que leva à presença do crucifixo). Pois bem, se a opção pelo estado laico prevê liberdade de credo, me parece que isso inclui a liberdade de culto inclusive a símbolos.

E onde mais o sujeito crente sente-se mais aliviado, confortado em suas angústias se não em determinados orgãos públicos.

Liberdade e respeito faz-se ao meu ver mediante a aceitação de diferenças e não a sua ocultação.

Minha sugestão?

Que símbolos religiosos de TODAS as religiões façam parte, sei lá, de um painel oficial colocado nos órgãos públicos!  Daria uma confusão danada eu sei! Muitos iriam questionar a ordem que os símbolos aparecem o tamanho de cada um... qualquer coisa seria motivo de discussão.

Mas ao menos, as pessoas, que são a razão de qualquer estado, veriam sua fé representada e seria ainda um belíssimo exercício de tolerância.

O que vocês acham?

Um comentário:

  1. Até que seria uma boa ideia. O problema é que tem muita gente com mentalidade atrasada e cristalizada nas igrejas...

    ResponderExcluir