Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Kubrick no MIS

Cinema é aquela coisa, todos tem suas preferências. Gêneros, atores, diretores, agradam a uns e não a outros.

Mas tem gente no cinema que é impossível ignorar mesmo quando não fazem aquilo de que você mais gosta.

Imagina só quando o caso trata de um diretor que brilha em gêneros tão diferentes quanto a ficção científica, os épicos e o suspense?

É o caso de Stanley Kubrick, diretor nova iorquino (1928-1999) que tem no currículo filmes impossíveis de ignorar como o polêmico Laranja Mecânica (71), Lolita ( 62 ), 2001 uma Odisseia no Espaço (68  ), Spartacus ( 60 ) e O Iluminado (80  ).



Desde Outubro de 2013 está em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, uma exposição que apresenta em diversos ambientes material original relativo à obra do diretor. São scriptis, claquetes, cenários e vestuário que encantam os olhos e a alma dos amantes do cinema. 

Maiores informações sobre a exposição podem ser vistas no site do Museu: http://www.mis-sp.org.br/ 

Recomendo a visita, mas corra porque a mostra termina neste final de semana!

Passear pelos 16 ambientes criados para a exposição é como fazer uma viagem surreal por diversas épocas e diversas sensações.

É como se você tivesse sido sugado por um labirinto que mobiliza em você todas as experiências vividas ao assistir aos filmes, só que desta vez de forma menos racional e  mais orgânica, sensorial.

Passar de uma sala à outra, por cubículos de um negro absoluto e abrir as cortinas, transporta você para o "mundo seguinte". Você sai da beleza luxuosa de Barry Lyndon para o ambiente futurista de 2001 para a seguir mergulhar na guerra do Vietnã no material de Nascido para Matar.  



As músicas marcantes das trilhas nos fazem viajar ainda mais pelo que nos é apresentado e criam o clima ideal para a visita, como no espaço reservado para o suspense de O Iluminado, montado em um cenário que remete ao hotel onde se passa a trama. Você vai abrindo as "portas" dos diversos quartos para deparar-se com objetos de cena!

Uma delícia também poder admirar o disco de ouro pela trilha de Laranja Mecânica e mais ainda o Oscar pelos efeitos especiais de 2001!!

Não deixe de ir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário