Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Só Copenhague não resolve...

Entre 7 e 18 de Dezembro, acontece o grande encontro de Copenhague, que em primeira instância, prevê a criação de um novo tratado que substitua o de Kyoto. O encontro discutirá especialmente o aquecimento global e a necessidade de medidas que reduzam a emissão de CO2.

Outros encontros aconteceram. Eco 92 no Rio, Berlim 95, Kyoto 97. Dois países, não aderiram ao protocolo de Kyoto, Japão e EUA. George W.Bush, então presidente, alegou que a redução de emissão do CO2 prejudicaria a economia de seu país. Hoje, com a economia americana prejudicada por coisas bem mais simples e paupáveis e com Barack Obama no poder, provavelmente haverá outra postura, ao menos, é o que se espera.

Cerca de 200 países devem participar da conferência, entre eles os 2 maiores poluidores , China e EUA. O Brasil está em 17º lugar.

Isso me leva a lembrar que nossa posição no ranking de melhorias na educação é: 80º lugar....

O encontro na Dinamarca é de extrema importância, já que lá vão estar representantes de entidades de defesa do meio ambiente e autoridades importantes que tem o poder de tomar decisões. Porém, a emissão de CO2 não é o único problema que ameaça o planeta, talvez nem seja o maior. Por exemplo, 20% da população mundial não tem acesso à água potável...

Mais uma vez, acredito que sem um projeto educacional amplo sobre sustentabilidade em todos os níveis escolares, de nada adiantarão as caras conferências mundiais. Só Copenhagen não resolve...

Outra vez acredito também que só as pessoas, cada indivíduo, pode salvar o planeta e garantir a sobrevivência humana.

É "chique" fazer comentários sobre o assunto, discursos políticos sobre o tema rendem votos. Mas o que cada um faz para colaborar?

Sou de um tempo onde não se pensava muito no assunto, gastava-se água, madeira, papel e energia elétrica à vontade. Filha de uma mãe à frente de seu tempo, estranhava a importância que ela dava por exemplo, ao reaproveitamento de água da máquina de lavar, alegando que muita gente no mundo e especialmente no país, caminhava "léguas" por um balde de água...Ela estava certa...

Há 2 anos estive em Passa 4 - MG, uma instância mineral e fiquei pasma ao ver que existem bicas de água pela cidade, jorrando ininterruptamente.... É agradável, dá uma sensação de abundância, mas gente, isso não existe na natureza! Os recursos são escassos!

A palavra sustentabilidade refere-se ao uso de recursos hoje, de forma a não prejudicar as gerações futuras. As palavras de ordem dos defensores do ambiente são Reduzir, Reutilizar e
Reciclar .

As medidas são simples, mas a necessidade crescente de valorizar o ter ao invés do ser, atropelam sua aplicação.

Cito aqui umas poucas mudanças que podem colaborar com a preservação do meio ambiente:

- Economia de água: fechar torneiras enquanto ensaboa a louça, faz a barba ou escova os dentes. Varrer a calçada antes de enxagua-la (em São Paulo isso é quase um ponto de honra, todos os dias é possível ver gente usando litros de água para lavar calçadas...).

- Energia elétrica: dar preferência aos aparelhos certificados. Diminuir o tempo de banho. Diminuir o tempo de TV (quem sabe ler?). Não manter luzes acesas desnecessariamente.

- Materiais: usar madeira de reflorestamento, papel reciclado, usar objetos até seu limite, evitar materiais de difícil decomposição.

- Consumo: Dispensar as embalagens plásticas, as caixas de papelão, papéis de seda e etc... que envolvem por exemplo as roupas. Água em garrafões são um problema, por conta do material da embalagem e por criar mais uma rotina de transporte em veículos, em geral à diesel, grande poluidor.

-As medidas, especialmente as básicas não tem fim e exigem muito pouco dos que as adotam.

Outras medidas estão a cargo de profissionais específicos como engenheiros e arquitetos que ao meu ver, tem por obrigação criar projetos sustentáveis. Ou os que desenvolvem embalagens ou as utilizam que devem dar preferência aos não poluentes. E aos jovens e gente que se acha descolada porque compra um celular por mês, usa marcas com histórico duvidoso de produção e não se importa com o material ou os meios usados na fabricação de seu cosmético ou perfume. Se liga pessoal! Só Copenhage não resolve...

Um comentário:

  1. Infelizmente acho a questão do meio ambiente só vai ser levada de fato a sério quando atingir os poderosos, coisa que não acontece hoje em dia. Então todos irão correr para aprovar leis que lhes garantam o pouco ou o nada que restar.
    Quanto a nós vale as pequenas ações, vale olhar para a sacola do supermercado e ver se aquele monte de plástico é de fato necessário para levar meia dúzia de coisas até em casa.
    Volto a defender o escotismo de raíz, onde aprendemos que na terra onde passamos só devemos deixar nossas pegadas.
    Essa semana estava revendo as fotos do grande incêndio da Austrália e me deparei novamente com a foto do resgate do coala...confesso que ainda me sinto engasgada por emoções diversas. Mesmo ela tendo morrido alguns meses depois por outra doença, acredito que aquela imagem reflete bem a barbárie atual contra o meio ambiente.
    Que Deus tenha piedade de nós e das nossas atrocidades, porque sim, somos todos responsáveis.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir