Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sobre 20 de Novembro

20 de Novembro

Dia da Consciência negra

O que será que Zumbi do Palmares pensaria disso?

Duvido que aprovaria.

Em um país, onde as diferenças de raça, religião, ideologia e especialmente nível social são tão grandes, a diversidade deveria ser a data a comemorar.

Este tipo de seletividade, só faz aumentar a percepção de que as diferenças devem ser fixadas.
Em um mundo onde as pessoas vem perdendo a noção de respeito e sociabilidade, datas específicas como esta, orgulho gay e outras levam à sensação de que devemos manter os guetos, e que cruzar suas fronteiras seria uma afronta.

Hj uma amiga twitteira disse que a aprovação de leis contra a homofobia provavelmente não surtirão efeito. É óbvio que não! As comemorações também não fazem olhar com melhores olhos as diferenças....

A única coisa que fará o mundo mudar, é a recuperação dos conceitos de moral, ética, liberdade e amor. E mais uma vez digo: precisamos nos lembrar de sermos humanos, tornar-mos pessoas.

Só esta noção é capaz de nos fazer olhar o outro como um espelho, mesmo q do outro lado, a cor, os ideais e as opções sejam diferentes.
Viemos e vamos da mesma forma e para o mesmo lugar. Ou alguém aí pensa em um "céu quilombo" um "paraíso ariano" "um kibutz exclusivo"? Provavelmente, teremos o nada. E torçamos para que nossa consciência não sobreviva, porque descobriremos que ela não tem cor, raça, opção sexual e nem dinheiro....

3 comentários:

  1. De fato acredito que estas comemorações são tão eficiêntes quanto o sistema de cotas...servem apenas para segregar mais, com a diferença que esse feriado aí do sudeste (aqui no sul não é feriado), serve unicamente para as pessoas de maior poder aquisitivo, que coincidentemente no Brasil são brancas, terem um dia de descanso em alguma bela praia.
    Talvez possa parecer uma observação um tanto forte, mas é a pura realidade que nos dói adimitir.
    Discordo um pouco quanto ao dia do orgulho gay...acho que é necessário um dia assim, mas não para festa e bebedeira como vem sendo em todas as capitais, como um desfile de aberrações nas avenidas. Defendo que o dia do orgulho gay seja um dia de reinvindicações, em favor do casamento, da adoção como qualquer outro cidadão brasileiro que paga impostos.
    Isso vale também para o dia da consciência negra, que seja um dia para sairmos as ruas e reverenciar os nosso antepassados que chegaram nessa terra acorrentados como animais. Enfim...como eu já havia dito no twitter é uma questão de revolução mental que não se resolve através de leis. Grande abraço a todos que frequantam o blog!

    ResponderExcluir
  2. Parece que há um dia para o negro e todos os outros são para os brancos... Assim como o dia da mulher, todos os outros são dos homens?
    Respeitar os gêneros, misturar raças e cores tornam o mundo muito mais interessante, rico e fantástico!
    SIM à diversidade!
    NÃO à ignorância!

    ResponderExcluir
  3. Só pra lembrar:

    Segundo o artigo I da Declaração Universal dos Diretos Humanos, "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade".

    Entretanto, o extremo personalismo humano não apenas serceia os direito alheio em prol do interesse egoísta, mas comete a perfídia inominável de negar dignidade à outra pessoa humana!

    Sendo desta ordem o 'modus operandi' da raça adâmica, esse tal de 'espírito de fraternidade' não passa de utopia... entretanto, de esperança também se vive... ou se morre!

    ResponderExcluir