Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 4 de março de 2010

Antes do Oscar

Faltando poucos dias para a entrega do Oscar, eu, cinéfila de carteirinha desde criancinha, resolvi falar de cinema. Sou do tempo das matinées aos domingos, quando as sessões começavam às 14 hs e eram exibidos 2 filmes. Se vc quisesse poderia assistir a todas as sessões seguidamente pagando um único ingresso. Isso só não era possível quando o filme das 20 hs era proibido para menores de 18 anos. Neste caso, o lanterninha tirava os menores da sala. Como o cinema ficava há 2 quadras da minha casa, já viu né? TODOS os domingos, lá estava eu....

Mas, apesar do Oscar, resolvi falar de cinema sim, mas brasileiro.

Gosto, mas não sou técnica no assunto. Então, não entendo direito pq alguns grandes atores de TV, não parecem tão bons no cinema, sei lá se o problema são as diferenças nas técnicas, se é falta de uma produção melhor....

Mesmo fazendo estas ressalvas, gosto muito do cinema nacional, e torço para que nossos filmes não precisem apelar para o sistema de cotas para exibição, ou continuem a ser apreciados em festivais mundo afora.

Afinal, nosso primeiro filme rolou em 1897!!!!! Não faz pouco tempo.

Passamos por diversas fases, a Vera Cruz nos anos 40, as chanchadas da Atlântida nos 60, o Cinema Novo de Glauber até chegarmos às produções já bem elaboradas dos 70, quando surgia também a EMBRAFILME.

Ninguem pode negar a competência do cinema americano, do italiano, do francês e mais recentemente do indiano, mas, o Brasil tem feito boms trabalhos. Porém, precisamos deixar de ignorar nossas produções. Precisamos prestigiá-las até para que possamos com nossas críticas, dar aos produtores e diretores o caminho das pedras (e dos dólares!).

Só prá ilustrar, cito aqui os meus favoritos em cinema nacional, outra hora com mais tempo falarei de alguns deles.

Meu favorito continua sendo O Homem da Capa Preta (se não me engano de 1986) com José Wilker e uma grande sacada, ao mostrar a passagem dos anos pela alteração da decoração...D+!
Aí, sem uma escala de preferências, recomendo:
Abril espedaçado
O Bandido da Luz Vermelha
O Beijo da Mulher Aranha
Belini e a Esfinge
Bicho de 7 Cabeças
Carandiru (10!)
Carlota Joaquina
O Casamento de Romeu e Julieta (10!)
Cazuza
Central do Br
Um Certo Capitão Rodrigo (Botou Veríssimo no meio eu dou 10!!!!)
Cidade de Deus (10!)
Com Licença Eu Vouà Luta
A Dama do Lotação
Deus é Brso.
Dona Flor e seus 2 maridos
Eles não usam Black Tie
Eu sei que vou te amar e Eu te amo (10!!!!)
Feliz Ano Velho
Floradas na Serra
Gabriela
Garrincha Estrela Solitária
Gatão de Meia Idade
O Homem que Copiava
A hora da estrela
Independência ou morte
Jorge um brasileiro
Lisbela e o prisioneiro
Lucio Flávio
Marcelo Zona Sul
Noel Poeta da Vila
Os Normais
O pai i o
Orfeu
O Pagador de Promessas
A Partilha
O Quatrilho
Todos os de Roberto Carlos
Se eu fosse você
Sexo Amor e Traição
Tropa de Elite (osso duro de roer...epa! 10!)
Xica da Silva
Ah! esqueci: Saneamento Básico (10!)

Quando der, continuamos.
Bjs pessoas

Um comentário:

  1. E viva o cinema brasileiro!
    Saneamento Básico é um dos meus favoritos,não só por seu gaucho, feito por um dos meu diretores favoritos, mas porque é realmente engraçado, bem feito e trata de um tema importante.

    ResponderExcluir