Campanha nas ruas, eleições mais próximas, militantes a mil!
Em Outubro, teremos o resultado. Em Janeiro alguém assume a Presidência da República , os Governos Estaduais, vagas no Senado e na Câmara.
Algo sempre muda diante de uma nova gestão. Para melhor ou pior, ou fica tudo mais ou menos na mesma.
Você quer este país melhor?
Quer a Democracia efetivada?
Então, saia da cadeira e participe! O poder só será exercido pelo povo e para o povo no dia que a a população decidir realmente participar, não apenas pelo voto, que afinal é obrigatório, mas com sua atuação direta nos destinos do país.
Como?
Participando por exemplo dos diversos conselhos municipais, estaduais e federais existentes. Lá, você pode interferir, cobrar de perto, fiscalizar e opinar.Ou seja, coresponsabilizar-se pelo destino do país.
Procure conhecer o que há e como participar. Busque algo que lhe fale à alma, ao coração. É um conselho de segurança? de meio ambiente? o tutelar? Vá em frente, participe ou ao menos conheça.
Participe também das consultas populares que são divulgadas pelos municípios e você poderá ajudar a decidir o que será melhor para sua localidade.
Informe-se sobre seus direitos. Há tantos instrumentos! : direito de petição, ação popular, mandados de injunção e segurança....
Na própria Constituição (ex:art. 10,37,187,194) você encontra todos as informações de que precisa! Leia a Lei Orgânica do seu município, acompanhe o trabalho daqueles que você e elegeu.
Só assim, uma nova gestão do país mudará algo. Com você e para você.
O Brasil só mudará alguma coisa, se houver uma Profunda Reforma Política e Eleitoral. Caso contrário, o País continua no mesmo lugar, ou seja, na MERDA!!!!!
ResponderExcluirÉ isso ai Patricia,pra criticar primeiro preciso participar.Em São Pulo temos os CONSEGs, foram criados no tempo do Franco Montouro.Esse conselhos fazem reunões mensais onde a comunidade local leva suas reinvidicações ou reclamações diretamente aos representantes da Prefeitura ao Delegado,Comandante da PM e outros orgãos convocados.Muito legal, pena que é pouco divulgado e assim pouco frequentado pelos membros das comunidades.Democrácia é assim:ou o povo assume o governo ou não é democracia.Texto perfeito.Um abração.
ResponderExcluirRoberto Laranjeira
Opinar é um modo de intervir e, para isso, é preciso deter informações acerca de todos os canais de participação. Seu artigo é um lúcido alerta para os processos de escolha dos nossos governantes.
ResponderExcluirbjs
CONCORDO EM GÊNERO, NUMERO E GRAU ...
ResponderExcluirÉ PRECISO MAIS PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
É POR CAUSA DO A OMISSÃO DOS BONS, QUE OS MAUS GOVERNAM NESSE PAÍS !!!
DE QUE ADIANTA AS PESSOAS CRITICAREM OS GOVERNANTES MAS PERMANECEREM DE BRAÇOS CRUZADOS ?
@DRLUIZAUGUSTO_
Isso mesmo, ficar reclamando não resolve nada. Vamos "arregaçar as mangas" e "mãos à obra"!
ResponderExcluirMuito bom, Patrícia.
ResponderExcluirÉ precios informar a população de como podem participar efetivamente e exercer os seus direitos.
Abraços,
Débora Martins
@educacaolivrepp