Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 27 de novembro de 2010

Alô #TwitterMix !

Neste final de semana, acontece em Bento Gonçalves, RS, o Twitter Mix, evento que irá discutir o papel das redes sociais na construção da realidade. Saiba detalhes no site: http://twittermix.net/

Seja aqui ou no Twitter, tenho falado sempre no assunto.

Não sei como descrever minha frustração por não poder ir ao evento! Mas, não vou resistir a participar de alguma forma, por isso resolvi fazer esta postagem hoje, como uma forma de "palpitar" no que vai ser discutido por lá. Espero que a intromissão seja bem vinda e possa colaborar.

Como meu "vício" é o Twitter, usarei seu nome muitas vezes,mas sem desprezar que as mesmas coisas podem ser alcançadas pelas outras redes.

Pretende-se discutir alguns temas, todos interessantes e muito importantes neste mundo novo em que estamos vivendo a partir da importância crescente das redes sociais.

Hoje, não há um dia que algum assunto ou ideia não seja certificado por sua presença nas discussões das redes sociais. Telejornais e mídia impressa citam postagens das redes,especialmente do twitter ou dizem algo como: "Tal assunto (ou fato) é importante (ou real), como disse fulano (ou organização) no Twitter dia tal".

Há perfis institucionais aos montes. São ONGS, Prefeituras, empresas privadas, publicações. Algumas, valem-se das redes apenas para divulgar sua atuação. Acho isso legal, muitas informações nos são úteis ou ao menos esclarecedoras. Outras, mantém alguma interatividade com seus seguidores, o que acho melhor ainda! Isso ficou claro no início do ano, durante as tragédias climáticas que assolaram o país. A divulgação das situações precárias dos locais atingidos, mobilizou muita gente através doTwitter e as informações obtidas, facilitaram as mobilizações para doações em tempo recorde. Foi o caso do São Paulo FC por ex, que divulgou que estaria recebendo doações no estádio, fazendo com que a informação corresse rapidamente. Da mesma forma, acredito que as mídias locais das tantas cidades do país, podem e devem interagir com seus leitores através das redes sociais, fornecendo informações e recebendo-as. A partir daí, podem criar pautas, matérias e mobilizar ações. A possibilidade de sabermos o que se passa em cada canto do país amplia não só o conhecimento, mas também oportunidades para todos.

Muito importante também é a interação com aqueles que ocupam cargos públicos. Pelo twitter eles podem descobrir de forma mais clara os anseios das pessoas e também podem ser cobrados e acompanhados por elas. Só não "dá as caras" quem não pretende fazer aquilo que consta em seus discursos....

Temos dois grandes exemplos: ClaudiaCostin, Secretária de Educação do município do R.J. e Andrea Matarazzo , Secretário Estadual da Cultura em São Paulo. Eles estão na TL quase diariamente e respondem questionamentos dos seguidores, falam de seu trabalho, são transparentes.

Acho totalmente viável melhorarmos e solidificarmos qualquer tipo de ideia através do Twitter. E aí se encaixa a questão da preservação ambiental, da sustentabilidade. Uma ação pontual a respeito, no mínimo chamará a atenção para atitudes simples a serem adotadas para que se proteja toda uma geração de diversas espécies e do planeta. Tive uma experiência interessante a esse respeito, lá pelo meio do ano. Postei uma "atitude sustentável" super simples e recebi uma resposta "espantada" de uma prefeitura de uma grande cidade brasileira!  Foi como se eu tivesse dito algo absurdo, mas a medida da qual falei, já é usada no mundo inteiro por aqueles preocupados com a questão ambiental.

Minha visão da rede é positiva, mas não vivo num mundo de fantasia. Temo os riscos também. De manipulação, de mobilizações para ideias erradas, etc... Mas esse é um problema que teremos que enfrentar de forma atenta para estarmos prontos para interferir quando necessário. Essa questão só pode ser assustadora, na medida que é assustadora a condição cultural do brasileiro, ponto em que também é possível trabalhar de forma positiva e aí quem sabe, a longo prazo consigamos ter uma população mais consciente e por isso menos sugestionável por absurdos.

Quanto aos relacionamentos virtuais, não vejo incoerência em relação aos reais. Na nossa vida real, convivemos com muitas pessoas, mas nossos laços só se estreitam com algumas poucas. É assim no Twitter também. Tenho ótimas experiências! Acho totalmente possível que nos tornemos amigos de alguns de nossos seguidores. Basta ter o bom senso de observar por algum tempo, interagir cada vez mais e ver no que dá. Fiz bons amigos. Pessoas de quem eu realmente gosto muito, que aturam meus períodos de mau humor e desfrutam dos dias bons. Algumas conheci pessoalmente. Outras estão muito longe e talvez nunca nos conheçamos pessoalmente, mas fica no ar a real atenção e carinho.  Há dias até que entramos em conflito, como na vida real, mas depois tudo se acerta.O que talvez tenhamos que nos acostumar é com a possibilidade de esta ser realmente uma nova realidade deste novo mundo, onde teremos mais amigos virtuais (mas verdadeiros ) do que presenciais.

Há ainda a possibilidade antes inimaginável de interagirmos com nossos ídolos ou com pessoas de níveis sócio-culturais de toda ordem, o que pode beneficiar a todos.

O importante é que possamos nos adaptar às novas formas de relacionamento e fazer delas algo construtivo
para o maior número possível de pessoas.

Tenho dito.

Sucesso para o #TwitterMix!

Nenhum comentário:

Postar um comentário