Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Judaísmo na PUC

Todos os que me acompanham por aqui, conhecem minha preocupação e minhas esperanças de que um dia o mundo aprenda a relacionar-se consigo mesmo além de ideologias e preconceitos.

Assim, fiquei muito feliz e honrada de ter podido acompanhar a instalação de Cátedra de Cultura Judaica na PUC-SP, que aconteceu hoje, 17/11/2010 no Auditório Paulo Freire no Teatro TUCA.

Compuseram a mesa, D. João Mamede (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de SP), o Reitor da PUC Dirceu de Mello, Isaiah Arkin (V.P. da Universidade Hebraica de Jerusalém) o Vereador Floriano Pesaro, o Cônsul de Israel em SP Ilan Sztulman, e o Presidente da Cátedra José Luiz Goldfarb.

O objetivo da cátedra é divulgar e permitir pesquisas a respeito da cultura judaica em todos os seus aspectos: religião, ciências, música, literatura etc...

Todas as falas das autoridades foram esclarecedoras sobre o entusiasmo em  proporcionar à universidade brasileira a oportunidade de refletir sobre esta cultura tão importante para que se compreenda a evolução humana, já que todos reconhecem, o judaismo é um dos pilares da civilização ao lado das culturas grega e romana.

Não podemos deixar de nos lembrar que o povo judeu também é conhecido como o povo do livro, por sua paixão pelo conhecimento.

Chamou a atenção na fala do vereador Floriano Pesaro a citação antiga de que para muitas religiões o estudo leva ao paraíso e que para o povo judeu, o estudo é o próprio paraíso. E também a afirmação de que a tolerância é resultado do conhecimento.

O encontrou terminou com a palestra de Isaiah Arkin "Salt and Acid Transport in Human Pathgens" , muito interessante e proferida com muito bom humor pelo professor.

Eu estava ali, como "observadora" de fato tão importante e bem vindo. Bem vindo, em minha opinião, pois concordo totalmente que o conhecimento e a convivência pacífica entre os povos fará de nós uma espécie melhor,mais forte e com mais potencial para criar e manter a vida.

Parabéns à PUC - SP e boa sorte a todos os envolvidos,especialmente ao Prof. Dr. José Luiz Goldfarb, esse defensor ferrenho da cultura em geral e da judaica em especial. Culturas que ele leva a todos sem distinção, em um trabalho de divulgação pública inclusive nas redes sociais, unindo pessoas de todos os lugares e condições sócio-culturais em torno do interesse pelo saber e pela nossa melhoria enquanto pessoas.

Um comentário:

  1. Aplausos para essa relevante iniciativa, que, sem dúvida, traduz democracia de diversidade cultural.

    ResponderExcluir