Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 6 de novembro de 2010

Merde!

Hoje foi um dia louco prá mim!

Um dia daqueles que vamos de 8 à 80 em segundos!

Logo pela manhã, e não me perguntem porque, liguei a TV enquanto fazia o café e ouvi a entrevista de Zeca Pagodinho no programa da Xuxa. Como vocês sabem e o nome do blog explica, gosto de todo tipo de música, mas nunca tinha chegado ao ponto de me emocionar com uma do tal cantor! Mas hoje aconteceu. Se não me engano o título é "Bom avô", onde ele canta: Sou bom filho, bom pai, merecedor, quero ser um bom avô"

Mexeu comigo, pois acho que é esse o desejo de todos os que se tornam avós como aconteceu comigo há 3 anos e 11 meses que passaram voando!.

Fui brega? Talvez, mas a maioria dos sentimentos e sensações tendem ao brega....

Aí, à tarde, tinha ingressos para o teatro infantil. Prá levar a neta, claro! A peça seria Aladim e o gênio Maluco. (muito boa por sinal!)

Fui buscar a pequena, que estava linda como sempre e fomos curtir o programa em uma tarde fria típica de São Paulo. Tudo normal, até que chegando ao teatro, me dei conta de que seria o primeiro contato dela com as artes cênicas ali, ao vivo e a cores!

Prá mim um privilégio ser aquela que a introduziu nesse mundo mágico que tem tanto a oferecer!

Mas também uma grande responsabilidade! E se ela não gostasse? E se tivesse medo?

Por outro lado me senti na obrigação de fazer o "serviço completo". Não queria que fosse apenas uma experiência de consumo de arte, mas de algo mais, de conhecimento, precoce, mas marcante.

Logo na entrada, mostrei a ela as figuras representativas do teatro, as máscaras da comédia e da tragédia e expliquei  o que significavam. Ela olhou.... pensou.... e achou que na verdade as duas máscaras (carinhas), sorriam. Uma mais e outra menos... O que que eu ia dizer? Concordei, fazer o quê?

Aí fui mostrar o cartaz da peça é fazer uma pré apresentação das personagens.

As portas foram abertas e eu não tirava meus olhos dos olhos dela! Queria saber o que se passava neles! E eles estavam grudados no telão à frente da cortina, que falava da programação teatral da semana. Tenho certeza que ela achou, que aquilo era o teatro. Uma espécie de mini cinema.

Mas ao 3º sinal as cortinas se abriram. E por trás delas surgiu uma linda bailarina de dança do ventre e mercadores barulhentos.

Os olhos dela ficaram arregalados! A boca entreaberta, a respiração suspensa....

Mas o que me surpreendeu foi a minha reação. A de gráu 80 de que falei lá no começo. Não consegui por vários minutos conter as lágrimas! Lágrimas de emoção por ver uma pessoa descobrindo uma das mais belas coisas do mundo! A fantasia, a realidade encenada, sonhos que são oferecidos....

Ainda bem que ela não percebeu, se não eu teria dificuldades de explicar o que estava havendo ou ela pensaria que eu estava com medo do sultão ou da bruxa!

Busquei uma definição de teatro para postar aqui. E gostei muito desta:  "Segundo a Enciclopédia Britannica, a palavra teatro deriva do grego theaomai (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber, contemplar (1990, vol. 28:515). Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto (Theological Dictionary of the New Testament vol.5:pg.315,706)" (Wickpédia)

E do início ao fim, foi isso mesmo que vi nos seus olhinhos estupefados! Intensidade, envolvimento, questionamentos e o melhor de tudo, muitos sorrisos!

Ao final do espetáculo, depois de cumprimentar e beijar os atores, ela disse: "que coisa doida vovó! A bruxa má virou uma princesa boazinha que dá beijos na gente!" e ainda acrescentou: " Foi a primeira vez vovó e eu nunca mais vou esquecer!"

Tomara que seja assim. E que este texto possa ser lido por ela daqui a 10, 15, 20 anos, para que saiba o sucesso que foi na minha vida esta estréia na vida dela.

Merde!

14 comentários:

  1. Querida!!! Que lindo!!!

    Acredite, minha tia, irmã caçula do meu pai, me levou ao teatro, em São Paulo, quando eu tinha 6 anos, e nunca, nunca mais me esqueci deste momento mágico!!!
    Até hoje, amo essa linguagem artística em especial. Já fui a inúmeras peças, já participei do grupo teatral das minhas escolas e universidades que cursei.
    Ao ler sua narração, voltei aos tempos de criança, quando tudo começou e agradeço a minha tia Maria Helena por ter me levado a tantos eventos culturais desde a mais tenra idade!
    Parabéns minha querida, pela pessoa que você é!! Felicidades sempre junto à sua família!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. As experiências com as crianças são maravilhosas, a gente aprende a ser adulto com elas, engraçado né... Ainda não tenho filhos, mas tenho meus sobrinhos o Pedro e o Guilherme os quais são meus mestres hoje em dia. Saudades do Pedrinho que está na ásia no momento, mas sempre nos falamos. Adorei o Post.

    ResponderExcluir
  3. Sabe qd vc se emociona e fica sem as palavras? Pois é, foi isso que aconteceu. Mas a emoção acabou liberando as palavras e saiu um texto todo caprichadinho que se perdeu aqui pq o blog não aceitou o comentário. Estou tentando de novo. Depois vou reler pra tentar buscar o comentário na primeira forma. Parabéns e obrigada pela emoção. Beijos

    ResponderExcluir
  4. O que é a vida, senão as experiências?
    Você deu à ela uma mágica, que um dia irá compreender como teatro. Mas esse encanto, jamais será igual. Foi muito bom ler seu texto, absorvê-lo e se sentir parte desse seu momento especial.
    Que daqui a 10, 20 anos, seja mágico para ela, ler esse texto e voltar ao tempo, desse dia.
    Parabéns.
    Abs, Claus.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma filha de 4 anos e percebo que ser avó de fato é algo mágico...parece que a vovó(o) aproveita 5 x mais a parte encantadora desses serezinhos que tanto nos tráz felicidade.
    Aos avós trazem felicidade triplicada.!
    Parabéns por aproveitar tão bem a dádiva de ser vovó.!
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo...

    Você me fez lembrar da primeira vez que eu fui ao teatro, fui ver a peça "O Médico e o Monstro" foi encantador, embora a peça tenha sido em inglês, eu pude entender algumas coisas...

    Nunca vou esquecer desse dia e sei que ela também não.

    Beijos querida. Ah e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Certos momentos da vida são inesquecíveis mesmo. Ainda não tenho netos, mas fico imaginando como será qdo acontecer. Grande privilégio p vc poder levá-la ao teatro p/1a vez. No seu lugar, talvez eu tivesse chorado tb. Lembro da minha 1a vez no cinema. Fiquei maravilhada. Outros tempos, outros valores. Esse encanto da infância devia permanecer em nós por mais tempo. Curta sua neta ao máximo!

    Beijos p/as duas.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Linda Patricia, lindo. E não sabia que já era avó.Pensava que voc"ê tinha uns vinte e poucos anos. Nào esqueço a emoção do teatro da minha infância. Não esqueço... Lembro da emoção, como amei aquilo. Lindo isso no universo infantil. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Tb amei o texto! Lindo!!!Tive o privilégio de ter avós mágicos e infelizmente minha filha não tem tantas oportunidades de aproveitar os seus, como aconteceu comigo!

    ResponderExcluir
  12. ADOREI!!!!!!

    Vc é uma super avó... bjks e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  13. Carminha, minha sobrinha querida,
    Eu é que devo agradecer porque ainda adolescente pude compreender a extensão da vida e da alegria através de vcs e os seus primos da sua geração. obrigada vc por se lembrar da sua titia menor de grande ....
    milhões de beijocrilhos* saudosos
    Tia Malê
    * beijinhoscom sucrilhos (c0omo qdo vc era uma menina rsrsrs)

    ResponderExcluir