Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Chega!




Chega, tá na hora de parar !

As eleições municipais já terminaram, a para o governo federal já está sendo "produzida".

Um lado ganhou ( e ganhará ) e o outro perdeu (e perderá), simples assim.

Não! não estou dizendo q os mesmos vencerão ou perderão... nunca se sabe...

Só sei que a situação está muito ruim em todos os sentidos neste país e que se não nos mexermos para dar um rumo melhor para nossas vidas, tudo continuará ladeira abaixo.

A recente onda de violência em São Paulo, que todos sabemos é fruto de engrenagens muito mais complexas do que uma simples disputa entre mocinhos e bandidos, é só um ponto a mais nessa bagunça. 

Mas um ponto que nos dá símbolos extremamente doloridos como as mortes de duas crianças, uma de 10 e outra de 2 que não tinham nenhum vínculo com os alvos das balas que lhes tirou a vida. 

Mais difícil ainda é a sensação de não estarmos autorizados a "valorizar" demais essas mortes já que milhares de outras, tão importantes quanto,  ocorrem todos os dias há anos desde que o país se tornou uma nação independente e pelos mesmos motivos.

Perdemos todos os valores que garantem uma convivência civilizada e produtiva?

Acho que não, mas com certeza temos valorizado demais nossos próprios ganhos, nossos sucessos, e por eles temos feito qualquer coisa. 

Falo na terceira pessoa, porque de alguma forma TODOS nós somos responsáveis sejam nossos "desvios" de conduta mínimos ou enormes.

Em sociedades supostamente organizadas todos tem que colaborar, participar. É um engano sem tamanho acharmos que ao delegarmos poder para alguns e cruzarmos os braços estará  tudo bem.

Não, não basta.Temos que interferir d todas as formas possíveis cada vez que algo nos parece errado ou duvidoso. 

Infelizmente vivemos em um país de deseducados. E a deseducação quase invariavelmente vem acompanhada de uma certa inocência, uma certa confiança exagerada em tudo o que "brilhe" um pouco mais. E também de uma subserviência temerosa, paralisante. 

Mas algo tem que ser feito e em todos os setores. Seja quanto à violência, a saúde, a seca, nos alagamentos, na indústria, no comércio, na oferta de trabalho, na educação e se formos listar todos os problemas brasileiros não terminaríamos nunca. 

E o que temos feito? Nada que surta efeitos.

Acho uma bobagem, uma perda de tempo as pseudo direita e esquerda do país irem para as redes sociais e fazer fogo cruzado enquanto tudo de ruim continua acontecendo país afora. Não resolve...

Apontem soluções!

Chega!! 

Vamos prestar atenção no que realmente acontece à nossa volta. Esqueçam os índices divulgados... A maioria deles é maquiado, no mínimo tendem a uma interpretação digamos, falso positiva. E não venham me contradizer, todos sabem disso. 

A realidade é o que vemos em nosso dia a dia: as inúmeras cracolândias espalhadas por aí, as filas nos serviços públicos e privados de saúde, nossas crianças e jovens analfabetos no mínimo funcionais e o contraste dos nossos salários com alguns setores por aí.

É só observar! Alguns salários receberão reajustes incríveis já no início do ano, como os dos vereadores de São Paulo, o de juízes e de muitos outros cargos, especialmente os públicos. Por quê?  Qual é a justificativa? Os serviços prestados por essas categorias (todas elas) melhoraram? 

E os preços das obras públicas? Será que é isso mesmo? 

Vamos parar de perder tempo com acusações e provocações mútuas e admitir que tem coisa errada pra tudo quanto é lado!

A começar por nós mesmos cada vez que cometemos pequenos desvios por considera-los inócuos.

Não são. Ultrapassar o farol, "queimar" o colega de trabalho, colar na prova... são pequenos detalhes que vão se acumulando, vão sendo agregados aos desvios alheios e temos como consequência  essa tsunami de tragédias coletivas cuja tábua de salvação tem sido o salve-se quem puder, eternizando assim nossos problemas.   



Chega!

3 comentários:

  1. Amiga, é terrível constatar, que para que prevaleça uma posição, outras devam ser menosprezadas e principalmente, AVILTADAS.
    Aprendi que um "modelo" deve me desafiar, motivar e principalmente TORNAR-ME MELHOR. Não melhor que o outro, mas a cada dia ter a obrigação de superar-me.
    É evidente que nessa busca a "caridade" do olhar o próximo é uma baliza, pois não há como sermos melhores, sem que nos sensibilizemos com o nosso semelhante, que teve berço mais pobre, ou mais miserável, ou ainda alimentos, assistência, proteção e tudo o que um ser humano precisa e merece.
    Hora de juntar pedras para construir pontes e estradas planas. Tropeçar é muito fácil e na maior parte das vezes CONVENIENTE.

    ResponderExcluir
  2. E o mais chocante é que aqui no NE o número de mortes é várias vezes maior sem nenhuma cobertura do Jornal Nacional. SP tem o menor índice de homicídios per capta do país mas não sai da mídia.

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA PATRÍCIA

    SE O NOVELO CHAMADO BRASIL ESTÁ TODO EMARANHADO E CHEIO DE NÓS DEVE-SE A DISPLICÊNCIA DE CADA BRASILEIRO DAS GERAÇÕES PASSADAS QUE, LUTARAM PELA DEMOCRACIA, PELO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO PELOS MALFEITOS DO REGIME MILITAR E QUE, AO CONQUISTAR TUDO ISSO, PASSOU A SER UM CIDADÃO ALIENADO E CREDITANDO AOS ELEITOS DESTA DEMOCRACIA(?) 300% DE HONESTIDADE, ÉTICA E QUE TRABALHARIAM INCANSAVELMENTE PARA O PAÍS E O DESENVOLVIMENTO HUMANO.
    COM ESTA POSTURA FOMOS NOS AFASTANDO DA VIDA POLÍTICA (COMPREENDER, FISCALIZAR E COBRAR OS 3 PODERES) E ELES (HOMENS DO PODER) A PREGAR LOROTAS DIÁRIAS COM A CERTEZA DA IMPUNIDADE.
    NÃO HÁ DIREITA OU ESQUERDA A SER DEBATIDA E SIM DECÊNCIA E IMORALIDADE COMO OS PRATOS DA BALANÇA DA JUSTIÇA EM TODA A SUA COMPLEXIDADE.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir