Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

domingo, 27 de janeiro de 2013

Santa Maria e o resto de nós

Preciso iniciar este post dizendo que nossos corações estão unidos aos familiares das vítimas. Foi terrível.



Mas isso é a vida. E nós meros, joguetes.

Joguetes mas petulantes, metidos à besta mesmo. Nunca vamos aprender que não se brinca com a sorte.

E se tem algo que me incomoda é ver que continuamos vivendo à base de reações aos fatos.

 Nunca aprenderemos a prevenir?

As grandes tragédias que vivemos hoje ganharam cores mais fortes graças às novas tecnologias que permitem, como neste caso, que momentos antes ou durante os fatos sejam enviados ao mundo em segundos.

Isto deveria nos alertar ainda mais para a única coisa que em muitos casos poderia nos ajudar: abandonar nossa hipocrisia.

Somos hipócritas quando ficamos por aí alardeando nossas opiniões sobre fatos como esse que aconteceu no Rio Grande do Sul nessa madrugada, buscando culpados e fazendo acusações, porém, aceitamos (quando não o fazemos) que um dinheirinho para molhar a mão da fiscalização não é um mal tão  grande assim. Somos especiais! Nada vai acontecer no nosso estabelecimento, no nosso edifício ou com nosso carro sem pneu. E os caras são corruptos mesmo! É um horror.

No caso de Santa Maria, ainda haverá muita investigação, muitos depoimentos até que se consiga dar alguma "satisfação" às vítimas.

Mas o resumo da história todos conhecemos. Ele acontece no país inteiro o tempo todo desde muito tempo.

São edificações e negócios que funcionam sem fiscalização das normas mínimas de segurança, funcionários sem treinamento para lidar com emergências e especialmente uma população que nunca teve governantes interessados em prepara-la para situações assim, afinal, nós, os especiais, jamais passaríamos por isso.

Imaginem se nos  países que vivem em alerta permanente contra furacões, terremotos ou vulcões, não houvesse um preparo da população local.

Acontece, que incêndios, alagamentos, desabamentos são mais possíveis do que tragédias naturais.

Novamente digo que nossa legislação precisa ser alterada, modernizada e cumprida! 

Nossa população precisa aprender que viver no país do carnaval e do futebol, aparecer na mídia como o país que dá certo em meio ao caos mundial, só funciona diante da hipocrisia e da idiotia geral. Contra a vida, aquela da qual somos joguetes, de nada adianta.

E o cumprimento da Lei, a extinção dos corruptos (tá, diminuição) e a construção de uma vida minimamente segura está em nossas mãos.

Isso começa na educação, passa pelo voto, mas só se sedimenta mediante mudanças éticas individuais capazes de proliferar, contaminar o coletivo.



Santa Maria, Rio Grande do Sul, estaremos vibrando positivamente, cada um ao seu modo por vocês..    

4 comentários:

  1. Querida Patrícia

    Em 140 caracteres do TT fui escrevendo o mesmo raciocínio que você.

    Marisa Cruz

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, estas são as únicas palavras que tenho agora no coração: silêncio e indignação.

    Eu não sei se as pessoas conseguem refletir num acontecimento como este, mas aqueles que têm filhos precisam ficar alerta. Sim, eu sei que eles não nos ouvem, mas precisamos dizer sempre aos filhos que as pessoas não estão interessadas em nós como pessoas, mas como contribuinte que vota e tem poder de compra. Desculpe-me, mas tive de escrever juntando a minha indignação ao seu texto que é um clamor.

    Sonia Salim

    ResponderExcluir
  4. Patricia,não consigo falar muito.Passei a madrugada e metade do dia ajudando nos avisos do TT e Face,enquanto chorava e me identificava com as vítimas e de seus familiares.Foi só o que eu podia fazer naquela hora.Qto ao seu texto assino em baixo.Enquanto houver a ganância a banalização do ser humano,tem que haver pessoas como vc que luta contra os motivos que provocaram esta tragédia e todas as outras neste país.Foi um clamor mesmo.

    ResponderExcluir