Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pare Agora!

É hora de parar!



Não, não estou dizendo para parar com as manifestações, ao contrário. O país viu que funciona, viu também que nossos governantes não estavam preparados para elas.

Falta ainda que  uma boa parcela da população se junte aos manifestantes, justamente aqueles que por ignorância, temem usar seu direito de protestar e desconhecem que em uma democracia o povo deve mandar, o povo deve dizer o que e como quer. Mas eles chegam lá, especialmente se conseguirem evitar os atos descabidos dos vândalos.

O que estou dizendo é que é hora de parar para fazer aquilo que nossos governantes nunca fizeram ou fizeram mal: planejar, planejar de forma estratégica para definirmos quais são nossas prioridades, o que queremos e em que ordem! E ir para as ruas até que todas elas sejam atendidas.



Acredito até que os fatos da semana sejam um prenúncio do fim dos partidos que estão aí e de alguns políticos que insistentemente vem se mantendo no poder sem nada fazer por nós.

Talvez seja finalmente o início da real democracia.

Não deixemos que ninguém fique alheio ao fato de que fomos nós que os elegemos, mas para cuidar do que é de todos não para cuidarem do que é deles.

Será muito difícil definir prioridades porque demoramos demais para acordar e mostrar que não somos idiotas, mas é possível. 

Nossos jovens tem meios para dirigir isso hoje em dia.

Acho importante ainda que as manifestações continuem nas mãos do povo, sem referências a partidos ou a políticos.
Eles não estão impedidos de participar, mas como gente comum, trabalhadores, pagos pelo povo.

E muito cuidado! eles vão infiltrar gente nos movimentos para tentar manipula-lo.



Minha sugestão é uma espécie de plebiscito pelas redes sociais! Uma pesquisa com as pautas mais importantes que seriam elencadas em um ranking que ponto a ponto fosse reivindicado.

Sugestão de pautas?

Vou dar minha opinião, mas digo desde já o que muitos já sabem, minha preferência é sempre pela educação que leva aos meios para buscar melhores meios para chegar a todo o resto.

Pautas de revindicação:

1- Melhoria do ensino  :
- que história é essa de alfabetização no 3º ano? alfabetização é no 1º! 
 -exame de avaliação de professores nacional com posterior trabalho de "conserto"                das falhas encontradas. 
- Escola pública em tempo integral de excelente qualidade.
- Universidades públicas para quem não pode pagar e não o contrário..
- Diretores para dirigir, pedagogos para pensar ensino, professores para ensinar.

2 - Saúde:
- mais hospitais, melhores faculdades de medicina, controle do serviço prestado pela saúde privada, acesso facilitado a exames e medicamentos, tratamento humanizado.
- Saúde pública como prioridade em TODO o país.

3 - Segurança: Começando pelo controle das fronteiras tentar diminuir a entrada de drogas no país, leis mais severas, revisão URGENTÍSSIMA do Código Penal. Polícias mais bem treinadas e equipadas, mais atenção às forças armadas.

4 - Cidades:
- Um grande esforço nacional para pensar as cidades do ponto de vista urbanístico, do uso e ocupação do solo, visando bem estar da população e funcionalidade.

5- Constituição Federal:
- a nossa, virou uma colcha de retalhas, está ultrapassada, precisamos de uma nova mais objetiva, mais enxuta.

6- Mudança do sistema eleitoral 

7 - Mudanças no sistema tributário.

8 Que tal começarem por providências IMEDIATAS quanto às secas do N Ne? Meios existem, qualquer profissional de engenharia ou agronomia, geógrafos e outros tem conhecimento delas...

Mas é preciso saber que nada disso vai resolver de forma isolada. 

É indispensável que nos deem total transparência sobre os gastos públicos, de forma clara, para que todos saibam exatamente onde nosso dinheiro está sendo usado.

Gostaria muito que começassem com os gastos com as copas das confederações e a mundial. Quanto foi previsto? Quanto foi realmente gasto? Qual o lucro dos envolvidos? Pra que servirão as estruturas criadas depois?

Portanto, os meios de controle dos gastos públicos devem ser aperfeiçoados.    

Tem muito mais, estrutura aeroportuária, hidrovias e ferrovias, moradia, reforma agrária, incentivos agrícolas...

Por isso, é preciso sentar, consultar a população (as redes sociais podem ajudar muito) e decidirmos o que queremos.



Então, Pare Agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário