Nossa bandeira diz: Ordem e Progresso.
Não quero aqui discutir a segunda parte, o progresso, porque embora ele venha acontecendo está muito aquém de nosso potencial.
Neste momento estamos na Ordem ou ao menos em busca dela.
Insisto em tudo o que disse no post anterior, só acrescento que pelo o que li nas últimas horas, um referendo é o caminho mais adequado para buscarmos nossos ideais.
Digo isso porque segundo entendi, o referendo apresentaria à população projetos completos para serem ou não aprovados por ela, diferente do plebiscito onde definiríamos metas que seriam organizadas e normatizadas "por eles", um perigo danado!
Insisto também, que seria ideal uma enquete nas redes com o mesmo fervor das convocações para as manifestações, para que tivéssemos clareza sobre os pontos mais importantes a serem reinvindicados, quais nossas maiores preocupações.
Claro que não vamos conseguir resolver tudo de uma vez, mas ficou muito claro o quanto as mobilizações mexeram com os governantes e o quanto eles desconhecem do próprio oficio, na medida que decisões foram tomadas e abandonadas em intervalos de poucas horas.
Também ficou claro que quando querem ou são empurrados) eles fazem tudo muito rápido e sem burocracias como na votação da PEC 37.
Mas temos que ficar alertas!
É muito pouco.
Nossos maiores e mais antigos problemas continuam aí.
Parar agora é loucura. Se pararmos, eles voltam ao normal. Em breve, não pensarão em mais nada além da campanha eleitoral que já bate à nossa porta. Portanto, cuidado também com os interesses eleitoreiros.
Este é um daqeles momentos em que seria preciso que a população compreendesse que funcionários públicos (os que executam os planos) são mais importantes que os políticos. Que os políticos deveriam ser NOSSOS porta vozes para levar até os servidores o roteiro a seguir ao invés de criar obstáculos na maioria das vezes por interesses pessoais.
Existem orgãos publicos e pessoas responsáveis por cada uma de nossas necessidades.
Vamos definir todas elas e exigir que cada grupo de responsáveis trabalhem transparentemente sobre elas.
E pelo amor! Vamos acompanhar de perto!!!!
Não podemos perder este momento da história , o primeiro em muitos anos a mostrar uma lamparinazinha no fim do túnel e acesa por nós, à revelia da maioria deles...
Como dizia a avó da minha avó, o que engorda o boi, é olho do dono. Outra fase feita, mas cabível, "O preço do sucesso é a eterna vigilância." Bjs
ResponderExcluirCom essa enorme legião de analfabetos funcionais o plebiscito torna-se um perigo.O referendo é mais seguro.
ResponderExcluirVamos mudar Brasil...seu povo, a Rua é importante reclamar para chegar aos políticos corruptos, mas é preciso também saber agir, e cumprir com as obrigações.
ResponderExcluirComo é que agora os políticos tiram das gavetas os projetos parados? medo...medo da pressão e o povo não pode esquecer...acorda Brasil, vamos tirar toda essa cacalhada que atrasa nosso Brasil. Reforma política e em todos os setores judiciários que deixam muito a desejar. Não acredito na maioria dos políticos e nem na turma de advogados, promotores, juizes...voc~e acredita? não dá mesmo.
Adalberto Day cientista social e pesquisaor da história em Blumenau