Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Srs (as) Candidatos (as)

Chegou a hora!

Candidaturas confirmadas, todos saem para a batalha.

Estas, são palavras daquilo que se costuma chamar de um "Zé Ninguém" , no caso uma Maria.

De alguém da plebe. Uma brasileira sem origens estrangeiras próximas.

Alguém que vem de uma família de migrantes que deixou o estado de origem para viver na grande metrópole, como milhares de outros.


Uns discordarão do Zé Ninguém. Tá certo, tive o privilégio de estudar (como ainda poucos no país), tenho a benécie de um emprego seguro, embora muito mal remunerado. Meu raciocínio ainda funciona e pude viver os dois lados da moeda: estabilidade financeira e penúria quase total.

Também privo da convivência próxima com socialistas e capitalistas, pobres e ricos, cultos e incultos, democratas e ditadores, ateus e beatos....

E vou surfando entre as ondas revoltas deste mar que é a vida.

Por isso, acho que meus anseios e esperanças, refletem os de muitas pessoas.

Não queria estar no lugar de vocês. Não acho que seria capaz. Administrar um país tão grande e diverso, é tarefa árdua. Mas me permito o direito a sugestões, quase súplicas, no intuito de deixar aos que me sucederem, um lugar melhor pra se viver. Um país respeitável.

Já falei aqui sobre isso algumas vezes, mas volto a abordar o assunto pois o momento é crucial.

O Brasil precisa de muitos ajustes. Justiça, oportunidade para todos, saúde, vigilância nas fronteiras, economia estável de verdade, boas relações exteriores, meios de transportes adequados e menos onerosos, enfim, muita coisa.

Mas, não tenho dúvidas quanto à primeira das necessidades: educação.

Se não melhorarmos neste aspecto, jamais poderemos usufruir de nenhum outro benefício.

Precisamos recuperar os professores que ai estão, e formar melhor os novos. E isso passa pelo controle total sobre as escolas de formação. Não é possível que haja uma nova universidade a cada piscar de olhos! Não é desculpável que professores tirem nota zero nas matérias que lecionam, nem é razoável que se pense em dois professores em uma mesma sala.. Isso nunca foi assim, e até 2 ou 3 décadas atrás funcionava perfeitamente.

Talvez devamos substituir as teorias da psicologia e da pedagogia por mais ênfase nas velhas e boas noções de moral e bons costumes. Retrógrado? Acho que não. São mercadorias escassas nos dias de hoje.

E pensem bem; além de melhores profissionais em todas as áreas (por ex. médicos que esqueçam a palavra"virose"), a melhoria na educação nos dará também pessoas mais críticas, mais capazes de encontrar soluções, de preferência pacíficas, para todos os nossos problemas. Claro que pessoas assim, também darão à vocês muito mais trabalho, mais cautela ao fazerem promessas e apresentarem programas. Mas pensem, isto é bom, para o país, para a humanidade.

Os bem intencionados não tem o que temer.

Precisamos também reencontrar nossas raízes, enaltecermos nossa cultura. Bullyng, juventude transviada, gangues organizadas e coisas no gênero, não fazem parte de nossa realidade cultural, ao menos não como nos dias de hoje. E definitivamente não podem ser aceitos como coisa normal e nem tratadas com delicadeza. Ou cortamos certos males pela raíz e rápido, ou perderemos completamente o rumo.

Obras grandiosas, grandes reuniões internacionais, desenvolvimento tecnológico são importantes e trazem visibilidade. Mas nada disso tem valor quando o povo morre nas ruas sem casa, sem segurança, de fome e por ignorância. Quando em um país, o trabalho é escasso, o salário insuficiente e o povo não sabe nem ao menos compreender o que se passa, os grandes feitos dos governantes deixa de ter qualquer valor.

Pensem excessivamente em nossos jovens. Dêem à eles uma luz no fim do túnel (e que não seja a locomotiva!).

Pensem em nossos velhos, que diferentemente de vocês, não tiveram uma vida solidamente garantida por ótimos salários e bem menos tempo de labuta.

E voltem a pensar nos jovens que envelhecerão também. E com a fragilidade de nossa previdência atual, morrerão à míngua.

Pensem.

Passem a agir.

Sejam dignos de nossa confiança.

Passem para a história com louvor

É muito provável que os srs (as) nunca me vejam filiada ou agregada a partidos e grupos de apoio a nenhum de vocês. Mas isto não me faz surda nem cega a tudo o que se passa. Assim, também é provável que até Outubro eu volte a fazer novos comentários e apelos.

Obrigada e que vença o melhor, o mais coerente, o mais digno, o mais decente. Aqule que souber disputar com base na realidade e não da fantasia.

4 comentários:

  1. Amém!
    Extraordinário o texto, ressalto "Pensem em nossos velhos, que diferentemente de vocês, não tiveram uma vida solidamente garantida por ótimos salários e bem menos tempo de labuta."

    Protesto replicado! E só faço mais um pedido: Pensem no planeta e não apenas na humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, evidente que educação tem que ser prioridade, todos sabemos que não falta dinheiro, o que falta é vontade política, professores que mal sabem efetuar as operações matemáticas básicas, conheço um monte. Duas professoras por sala é apenas abertura de postos de trabalho, não se justifica. Desrespeito aos aposentados é inaceitável e desumano. Voce sabe a minha posição em relação aos candidatos à presidencia, quero um Brasil mais democrático.

    ResponderExcluir
  3. e que vença o melhor! e que o melhor dê prioridade à educação...e q a educação ensine a ser honesto...e q os honestos sigam a sua consciencia...e q as consciencias não declinem de trabalhar pelo bem comum...e q o bem comum seja uma obrigação e prazer de todos.....

    @zecalins1405

    ResponderExcluir
  4. Patricia, que Deus e o candidato eleito te ouçam!!!!!! Esse texto, maravilhosamente escrito, por sinal, traduz muito bem o nosso pensamento. Parabéns!

    ResponderExcluir