Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Caro Zico, desanima....mas temos que reagir

Acabei de ler a entrevista de Zico nas páginas amarelas de Veja desta semana.

Concordo com quase tudo que ele fala, por isso, me desanima um pouco, mas temos que reagir.

Mais uma vez a questão se resume àquelas necessidades das quais venho falando aqui há tanto tempo, que atingem não só times de futebol mas o país como um todo, suas instituições públicas e privadas: educação e boa gestão.

De um lado o ex jogador e atual diretor executivo do Flamengo, fala da necessidade de administrar melhor os contratos e incluir neles responsabilidades mais claras para todos. Por outro, fala da desculpa que se usa sobre a origem humilde dos jogadores como causa dos desmandos que vemos todos os dia.

E é isso. O que me desanima é ver que Zico é consciente o suficiente para dizer a seguinte frase: "Seria ingenuidade minha achar que posso transformar, de uma hora para outra uma cultura de leniência tão arraigada no clube.(...)". É, não pode mesmo. Mesmo porque no caso do Flamengo, frear alguns jogadores, pode implicar em mexer com, digamos, grupos perigosos.

Mas espero que Zico tenha tempo e energia para fazer muito e que se transforme num exemplo nacional,

A necessidade de melhoria na gestão é muito importante em empresas e escolas, como já falamos aqui no blog. E de educação, nem quero comentar, se não vocês desistem de me ler!

Zico cita o exemplo da escola de futebol do São Paulo. Onde além de treinamento, os aspirantes ao time recebem informações sobre valores importantes para a vida, são cobrados no desempenho escolar e no bom comportamento. É um caminho.

A grande maioria de nossos grandes jogadores são de origem muito simples,vem de comunidades pobres, tiveram amigos que enveredaram pelo crime. Eles tiveram uma grande chance de mudar o quadro das próprias vidas. Só que isso acontece sem muito acompanhamento. Muitos pais fazem seu trabalho, mas muitos não tem estrutura para isso! Acho até que a maioria. E convenhamos, sair de um estado miserável para grandes fortunas de um dia para o outro, enlouquece qualquer um! Há de se ter uma estrutura e equilíbrio difíceis de obter.

Portanto, mais uma vez, a coisa se resume em administrar bem o negócio e quem sabe ensinar aos rapazes a administrar também. Investir em sua formação pessoal com educação escolar (em horários alternativos quem sabe?) e transmissão de regras e valores. Acompanhamento psicológico também é essencial, mas nada de psicanálise por favor! Aqui ela não é adequada. Sugiro psicoterapia breve (para focar em situações específicas) ou psicodrama, algo mais dinâmico e de resultados mais palpáveis e compreensiveis. 

É de extrema importância para esses jovens compreenderem os conceitos de liderança e sua posição de ídolos de uma nação, alguém que será imitado por milhões de outros jovens. Enfim, a compreensão de que ser rico e famoso traz novas responsabilidades junto com a realização de todos os desejos. E que seus desejos de conquistas materiais devem vir acompanhados dos emocionais, daquela sensação de paz e bem estar tão  mais simples de se conseguir com o sucesso nas mãos.A tarefa é árdua, mas é um dos pontos em que o Brasil poderia começar a trabalhar para mostrar aos jovens do país, como se constrói vencedores.

Desanima... mas precisamos reagir.

5 comentários:

  1. As pessoas honestas são a minoria? Não, não somos. Apenas estamos desmobilizados.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade brasileira passa por um momento de transição importante. A consciência coletiva cresce, mas ainda é insignificante no sentido de conter força para enfrentar tão grandes desafios. Mas como é transição, e transição se faz para frente, espero que acumulemos energia suficiente para que num futuro próximo possamos fazer da infância a vanguarda da construção de um novo tipo de cidadão, livre, consciente, engajado e participativo. Com isso, dificilmente casos como o do goleiro Bruno, do Fla, teria o tipo de foco que está tendo hoje.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do seu blog, que conheci no Twitter... e linkei vc no meu http://porqueoradionaotoca.blogspot.com/ em amigos não musicais.... se tiver um espacinho pra amigos aqui, ficarei feliz pela retribuição!

    Também estou te seguindo aqui!

    Parabéns pelo blog!

    Cleber

    ResponderExcluir
  4. Momento difícil, não é só no Brasil não.
    As sociedade humanas estão perdidas diante de infinitos desafios. Na prática, sabemos o que fazer, mas não sabemos como começar a fazer as mudanças...
    Assusta mesmo, você tem razão.

    ResponderExcluir