Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Luto por nossas crianças.

Acabamos de saber pelo twitter, da morte de um menino de 11 anos, atingido por uma bala perdida dentro da sala de aula no Rio de Janeiro.

Algumas pessoas, chocadas, dizem que não há o que possamos fazer.

Acho que no mínimo podemos gritar para o mundo ouvir: CHEGA!!!!!!!!

Dói demais ouvir uma notícia dessas. O pior, é que várias outras idênticas acontecem por aí e nem ficamos sabendo!

Imagina o desespero dos colegas, dos professores, do diretor da escola?

Como alguém da este tipo de notícia para a família?

E os pais? Possíveis irmãos?....

E nós? Como sentimos isso? De forma banal? Eu não. Meus 11 anos...Como foram lindos! Quantas descobertas! Quais seriam os planos deste menino para o dia de hoje? Não interessa. Foram interrompidos!

Me lembro como se fosse hoje do meu espanto quando da morte de Daniela Perez. Garota linda e talentosa, no auge da fama.  Meu pai, ex policial e ex combatente da segunda guerra, disse o seguinte:

- Filha, tenho pena sim, me choca. Mas me choca muito mais saber das mortes de mocinhas da idade dela que saem de casa as 5 da manhã para trabalhar na fábrica e são estupradas ou mortas, sem que nada seja feito, ou alguém saiba. E isto acontece centenas de vezes ao dia! Essa moça, no mínimo será justiçada pela família e pela empresa em que trabalhava.

Ele não estava errado. Embora o que nós, pais e mães chamamos de justiça teria consequências muito maiores do que as que vimos.

Este caso da bala perdida, surge concomitantemente com os casos Mércia e Elisa. Dois outros absurdos.

Vai ser difícil consertar tudo isso. Mas NÃO é impossível!

Temos que ir às origens do problema, a falta de princípios, em minha opinião causada por um longo tempo de péssima educação e culto ao poder, ao dinheiro, às aparências. O assunto é complexo demais para ser analisado aqui. Temos também que criar novas e mais rigorosas leis com urgência. Preparar e deixar a polícia agir. Tudo ao mesmo tempo!

Temos que ter Deputados Federais que saibam que Alagoas e Pernambuco são estados diferentes da região Nordeste do país. Que não incluam cachaça na cesta básica. Que saibam o que é um genoma.

Temos que nos estarrecer diante de certos promotores aposentados, que adotam crianças. Como é que nossa justiça pode estar na mão de gente assim. Ah! é uma exceção? Sinto muito, mas este tipo de exceção não pode acontecer.

Enquanto nada disso acontece, só podemos, cada um ao seu modo, vibrar pela força da família e de todos os envolvidos. E também pela mudança de comportamento dos que cometem crimes a torto e a direito como se nada tivessem a perder.

Assumamos o Luto por nossas crianças.

4 comentários:

  1. Tenho três filhas (9, 12 e 15 anos). Não consigo deixar de me colocar no lugar de uma mãe que perde seu filho de forma tão brutal. Dói muito e sinto-me impotente, apesar de tentar fazer uma corrente para que se aumente a cultura de paz no nosso país, através dos trabalhos com os alunos, parece que o trabalho contrário anda muito mais depressa.

    ResponderExcluir
  2. Sou carioca, e uma da razões q me levou a deixar o Rio foi a violência, q naquela época (20 anos atrás)já era grande. Esses casos de bala perdida, na maioria das vezes atingindo inocentes, é um absurdo !!! Devemos clamar por justiça sempre e dar um basta para a impunidade vergonhosa.

    ResponderExcluir
  3. As balas perdidas só existem porque perdidos estão os valores do ser. Digo sempre que o homem, entre os animais, alguns conseguem ser mais bicho que os outros bichos...

    ResponderExcluir