Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bloqueio Criativo


Olá Pessoas!

Meus seguidores tem reclamado que meus blogs estão "parados".

É verdade, tenho escrito muito menos do que o habitual.

Mas calma! Isso acontece com muita gente, é o tal do "bloqueio criativo" um mal que afeta vários profissionais que dependem de ideias para trabalhar, como escritores, publicitários, designers e artistas em geral.

Eu não sou uma profissional! Sou apenas uma pessoa que achou nos blogs uma maneira de "falar com as paredes" diferente, de pensar alto, ou coisa assim.

E foi muito bom descobrir que muitos gostam de ler o que escrevo, comentam, opinam, embora o façam muito menos do que eu gostaria.

O tal bloqueio criativo uma hora passa, mas como fui acometida por ele, resolvi expor o fato para que, quem sabe, ele se "assuste" e vá embora!

Como não sou profissional, escrevo quando quero e 95% das vezes sem nenhum planejamento. Só escrevi com antecedência, a última série de posts do Paz e Tal. E não gostei. Não adianta, meus textos só ficam razoáveis quando escrevo de forma impulsiva. Também não reviso textos. Eles são publicados exatamente como surgem na minha cabeça e por isso flutuam entre estilos e assuntos diversos.

É a primeira vez que o bloqueio acontece, aí fiquei pensando nas causas do problema, relembrando casos do consultório.

O bloqueio pode surgir por muitos motivos e é diferente em várias situações.

Quando ele vem em sua atividade profissional, procure causas organizacionais, como pressão por resultados, um clima ruim, um chefe novo (que vc ainda não sabe como reagirá) e stress pré promoção ou diante de uma fase de corte de gastos por exemplo.

Nos artistas, embora os motivos possam ser bem concretos como pressa em entregar uma peça encomendada, uma exposição que ainda precisa de mais obras,  em geral são motivos pessoais, subjetivos, como "falta" de sensibilidade, uma fase pessoal complicada, um amor novo e perturbador, um desamor...

Gestores podem ser bloqueados até por mudanças no mercado mundial...

Não podemos deixar de lado, possíveis causas físicas como doenças diversas que minam o organismo e afetam, as funções cerebrais.

Depressões são grandes bloqueadores, uma espécie de fator 50 anti criatividade.

Euforia também. Às vezes estamos tão "ligados" que as ideias se perdem num mar de sensações intensas e confusas que tornam o processo criativo um caos de dispersão.

Alguns falam em falta de tempo. Não acredito nisso.

No meu caso, não é o tempo que determina se vou escrever ou não. As ideias muitas vezes surgem no meio do dia, durante uma reunião de trabalho ou conversas com amigos... e aí, TENHO QUE escrever, é como se as ideias quisessem sair de mim e voar para o papel ou para a tela do PC.

Ultimamente, ando enfastiada com as coisas absurdas que acontecem por aí em vários setores da realidade. O incômodo vem da programação da TV, passa pela educação no país, pela segurança, pelos cataclismas políticos ou econômicos mundiais sem falar nas coisas da natureza.

Tá tudo tão errado e todos parecem tão cegos e surdos que eu desanimo mesmo....

Situações pessoais também podem ter colaborado para a escassez de textos, e isso também é muito comum. São aquelas situações em que o medo toma conta de nós. Medo de uma auto exposição exagerada, de falar bobagens ou ainda o fato de estarmos mergulhados em sentimentos, pensamentos pessoais, dúvidas que nos absorvem tanto que param tudo, inclusive qualquer pensamento criativo.

Mas passa e quando menos esperamos já estamos por aí dividindo opiniões e dando palpite na vida alheia.

Aguardem

2 comentários:

  1. Oi, Patrícia, tem também aquele momento de revisão e reformulação de conceitos que precisamos para algumas mudanças na vida. Parar e organizar os pensamentos, tomar novos rumos, tudo isso é muito importante. E depois voltar com força total.
    Bom tema!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Patricia!
    Seu tema é muito bom e as pessoas passam mesmo por ele. Ninguém escapa. Pelo menos quem escreve, certo?

    Ah,como apareci aqui?
    Você deu um RT na minha mensagem no twitter e aqui estou, comentando no seu blog.
    Vou te seguir. O papo está muito bom..

    Anny(@Annyllinha)

    ResponderExcluir