Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

54º Prêmio Jabuti




Hoje, 28/11/2012, aconteceu cerimônia de entrega do 54º Prêmio Jabuti.

Neste ano foram 29 categorias.

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio foi criado em 1957 e a primeira premiação ocorreu em 1959. Tem o Jabuti como símbolo por influência da cultura nacionalista daquele período.

Em 2011, foram mais de 2.600 obras inscritas. O prêmio considera não só a qualidade de autores e obras mas todas as etapas da produção de livros, o que o diferencia e valoriza.

Há 25 anos José Luiz Goldfarb é o curador e neste ano, foi constituido também um conselho curador.

A Premiação aconteceu na Sala São Paulo, um marco cultural da cidade, com presença maciça de convidados de todas as áreas da arte, da política, empresários,apresentação de Carlos Tramontina (impecável) e... gente de sorte como eu.

Estar ali, sempre é um privilégio e me faz pensar muito.

Especialmente quando a premiação acontece um dia depois de o Brasil ser classificado como o penúltimo país em qualidade de educação por uma pesquisa da Economist Intelligence Unit.

Penso que ainda há esperança, ao menos se considerarmos que todos os envolvidos na premiação, dos organizadores aos concorrentes e  premiados  são gente numa batalha diária por uma certeza, a de que só o conhecimento pode nos trazer tudo aquilo que desejamos: de melhores condições de vida à melhor de todas as condições: a paz.
Ali, tudo é oferecido: de conhecimento a sonho. Estórias e histórias são contadas, nossa trajetória registrada.  
Cada uma das categorias nos oferece um mundo de saber, capaz de nos dar as armas de que precisamos para reconstruir o mundo.


Entre eles nomes de representantes de todas as vertentes.

Os Prêmios principais, divulgados só hoje foram para:

Ficção: A mocinha do Mercado Central  de  Stela Maris Rezende

Não Ficção: A Saga Brasileira de Miriam Leitão.

Muito emocionante o agradecimento de Miriam Leitão, que disse estar realizando um sonho. Disse ainda que é a única pessoa do mundo que foi capaz de chorar ao escrever um livro de economia.

As fotos que tirei por lá estarão no facebook e no Twitter.

A todos eles, organizadores, participantes e premiados, nossos parabéns e uma torcida constante para que a batalha da informação e conhecimento que travam seja vencida, com louvor, o mais breve possível.

E um agradecimento especialíssimo ao incansável Jose Luiz Goldfarb. Foi lindo!

Um comentário:

  1. Obrigada, Patricia, por essas informações tão valiosas a todos nós. Extenso o trabalho de José Luiz Goldfarb, muito bom. Parabéns a todos os envolvidos!

    Abraços!

    Sonia Salim

    ResponderExcluir