Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 3 de março de 2010

Sobre Redes Sociais e Pessoas

Estou afastada do Twitter há algumas semanas, obviamente contra minha vontade....

Mas, sempre dou um jeito de dar uma entradinha para dizer um olá.

Há alguns dias, comentei lá, que me preocupa o fato de que as pessoas, simplesmente passaram a me ignorar, não respondendo aos cumprimentos. Claro que não são todos. Sempre há aqueles que reagem imediatamente à nossa presença virtual.

A maioria considera normal a questão antiga do "longe dos olhos e longe do coração" "quem não se comunica se trumbica" como diria o velho comunicador.

Eu levanto aqui outra questão. A da falta de integração cada dia mais forte entre nós, seres humanos.

Entre os que sigo e os que me seguem, por vício de profissão, sei que há os tímidos, os desconfiados (principalmente entre os famosos) e aqueles que não tem muita afinidade mesmo. Porém, mesmo entre os que tem uma aparente grande afinidade, também há os que pararam de interagir comigo depois deste afastamento....

Volto a bater na mesma tecla senhores e senhoras: o ser humano precisa reaver sua condição de ser gregário, precisa retomar a capacidade de trocar afeto (mesmo que virtual) ou mesmo travar contatos comuns, aquela educação que há muitos anos nos fazia cumprimentar o vizinho, o dono do bar, o jornaleiro.... coisas da civilização pacífica.

Existem pesquisas que dizem que vc só consegue se relacionar virtualmente com cerca de 150pessoas. Eu diria que essas são aquelas com que vc troca idéias constantemente, mas é possível dizer um oi ou um muito obrigada a todas as outras. É uma questão de "ser humano" de "Tornar-se Pessoa" como diria Carl Rogers.

Para mim, acolher pessoas em seu coração de forma indelével, é condição primeira para que a violência no mundo comece a ceder. Quea tolerância comece a ganhar espaço, substituindo atos agressivos gratuitos como os que vemos diariamente por aí.

Agradeço a atenção de vcs mais uma vez.

Até a próxima.

6 comentários:

  1. muito pertinente seu post parece que se vc não ficar on o dia todo vc não e ninguem

    Esse sinal é muito ruim para as relações pessoais e humanas

    ResponderExcluir
  2. O seu texto tem uma fluência admiravel e em muitos pontos falou por mim. Aqui na web algumas pessoas são diferentes do que são na realidade. A maioria, acredito é mais atenciosa e dedicada porque sabe que se não der RT, postar algo interessante e interagir, não terá gratificações. Com milhares de pessoas na rede, se você não der algo bom não receberá nada em troca. Não se precocupe que os ingratos, chatos e mal educados sempre existirão. Obrigado por suas palavras e vou segui-la sempre ! Abraços. Paulo

    ResponderExcluir
  3. As pessoas só se lembram de nós qdo nos fazemos presentes,isso é péssimo para nós,seres que amam o próximo e prezam a integração humana.Você,minha querida,é muito amada por ser presente em nossos corações e não só no twitter.Beijo grande,mary

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, achei este assunto muito pertinente. Não sei se você percebe, mas mesmo aqui, do outro lado, no mundo 'real', vejo como falta percepção as pessoas.
    Um olhar triste, ninguém vê. O silêncio de uma amiga falante, ninguém pergunta o que houve.
    O twitter é um reflexo do que acontece aqui. As pessoas se ausentam, mesmo sem querer ou perceber. Sinto que a falta de tempo nos conssome!
    Se eu não te responder, chame a minha atenção, por favor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cara Patrícia,
    Em primeiro lugar gostaria de lhe dizer que aprecio muito sua presença, mesmo que virtualmente. Pessoas como você, que movimentam a corrente do bem de forma inteligente. Seus comentários aqui são de primeira linha, sempre pertinentes e coerentes e fico muito feliz em compartilhar-los.
    Este exercício mantêm, ativa minha humanidade, porque me faz estar sempre a refletir sobre o mundo e a vida que ele sustenta.
    Por falar em inteligência e oportunidades para nos humanizar, a perda do bibliográfo José Midlin, deixa o nosso mundo mais pobre, pois quem ama os livros pelo seu conteúdo, só pode amar a humanidade.
    Eu tive a honra de telo em minha Aula inaugural do Mestrado em Bioética em 2008. Sorte minha.
    Mas cara amiga continue a espalhar seu saber um dia alguém, ou muitos lhe serão gratos como eu já sou.. bjos.

    ResponderExcluir
  6. Não sei o que dizer... obrigado pelas palavras! Valeu a pena parar para ler! :)

    ResponderExcluir