Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 8 de maio de 2010

Mãe é tudo igual....

Mãe é tudo igual, só muda o endereço!

É nada!

Especialmente a partir dos anos 60 elas mudaram muito! Antes era aquela história de avental sujo de ovo, cadeira de balanço, tricô, culinária de primeira.... Pós pílula, com mais liberdade, é comum os filhos estarem com o avental sujo (de tudo!) porque mamãe saiu com o namorado, elas sentam hoje no banco da moto, compram malhas na Marisa e elegeram a culinária da Nestlé e da Sadia, como primeiras....

Antigamente, a submissão e falta de liberdade das mulheres fazia com que vissem nos filhos sua possibilidade de realização. Hoje, se não puderam fazer coisas próprias partem prá universidade da 3 idade ou pulam de para-quedas aos 80!!!!

O que quase não muda é a paixão que tem pelos filhos. E não sei se padecemos no paraíso não! Vivemos aos sobressaltos, dos primeiros tombos às baladas sei lá onde. É impossível para a maioria não dar "palpites" na vida dos filhos, torcer o nariz para as namoradas ou tentar reconstruir os namorados.

Também é difícil não olhar para aquela criança recém-nascida de terno e gravata ou tailluer e se perguntar onde eles pensam que vão!

Mesmo com toda a evolução ainda somos levadas a crer que só sendo mãe (biológica) poderemos nos sentir completas. Mas há sobreviventes dessa lavagem cerebral. Hoje muitas optam por não ter filhos, ou por adotá-los, quando o corpo já não pode produzi-los, ou nunca pode. E o amor em geral é o mesmo.

Tive o privilégio de ter 3 meninos, lindos, inteligentes e saudáveis (oras, dá licença?) . Queria muito uma menina, e ela veio 27 anos depois do primeiro em forma de neta. Uma babação só, pois avós, são mães 2 vezes, mas com a vantagem de devolver aos responsáveis na primeira falta de graça! E as bisas então? A da minha neta não sabe prá que lado olha! Se para os filhos, os netos ou para a bisneta que a adora e acha muito interessante que a ´bisa não possa ficar muito com ela pois está no quarto curso universitário....

No dia das mães, deveríamos elevar os nossos pensamentos para aquelas mães que perderam os filhos (isso jamais deveria acontecer!), para as que vivem com o coração aos pulos pela profissão escolhida pelos filhos e especialmente aquelas que não contam com nenhuma condição financeira de fazer um agrado aos filhos neste dia, reunindo-os em volta de uma mesa farta e por aquelas que estão em países em guerra ou sob o comando de verdadeiros carrascos. Elas devem sofrer demais!

Deveríamos dar louvores especiais às adotivas,principalmente as que adotam por puro prazer, mesmo possuindo seus filhos biológicos. E também àquelas mulheres que representam em nossa vida o papel de mãe, muitas vezes deixando os filhos para trás, para cuidarem dos filhos de alguém.

Sempre serão feitas piadas sobre a tentativa de domínio das mães sobre os filhos (se forem judias ou italianas então...), mas na verdade, nós é que somos dominadas por estas vidas que vemos florescer, criar asas e voar....

Feliz dia das mães!

4 comentários:

  1. pois que voem então...as palavras de sempre sabedoria das mães, em forma de chuvas de prata por sobre a cidade...q a cidade precisa de paz, de aconchego e de união...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à nova mãe, à nova mulher, mas, infelizmente isso também trouxe efeitos colaterais.
    O que falo não é uma contestação ou uma postura retrógrada, mas apenas uma análise empírica do que vejo e vivo diariamente na condição de professor.
    A nova mulher, a que sai para trabalhar e sustenta a família em grande parte das vezes, não tem mais tempo para a educação e transmite para a escola, para a televisão para a baba, para os avós a missão insubstituível de transmitir a seus filhos os princípios elementares da moral, do respeito, da discuplina... Os filhos da geração de 68 já não tiveram muitos limites, gerando os netos de 68, jovens fortes, inteligentes e independentes, mas órfãos de exemplos. No mais, parabéns à nova mulher, parabéns a todas as mães e que venham as novas gerações.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns minha querida!! Lindas palavras!!Parabéns pela linda família!!bjos!

    ResponderExcluir