Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Envelhecer

Envelhecer é um troço complexo!

Especialmente porque no fundo significa apenas chegar mais perto da morte.

E a morte, é mais complexa ainda. Apesar de ser a única coisa certa na nossa vida, sempre a recebemos com espanto, mesmo quando ocorre por causas naturais, ou seja a velhice, o prazo de validade vencido!

Difícil né? Fazermos um drama enorme! Claro que temos que compreender que perder alguém (ou até um animal) que se ama dói, vamos sentir falta e em muitas situações achamos que as coisas estão fora de lugar, como quando os mais jovens vão antes dos velhos. Taí a velhice de novo! No fundo trata-se de nosso egoísmo travestido de inúmeras outras coisas. O que não queremos é perder, egoísmo puro.

Mas não é da morte que quero falar e sim de envelhecer.

O assunto tomou minha cabeça em uma conversa matutina com meu filho mais velho. Falávamos de alguém que postou no Twitter ontem uma frase mais ou menos assim: Os Rolling Stones só vão parar de fazer shows quando forem tombados pela UNESCO. Rimos muito! E começamos a falar de Mick Jagger e seu rebolado. Aí perguntei à ele se Mick tinha o título de "sir". Ele disse que deve ter o de "lady"! Mais risos, mas isso não vem ao caso.

A questão é: Mick aos 67 anos continua lá firme, quer dizer, rebolante. É velho?

Gente, é muito complicado! Quando você tem 15 anos quer ter 18.
Aos 18 considera alguém de 25 velho.
Aos 25 os de 40.
Aos 40 os de 60.
Aos 60 os de 80 e aos 80 você acha todos muito jovens!

A imagem mais comum do velho é a de alguém enrugado, com cabelos brancos ou sem cabelos, meio torto e muito lerdo.
Mas podemos ter estas características também aos 18! Especialmente hoje com o aumento do números de viciados em drogas e álcool.

Sobra, em minha opinião, a ideia de que a velhice é um estado emocional. Tá! sei que depois dos enta algumas coisas estranhas começam a acontecer.

 Dores surgem sem explicação, você passa a não entender porque você deveria reconhecer Lady Gaga de primeira, os homens de 50 estão com meninas de 20 , e de uns tempos pra cá as mulheres de 50 se vêem cercadas por meninos de 20 e poucos!

Mas, a decrepitude do corpo é certa. Em uns mais, outros menos. E que os médicos me desculpem, mas nada é capaz de impedir isto. Vida regrada, sem vícios e com esportes mais alimentação não garantem nada! Podem no máximo, adiar um pouco.

O que faz a diferença é como você se porta diante da vida. É claro também que suas condições financeiras fazem a diferença. Num país com um salário de aposentadoria ínfimo, os velhos não conseguem pensar muito no próprio prazer, no desfrutar da vida. Também é péssimo viver em uma cultura que desrespeita e desvaloriza o velho. Mas isso tudo é muito complexo e fica para outra vez.

Pensemos no idoso (à partir dos 60?) que tem um mínimo de estabilidade na vida.

Porque é que ele tem que ficar sentado em casa com a boca sem dentes (desculpe Raul) esperando a morte chegar?
Não! O mundo está aí. A vida ainda está presente? Então aproveite-a. "Faça o que tu queres porque é tudo da Lei" , pra citar Raul de novo....

Tem medo de parecer ridículo se sair por aí na moto do neto ou na sua mesmo? Pensar assim é que é ridículo!
Não acredita mais no próprio taco, por isso não quer mais saber de namorar? Bobagem!
A cabeça não ajuda mais para estudar? Outro erro! Pode até ser um pouco mais difícil, mas você hoje, é mais disciplinado e mais tenaz do que aos 20, e isso ajuda, pode acreditar!

Quando falávamos de Mick Jagger, ficamos imaginando os companheiros dele lá atrás, em seus instrumentos olhando aquilo! Devem rir muito, ou ficam se perguntando:até quando? O que eu sei é que me lembro de Mick aos 20 e poucos dizendo que aos 30 ia se sentir ridículo cantando Satisfaction! E ele tá aí, e adoramos!

Então acho que envelhecer é acumular conhecimento e experiência. É conseguir enxergar nos muito jovens a beleza do olhar que brilha, a pele lisa e firme, a energia, e lembrar-se com alegria e não melancolia de quando você era assim.

Conheço e conheci idosos que jamais envelheceram. Até semanas antes de morrerem, dançavam, trabalhavam praticavam esportes e principalmente amavam. Amavam ao companheiro, aos netos, aos filhos, aos amigos mas principalmente amavam a si mesmos! Esta é a chave, o segredo, a receita.

Mas precisamos mostrar aos jovens que também somos capazes e muito úteis como referência, embora saibamos que de nada adiantará, até que, ao chegarem na nossa idade eles se lembrem de nossas palavras e nos dêem razão.

Por enquanto, façamos com que se lembrem da idade de algumas pessoas como Mick, Eric Clapton, Dercy Gonçalves, Nelson Mandela, Oscar Niemayer, Tony Tornado, Silvio Santos e os que me desculpando, faço questão de citar: Emerson Fitipaldi, Marcelo Tass, Jorge Moreno, Maytê Proença.... é tanta gente!

Velho? Envelhecer?

Isto só existe se você quiser!!!!

4 comentários:

  1. Adoro seus artigos, sempre exclarecedores... um bjo..

    ResponderExcluir
  2. o dizemquesouvelha.blogspot.com, concorda em termos com esse post. bjbj

    ResponderExcluir
  3. o que faz a diferença é como voce se porta dinte d vida - adorei Ruy Truyts

    ResponderExcluir
  4. Já que a morte é inevitável, façamos com ela um jogo divertido de esconde-esconde.
    Já a velhice, bom esta é preferível à morte prematura. Não brigo com o inevitável, procuro fazer o melhor e viver bem e em paz enquanto a "inevitável" não me bate à porta.

    ResponderExcluir