Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Debate Band 2010 - Sinopse (quase tudo)

E a música q apresenta o debate, arrepia os mais velhos, por tudo que representa em nossas vidas.

João Carlos Martins e A Sinfônica Bachiana são muito para os candidatos?

Talvez sim, mas honra ao povo brasileiro por sua competência e história de vitórias.

São perguntados sobre suas primeiras colocações.

Plínio de Arruda Sampaio, procurador aposentado, homem que aos 80 anos, tem no mínimo a dignidade da luta por seus ideais. Propõe alternativas de propostas, educação, saúde e segurança pela dignidade do brasileiro.Fala da desigualdade social provocada pelo sistema em que vivemos. Pretende a busca da igualdade social.

Marina Silva, imagem frágil, fala segura e educada. Também diz não podermos separar saúde educação e segurança, e dá à educação a responsabilidade pelas outras conquistas. Prioriza a saúde.Fala da necessidade de maiores e melhor distribuição dos recursos para a saúde. Fala da regulamentação da emenda 29.

José Serra, segurança e experiência, cumprimenta aos anfitriões e inicia com saúde, educação e segurança e diz que como orgãos do corpo humano, são indispensáveis, grandes prioridades. Dá importância ao combate ao crime organizado pelo governo Federal. Fala da criaçaao do Minstério da Segurança e dá aceleração dos trabalhos na saúde. Enfatizará o ensino profissionalizante,com criação do Protec.

Dilma Roussef, o enigma, faz cumprimentos. Não prioriza os temas, acha que tem que ser atendidos prioritariamente. Na educação pretende melhorar a qualidade do ensino, propõe melhores salários e formação continuada aos professores. Ampliar as universidades para formar professores de melhor qualidade para formação das crianças. Diz que vai completar o SUS e ultrapassa o tempo.

Serra pergunta para Dilma Roussef, solicita informações sobre suas ideias e propostas concretas em saude, educação e segurança

Dilma, volta ao completar o SUS após agradecer a pergunta. Ampliação do BrasilSorridente e do SAMU. Fundamental o tratamento da mulher e das crianças (confundindo as palavras). Em segurança, apostar na polícia pacificadora, com autoridade de um lado e modernização comunitária do outro. Fala da ampliação do ensino técnico.

Serra, diz q não tem sido respeitado no Brasil a questão da consulta e do exame, fala das AMES, com 15 mil consultas e 40 mil exames que foi criado em SP. Fala da retomada dos mutirões da saúde e de dar sequência ao mãe paulistana.

Dilma, diz considerar o tratamentoo especializado de muita importância, e diz propor a criação de policlínicas e centros de prevenção do câncer no interior do país. Diz que os mutirões não devem ser estabelecidos como política pública

Marina para Serra, há uma convergêcia entre os tres temas. Pergunta qual a aprendizagem nos 16 anos (8 oposição e 8 situação).

Serra diz q desde muito jovem teve muitas conquistas, não necessariamente no governo, como o plano real, a constituinte, o bolsa família e outros avanços.Diz que nunca fez  oposição sectária. No governo ou na prefeitura, sempre trabalhou para o brasileiro, para todos e sempre tratou a oposição como adversária não inimiga.

Marina, diz qnos ultimos 16 anos viu 2 grandes partidos não realizarem o realinhamento histórico, esquecendo as divergências para buscar o melhor para o país. Propõe que trabalhem juntos pelo Br que queremos

Serra diz que levou adiante uma emenda para saúde enquanto senador. O que salvou os recursos para a saúde. Faltou a regulamentação, mas lembra que 7 projetos foram aprovados por todos os partidos.

Plínio diz q mostrará as divergências. Para Dilma: fala das limitações das propriedades agrícolas, anistia aos desmatadores e diminuição das horas de trabalho.

Dilama diz não concordar com a flexibilização do desmatamento. A jornada de trabalho deve respeitar os movimentos sociais que deve determinar as cagas horárias, diz que a sociedade deve evoluir sem intervenção do governo. Diz não ser prudente limites de propriedade nacional.Propõe crédito e assistencia técnica  ao proprietário rural.

Plínio, Você é contra Anistia aos desmatadores. Não quer saber dos 1000 hec de terra. Se vc não tem divisão de terra, está no movimneto da desigualdade, que veio defender.

Dilma, não concordo mas respeito sua posição. Tem que considerar a diversidade do país para determinar os limites de propriedades. Não vê a necessidade da intervenção do estado na jornada de trabalho.

Dilma para Serra, diz q o Br é avançado, chegou a valores históricos de geração de empregos, o q não houve no gov. FHC

Serra diz q não se deve fazer campanha olhando pelo retrovisor, que prefere olhar o agora e o futuro, já que as condições gerais,são diferentes e dependem inclusive da economia mundial. Pergunta-se como crescer, se durante 8 anos, nossos aeroportos e portos tornaram-se congestionados. Temos que pensar o que será feito para corrigir isto.Fala das rodovias em péssimo estado.

Dilma para Serra diz q acha imprudente esquecer o passado. Fala q chegaram a 14 milhoes de empregos formais, que tiraram milhoes de pessoas da pobreza através de prog de inclusão social e investimentos. Fala dos investimentos na dragagem dos portos, no saneamento.(extrapola o tempo)

Serra fala do porto de Salvador, totalmente congestionado. Fala da insegurança das estradas federais. Diz q triplicaram os investimentos na geração de empregos em São Paulo.

Serra pergunta para Dilma: Em MG reuniu-se com as APAEs. questiona a discriminação à essas entidades.

Dilma diz que considera a política para "excepcionais" importante, respeito a sua cidadania. Diz que apoia as entidadese elogia seu trabalho com os "deficientes" . Diz q é um princípio fundamental do cidadão o apoio ao tratamento especial inclusive em relação á acessibilidade.

Serra, diz que as entidades dizem que o governo quis proibir a realização de cursos, e cortou recursos para as entidades.

Dilma dz não concordar com Serra, diz q o governo é comprometido com o transporte escolar é ao deficiente. Diz que talvez tenham sido o governo que mais investiu na área e diz q criará políticas especiais para as crianças excepcionais.

Plínio diz que vai fazer um bloquinho com Marina se Serra e Dilma continuarem a perguntar só entre si, e que tem direito de participar.. pergunta à Serra sobre plebiscito, redução de jornada e desmatamento.

Serra diz que proibir propriedadescom mais de 1000 hec é desnecessário, pois sobra terra e ela não é distribuida. Jornada de trabalho foi discutida na constituição e é a favor da definição por sindicatos em todo o país. Não é a favor da anistia para desmatadores

Plínio faz pergunta em nome dos movimentos sindicais.

Serra, diz que não está falando em nome de latifundios, cita o exemplo do Chile onde a limitação é de 80 hectares e volta a dizer que não é preciso tirar a terra de quem tem muita, pois há terra para diistribuir.Diz que é preciso dar novo rumo as políticas agricolas

Marina para Dilma, Volta ao tema educação,sugere 7% do PIB para educação e quer saber como fazer já.

Dilma diz q aumentaram significativamente o investimento em educação e diz que a necessidade de crescimento do investimento será crescente. Diz que fizeram 214 novas escolas técnicas e considera importante acabar com a progressão automática, expandir as universidades públicas, interioriza-las, manter o PROUNI, integrar as escola médias às técnicas.

Marina quer pensamento estratégico para o país.Compara com os avanços do Chile.Propõe copromisso ético com a educação dizendo que só a educação tira as pessoas da miséria e da pobreza.

Dilma diz que o Br tem visão estratégica da educação em todos os níveis. Que devem investir cada vez mais, que o governo teve comprometimento com isso.

Dilma para Marina: fala do crack na juventude, quer saber a estratégia contra a droga.

Marina concorda com a gravidadeda situação, cita o exemplo do Rio Grande do Sul. Fala da criação de políticas públicas entre os 3 poderes e iniciativa civil para combater a situaçao. Diz q foi entregue em Set/09 uma proposta de política pública contra o crack que teria sido aceita pelo governo.

Dilma acha q 3 eixos tem que ser usados: autoridade, monitoramento de fronteiras (??) , prevenção e apoio, mesmo usando a sociedade civil, as igrejas.

Marina insiste q o combate às drogas não é um problema moral mas um adoecimento da sociedade e que tem trabalhado por uma política integrada que inclua vários profissionais para restaurar o jovem ao invés de prendê-lo.

Marina para PLínio Diz que viveu nos extremos de pobreza e por isso valoriza as políticas sociais e quer saber quais as dele.

Plínio diz que é a distribuição radical da renda. Diz que a renda do lucro subiu 14pontos e o salário caiu 14. Diz que os 2 últimos governos, concentraram renda. Que querem a diminuição de jornada para que as pessoas possam viver a vida e não serem escravos e distribuir terra para toda a população agrícola.

Marina concorda com a grande desigualdade, mas defende que as políticas sociais tem avançado eque devem ser mantidoas para manter a dignidade das pessoas. Fala das Políticas sociais de terceira geraçao, da universidade que realmente capacite e do curso técnico que gere emprego.

Plinio diz q Marina parece do pt, que as políticas não evoluiram, não solucionam o problema de fundo. É um problema gerencial,e que tem a proposta de enfrentar com coragerm a diferença social, fazendo distribuição drástca da renda

Dilma para Serra diz q Lula foi um gde presidente e que q investiu na  industria naval e program de luz para todos

Serra quanto a industria naval não tem objeções, acha bom e que deseja que se produza aqui o que o navio precisa, ao inves de importar e que fará projetos de indústria de peças navais.
Qto ao luz para todos diz que é financiado pelo consumidor que é um prolongamento do programa Luz no campo de FHC e que é positivo e pretende acelerar o projeto. Fala q ao contrário do q Dilama falou os mutirões de saúde são indispensáveis como mostram as estatísticas

Dilma diz q a ind naval estava morrendo e que hj, contrata muito.Diz que os programas de Luz são diferentes que antes exigia-se o pagamento de quem queria a ligação.Fala qua a APAE está no FUNDEB, e recebe recursos

Serra diz q as APAES perderam transporte e que admira que ela não tenha dado importância ao caso. Fala da queda da cirurgia de varizes, saude da mulher, o que torna os mutiroes indispensáveis.

Serra para Dilma em 2002 fazia-se mutiroes com sucesso (catarata,etc) Hj as pessoas não conseguem cirutgia

Dilama diz q não é contra, mas q sao medidads de emergência. Diz que aumentaram cirurgias eletivas. Diz q diferem sobre o que é preciso ser feito na saúde. Diz que tem que completar a saúde com a criação das UPAS e policlínicas. Tem que resolver a ind naval que usava navios estrnageiros no governo anterior.

Serra  diz que os empregos não são na ind naval que nunca investiu na área.Na saúde, o seu governo parou os mutirões no país.Isso é cruel.

Dilma diz que o governo aumentou as cirurgias e estimulou a descentralização dos mutiroes e que houve políticas de criação de empregos. No gov Lula houve comprometimento com políticas de inclusaõ.

Plinio para Dilma (antes, piada sobre Serra) A sra diz q vai ser a mãe dos pobres

Dilma diz qu tivemos no Br uma situação diferente.Q a renda dos pobres cresce em taxas asiáticas e a renda do rico cresce menos. Tem que valorizar o salario mínimo, o crédito (que já foi incentivado). Que agricultores recebem auxílio técnico, e que o BR fez uma das maiores reformas agrárias do ultimos tempos.

Plinio, diz q foi ele que fez o programa de Lula e o cortaram pela metade fazendo menos que FHC. Se não socializar a saude, não tem solução. Diz que mutirões não resolvem a saude do pobre e q as resp são insatisfatórias.

Joelmir Betting par Dilma Até qdo pagaremos impostos e juros tão altos (cita os números). Vao dar p/ abaixar os jusros no setor privado sem aumentar nopúblico

Dilma acredita em crescimento com estabilidade, redução do endividamento público e que a final de 2014 teremos melhor relação com a dívida liquiea.Q no gov anterior os juros estavas em 23 e agora em 6% e que é contra a baixa artificial dos juros. Defende reforma tributáraia que sesonere investimentos. Que o Br sai de nível alto de carga tributária, está em decréscimo. Que o aumento do PIB traz crescimento

Para Serra Maior tx de juros do mundo, tem qter políticadadequado para redução dos juros. Ato aos tributos tem que agir, como a NF Paulista, vai criar a federal. que devolve

Dilma acha a politica correta para enfrentamento da crise, livrando-se da indexação ao dolar através do crédito e da redução do IPI. Diz que Serra aumentou a tributação e reduziu o crescimento economico. Que os juros vão cair

Ze Paulo de Andrade para Serra. Derrrotado nas companhas o PSDB escondeu o gov FHC, Como vai lidar com patrimônio público. Serra diz que vai defende-lo, usa-lo bem. Cita o exemplo ruim dos correiros que foram usados para ações políticas.Diz que vai estatizaras empresas para que sirvam ao interesse público. Devem dar atençinvestimento ao crédito. O atual governo não desfez as privatizações.

Dilma diz que não revemcontratos perfeitos juridicamente, mas quer saber comoé possível vender patrimonio público e aumentar a divida.Fala da Petrobras que tem conseklheiros de partidos adversários.

Serra, fala dos correior que voltar/ao aos melhores tempos diz q é contra o loteamento político das empresas. Fala da presença de Palocci que defendia FHC

Beting para Marina  fala árvores mais indignação q cças desnutridas

Marina diza q a proteção das árvores e o saneamento b´sico podem ser tratados com a mesma preocupação. que não há oposição entre desenvolvimento e meio ambiente. Que as crianças não deixarão de ser protegidas em favor da proteção ambiental. Que jogar esgoto no rio Pinheiros é acabar com a saude das crianças

Plinio fala que a discrininação é clara. Diz q há oposiçã  entre desenvolvimento e ambientalismo. Que defende até o lucro. Se não segurar a margem de lucro do capitalista não detem o desmatamento.

Marina discorda, diz que todos precisam das mesmas coisas e que cada um tem que fzer a sua parte porque senão vamos inviabilizar a vida na terra.Temos que salvar a vida onde todos sestçao incluidos


.


 

Um comentário:

  1. Achei interessante o post e o seu ponto de vista.
    Ao contrário de você, gostei do debate, sim. Imaginei que a candidata à frente nas pesquisas, por enquanto, nem comparecesse.
    Apesar do adiantado da hora, da sacanagem da Globo de atrasar o horário do jogo prá tentar frustar a audiência da Band etc,etc... deu prá perceber algumas coisas:
    1) Serra, por seu passado e experiência é mesmo o melhor preparado;
    2) A candidata chapa branca é uma perfeita idiota, que não consegue aprender nem lendo o que a assessoria lhe passa, de tão desencontrada com as coisas do Estado e do governo do qual fez parte;
    3) A Marina é importante para fazer parte de qualquer governo. Com sua visão apaixonada pode contribuir muito com o país, mas também não tem preparo e nem força política suficiente para conduzi-lo.
    4) O Plínio é retrato da esquerda histórica, aquela que não se vendeu e mantém intacta sua ideologia. Papel importante num processo democrático e plural.

    Enfim, duas horas nunca seriam suficientes para um verdadeiro embate. Outros virão e também não serão suficientes.
    Mas esse é o sistema eleitoral que temos hoje. Antes era pior. Temos, sim, que lutar prá aperfeiçoá-lo de forma a dar mais transparência às diferentes correntes políticas existentes no país.
    Abraços e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir