Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Salve o Corinthians!



♪ Salve o Corinthians, o campeão dos campeões! Eternamente dentro dos nossos corações! ♪

As palavras iniciais do hino do Sport Clube Corinthians Paulista, emocionam todo aquele que nasceu com esta característica genética, ser corinthiano. Sim porque ser corinthiano é coisa de DNA, um dia um cientista qualquer vai descobrir isso!

Já vi casos de famílias de outros times que se dão conta que um novo membro, que mal sabe falar mostra sinais de ser torcedor do todo poderoso Timão!

Eu particularmente, não sou muito chegada a futebol. Só assisto à copa do mundo e aos jogos importantes do Corinthians.

Hoje, 01 de Setembro, o time que tem a segunda maior torcida do país, completa 100 anos!

Foi uma longa e agitada jornada desde a fundação, lá em 1910, na esquina da José Paulino com a Cônego Martins por um grupo de trabalhadores que pretendiam oferecer ao povo, a possibilidade de praticar o esporte bretão que por aqui ainda era exclusivo da elite. Até para a compra da bola foi preciso fazer uma arrecadação entre os frequentadores do bairro! O que aconteceu nos últimos 100 anos todo mundo sabe. O time é alvo de controvérsias, de preconceitos, como tudo que pretende ser do povo, do trabalhador. Somos chamados de marginais, maloqueiros e um monte de outras bobagens. Mas não estamos nem aí. O sangue ferve a cada entrada em campo, o coração salta pela boca a cada gol. Claro que não vou falar aqui dos absurdos que se comete por aí em nome do futebol, pois isso acontece entre torcedores de todos os times. Prefiro a "filosofia" mostrada no filme O Casamento de Romeu e Julieta, estória deliciosa que une pelos laços do amor um corinthiano e uma palmeirense, ambos fanáticos!

Aconteceu tanta coisa que não conseguiria lembrar de tudo. Mas não dá prá esquecer por exemplo do nosso querido Vicente Matheus e suas frases malucas que eram ignoradas diante do seu imenso amor e dedicação  pelo time. Ou daquele 13 de Outubro de 1977! A Rua São Jorge, onde o clube está instalado desde 1926, parecia um formigueiro! Era gente demais, rindo, cantando, comemorando.

Aliás, por falar no clube, quero esclarecer que no meu caso, além do time, o que marca minha vida definitivamente é o clube que comecei a frequentar aos 3 anos. Quem é sócio, sabe do que eu estou falando. Aquele lugar é mágico! Até hoje, quando entro lá, sinto um arrepio que vem da alma, das lembranças. Eu estava lá todos os dias, inclusive às segundas-feiras quando o clube não abre para o público, só para praticantes de esportes. Eu treinava volley. De terça à domingo, nadava, jogava boliche (o melhor do mundo!) ou jogava conversa fora, sentada na arquibancada da piscina, no bonde do parquinho, nas diversas áreas gramadas ou na biquinha, onde também jogávamos squash. Tinha também a biblioteca! Que maravilha! Tudo lindo, envidraçada, com uma vista maravilhosa e tranquila. Grandes jogos de sofá com mesinhas onde nos reuníamos para fazer trabalhos escolares. Se dependesse de mim, durariam horas! Aos domingos, as domingueiras, bailes concorridíssimos onde vimos muitas bandas que depois ganharam a mídia, começarem. Não posso deixar de citar a Fazendinha, o campo de futebol que também reúne praticantes de corrida ou aqueles que buscam um lugar de silêncio absoluto!  E os bailes de Carnaval! cinco noites e três matines! Eu ia a todos! Ainda não existia a Gaviões, mas era tradição a disputa de blocos carnavalescos que exibiam suas fantasias e passos ensaiados.Havia até o momento fé. Aos domingos pela manhã, missa na capela, que até hoje me leva a fazer uma visita toda vez que vou ao clube.É irresistível. Era o quintal da minha casa, ficava a dois quarteirões....

Hoje, alguns quarteirões mais longe, já não ouço a sirene que avisa do fechamento dos portões , mas em um dia como hoje, ouço os fogos que vem de lá e de todo o bairro em comemoração ao centenário.

Uma procissão sairá da José Paulino até a São Jorge onde pretende "abraçar" o clube. Se der, estarei lá, comemorando e agradecendo por tão bons momentos que o Sport Clube Corinthians Paulista me ofereceu.

E digo,

Corinthians, eu nunca vou te abandonar!

Um comentário:

  1. E eu apóio fiel e plenamente...sua postagem e qualquer corinthiano que entenda que paixão e amor pelo time nada tem a ver com vandalismo e maldade.

    Corinthians Graaaaande...

    ResponderExcluir