Nos tornamos seres materialistas. É natural em uma civilização onde dinheiro, poder e status fazem mais a cabeça das pessoas do que valores morais ou sentimentos.
Fazer o quê, certo?
A Páscoa, como o Natal e outras datas comemorativas, também sofreu com a visão materialista, comercial.
Ou alguém discorda que hoje a maioria está mais preocupada com os ovos de Páscoa do que com significados da data? Basta tentar entrar nas lojas de chocolate e nas igrejas para comprovar...
A data é comemorada por muitos povos e tem o significado de "passagem", com sentido de mudança de etapas, recuperação, renovação.
Em tempos muito longínquos comemorava-se no hemisfério norte o Equinócio de Primavera, celebrando a renovação da Terra, hoje as religiões pagãs chamam a festa de Ostara. Ovos são decorados representando a fertilidade.
Entre os judeus a Pessach (passagem) comemora a libertação do povo judeu no Egito.
Mais tarde, cristãos passaram a celebrar ressurreição de Cristo.
A Páscoa é a principal data católica.
Independente do que pensemos a respeito de uma data de uma celebração, acredito que a busca de renovação, de uma passagem para uma vida melhor, mais saudável, mais próspera mais produtiva e amável é sempre bem vinda.
Gastem pequenas fortunas com chocolate, brinquem e curtam com as crianças, busquem os templos que frequentam, mas principalmente parem por alguns minutos e reflitam sobre renovação, sobre liberdade.
O que isso significa para você?
Não é hora de fazer sua parte para "ressuscitar" este mundo, este planeta, estas vidas?
De qualquer forma, uma boa Páscoa para você!
Oi, Patricia, excelente reflexão, querida! Eu creio que tanto no AT quanto no NT a Páscoa tenha o sentido de libertação. Embora o comércio sobreviva de todas as datas comemorativas, é bom lembrar que somos livres. Ninguém precisa estar aprisionado ao outro para chegar a Deus. Nenhuma dependência existe mais. Somos autônomos e podemos fazer isso com liberdade.
ResponderExcluirFeliz Páscoa!
Beijos!
@soniasalim