Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 23 de abril de 2011

Boa Páscoa

Nos tornamos seres materialistas. É natural em uma civilização onde dinheiro, poder e status fazem mais a cabeça das pessoas do que valores morais ou sentimentos.

Fazer o quê, certo?

A Páscoa, como o Natal e outras datas comemorativas, também sofreu com a visão materialista, comercial.

Ou alguém discorda que hoje a maioria está mais preocupada com os ovos de Páscoa do que com significados da data? Basta tentar entrar nas lojas de chocolate e nas igrejas para comprovar...

A data é comemorada por muitos povos e tem o significado de "passagem", com sentido de mudança de etapas, recuperação, renovação.

Em tempos muito longínquos comemorava-se no hemisfério norte o Equinócio de Primavera, celebrando a renovação da Terra, hoje as religiões pagãs chamam a festa de Ostara. Ovos são decorados representando a fertilidade.

Entre os judeus a Pessach (passagem) comemora a libertação do povo judeu no Egito.

Mais tarde, cristãos passaram a celebrar ressurreição de Cristo.

A Páscoa é a principal data católica.

Independente do que pensemos a respeito de uma data de uma celebração, acredito que a busca de renovação, de uma passagem para uma vida melhor, mais saudável, mais próspera mais produtiva e amável é sempre bem vinda.

Gastem pequenas fortunas com chocolate, brinquem e curtam com as crianças, busquem os templos que frequentam, mas principalmente parem por alguns minutos e reflitam sobre renovação, sobre liberdade.

O que isso significa para você?

Não é hora de fazer sua parte para "ressuscitar" este mundo, este planeta, estas vidas?

De qualquer forma, uma boa Páscoa para você!

Um comentário:

  1. Oi, Patricia, excelente reflexão, querida! Eu creio que tanto no AT quanto no NT a Páscoa tenha o sentido de libertação. Embora o comércio sobreviva de todas as datas comemorativas, é bom lembrar que somos livres. Ninguém precisa estar aprisionado ao outro para chegar a Deus. Nenhuma dependência existe mais. Somos autônomos e podemos fazer isso com liberdade.

    Feliz Páscoa!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir