Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Não Deixe o Samba Morrer, que bobagem...

Quem acompanha o blog sabe desde o começo que sou apaixonada por todo tipo de música. Dos fados tristes de Amália Rodrigues ao rock eterno do Led Zeppelin passando por tudo que está no meio. No meio, há muito samba.

Não deixe o samba morrer, que bobagem... Isto nunca vai acontecer, no que depender de brasileiros e outros admiradores mundo a fora. Sabia que as gravadoras do Japão tem o maior catálogo de samba o mundo? E que existem escolas de samba em vários países Europeus? Pois é.

O ritmo, inspirado por uma mistura de Brasil com a cultura africana, encanta à todos que o conhecem e mais ainda a nós, brasileiros especialmente os cariocas que fizeram do ritmo gingado sua marca registrada a partir da segunda metade do séc. XIX.

O dia 2 de Dezembro é o Dia Nacional do Samba, escolhido por um vereador baiano que homenageava assim Ary Barroso, que nesta data visitava Salvador pela primeira vez.

Tenho e tive o privilégio de conviver com colegas de trabalho que fazem parte de escolas de samba em São Paulo . É lindo ver gente que durante o ano inteiro sofre com as dificuldades do dia a dia, esquecer tudo e se entregar à alegria do carnaval, a festa de Momo (Baco e Dionisio se preferirem). A correria da produção de fantasias, o trabalho voluntário nos barracões, a expectativa pela competição, a alegria da vitória e a beleza da consternação da derrota, mas com gosto de dever cumprido.

E isso em escolas de todos os tamanhos. Das grandes como Gaviões, Rosas de Ouro,Camisa Verde e Branco às pequenas como Acadêmicos do Tatuapé ou aPrimeira de Cidade Lider.

O dia é do Samba e não das escolas, por isso não me extendo no assunto, se não ficaria horas falando aqui sobre as diferenças entre Rio e SP a participação de outros estados e coisa e tal. Assunto para dezenas de posts.

Além do espetáculo que é o carnaval, samba já rendeu exposições e peças de teatro. Assisti 6 vezes "O poeta da Vila e seus amores"sobre a vida e a obra de Noel Rosa. Imperdível...

Sei que vou receber mensagens de pessoas questionando as manipulações e "cambalachos" que envolvem o carnaval, mas por favor, entendam, falo aqui do lado belo e prazeroso que o samba nos dá.

Citar meus favoritos é tarefa muito difícil, mas termino este post passando uma lista daqueles que recomendo à todos uma visita : Pixinguinha, Cartola,Araci de Almeida, Ari Barroso, Noel Rosa, Ataulfo Alves, Zé Keti,Ciro Monteiro, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Alcione, Beth Carvalho, etc... etc... etc....

P.S. - Sou Salgueiro no Rio e Gaviões em São Paulo, mas deixo aqui de presente prá vcs o samba enredo da paulistana Camisa Verde e Branco, que entre os compositores tem um amigo de trabalho, funcionário da Subprefeitura da Sé Deocleciano Braga :http://www.camisaverde.net/concorrentes.php?ano=alemao

♪ Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar....♪

Nenhum comentário:

Postar um comentário