Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 19 de dezembro de 2009

Natal e Pedidos para Papai Noel


Muito antes do nascimento de Jesus Cristo, o final do mês de Dezembro já era repleto de comemorações, pelo início do inverno no hemisfério Norte. Era o que comemoravam por exemplo os Celtas.

Em 21 de Dezembro, muitos pagãos comemoram Yule, o nascimento da criança prometida, aquela que iria renovar as esperanças.

Portanto, a data escolhida, 25 de Dezembro, foi uma adaptação aos festejos pagãos para que se pudesse instituir e oficializar o Cristianismo com mais facilidade e sem muita estranheza, sem abandonar hábitos culturais já instalados.

Mesmo pq, pelos estudos astronômicos e outra coisas que não compreendo bem, Jesus teria nascido em outra data, la prá Junho ou coisa assim.

O certo é que no sec. IV o Papa Julius I fixou a data.

O presépio é creditado à São Francisco de Assis, que juntou à cena do nascimento seus animais tão queridos, lá no séc. XIII.

A árvore teria sido montada pela primeira vez por Lutero rm 1530 (mas os pagãos já o faziam antes).

Papai Noel teria sido inspirado no bispo turco, São Nicolau, nascido em 280 DC e que distribuia moedas nas casas pobres do lugar e que usava roupas verdes.

O Papai Noel que conhecemos hoje apareceu pela primeira vez em um trabalho do cartunista Thomas Nast na revista Harper's Weekly em 1886 e mais tarde em 1931 foi popularizado em um comercial da Coca-Cola.


No Twitter, Luis F. Veríssimo (que soube que é fake, mas sei que é bom) disse:" Aproxima-se o Natal, aquela data em que a humanidade se une num só sentimento.A dúvida sobre o que dar de presente"

E é o que parece mesmo. Se vc vê pela TV o agito nos shoppings centers e nos centros populares como a 25 de março em S.P. e o Saara no Rio....

Mas também tem o sorriso de admiração e surpresa das crianças e dos adultos e velhos que correm para presentea-las e manter a fé no bom velhinho, afinal ao menos elas tem que acreditar que gente boa existe ( e não devem saber ainda que canalhas também envelhecem).

Tem também a decoração das ruas da cidade que as deixam mais belas e menos cinza.

Ah... e o cheiro da comida no dia 24, é só sair pelas ruas e sentir...

Não quero falar aqui daqueles que não tem onde montar árvores pq suas casas foram levadas pela enchente, dos que não terão o que comer a não ser que um "papai noel" os presenteie. Mesmo pq eles também se emocionam com tudo que citei. beleza faz bem prá todo mundo.

Como nas músicas natalinas, todas tão lindas.... As clássicas, com ou sem origem conhecida e também as populares.

Quem não se emociona ao som dessas palavras: ♪ "quero ver vc não chorar, não olhar prá trás, nem se arrepender do que faz (...)"♪

Ou destas: ♪"
A very Merry Christmas and a happy new year, Let's hope it's a good one, without any fear"♪ Ninguém é capaz de ficar indiferente, né?



Então minha gente, mesmo sabendo que estamos sendo envolvidos há anos por técnicas de marketing para estimular o consumo, vamos aqui tentar convencer as pessoas nao a abandonar os sentimentos arraigados, mas lembrar do motivo original da data.

Convidem o espírito do "aniversariante" para a festa.

Não importa se vc é Umbandista, Budista, Judeu ou Muçulmano....

Convidem o espírito do "cara", Jesus Cristo, aquele que provavelmente não era loiro nem tinha olhos azuis, mas que assim conhecemos a imagem representada e reconhecida em todos os lugares do mundo.

Tragam para esta comemoração o JC que perdia a paciência sim, derrubando os tabuleiros dos vendilhões no templo (como fazem hj a GCM e os subprefeitos em S.P) e pedia que afastassem dele aquele cálice pesado e de conteúdo intragável.

O JC que chamava de irmãos e irmãs, não só os biológicos mas todos aqueles que povoavam o mundo sem distinção de nehuma espécie.

Aquele que multiplicava os pães (olha aí no seu armário, não tem coisas demais? Será que não tem alguém precisando do que tá te sobrando?).


Aquele que curava os doentes. Tá certo, vc não é médico? E quem foi que disse que só os médicos curam? Já viu o sorriso dos velhos e das crianças que estão em asilis, orfanatos e hospitais ao receberem visitas? E a alegria daquela sua tia velha e sozinha? Você cura sim, com sua presença, e a cura pela alegria (ou ao menos a melhora dos sintomas) está provada pela medicina.

Então, levante do sofá, deixe o café no shopping prá depois e mexa-se!

Incorpore o espírito do cara....

Às vêzes fico "brincando" com a idéia das amizades que se fazem lá no céu. E imagino que por pura afinidade, Jesus Cristo, John Lennon, Mahatma Gandhi, Madre Tereza, George Harrison, Irmã Dulce, Joao PauloI e tantos outros, devem passar horas olhado prá nós e repetindo a frase do Cristo: "pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem", não de forma melancólica, pq não sei se concordam mas nenhum deles era apático nem passivo. Foram todos grandes agitadores do bem.

Por isso, juntem-se a mim e encham o saco do papai noel com desejos inspirados no cara, o aniversariante do dia 25/12, Jesus Cristo.

- Que a natureza nos perdõe e reencontre o equilíbrio apesar de Copenhagen
- Que a tecnologia dos aviões, dos carros e dos barcos sejam perfeitas para a segurança de todos
- Que as pessoas ESQUEÇAM as diferenças de raça, credo e origem social e descubram que são apenas pessoas.
- Que as cabeças de todos os governantes do mundo sejam iluminadas pelo bem
- Que a fome não prevaleça
- Que a saúde melhore sempre
- Que haja boa educação para todos
- Que nos dêem pão e circo
- Que os políticos do mundo inteiro, principalmente os brasileiros conheçam o significado de palavras como ética, respeito e honradez de palavra.
- e que as palavras a seguir sejam realidade:"You may say, I'm a dreamer, but I'm not the only one, I hope someday you'll join us, and the world will be as one"

As imagens publicada são dos sites www.belasimagens.com.b e www.br.bestgraph.com

FELIZ NATAL

7 comentários:

  1. Que as pessoas lembrem de Nosso Senhor, do imenso sacrifício feito pelo DEUS-filho por uma humanidade tão equivocada, meu anjo!

    Belíssimo post!

    ResponderExcluir
  2. Belo post amiga, embora seus pedidos sejam pura utopia nesse nosso mundo louco, onde os interesses econômicos estão acima do respeito ao meio ambiente. Quanto aos políticos infelizmente depende de politização e educação do nosso povo que ao que parece vai levar gerações. Quanto ao espirito natalino, embora contaminado pelo marketing econômico, é uma época em que externamos sentimentos que deveríam ser colocados em prática diaríamente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!!
    Que as energias boas que fazem pessoas tão especiais se reunir, também possibilitem-nos de trabalhar em prol dessas metas que parecem um sonho, mas aos poucos podem ser conquistadas. Afinal, espero que já tenhamos visto em nossa sociedade as situações mais degradantes possíveis, e que o limite já tenha chegado. Agora é só construirmos situações em prol do bem comum.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lindo este texto! Faz a gente pensar em tudo, principalmente na gente!
    E que essa beleza e os votos deste texto realmente aconteçam (ou pelo menos comecem a acontecer) no ano que se inicia!
    É sempre bom lembrar que a cada ano que passa é um ano a menos, portanto, aproveite cada um deles como se fosse o último!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos,

    Realmente é época de reflexão, e devemos nos atentar do que muito que do que esta escrito aqui é realmente a tradução dos sentimentos de muitos. Parabéns a estes.
    Porem também cabe lembrar que muito do que esta sendo pedido aqui, tem mais haver com nossas atitudes, como por exemplo, para os barcos serem seguros alguém que existe deve se dedicar muito para que seus esforços se materializem, num barco seguro. Bem cabe a cada um, nos presentear a todos com nossas atitudes positivas, diárias para que possamos estar aqui escrevendo novamente no Natal próximo... bjo a todos.

    ResponderExcluir