Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pequenos palpites sobre a amizade

Fui procurar na net. o que existe sobre amizade.

Tem muita coisa e eu muita preguiça.

Pensei nos conceitos da Psicologia e poderia passar horas aqui discursando sobre a ambivalência do ser humano, sobre os mecanismos de defesa (as projeções em especial) ou fazer mais uma análise da famosa amizade de Freud e Jung, cujo fim (fim?) rendeu bons frutos.

Mas nada disso me satisfaria. Quero falar como aquilo que sou, um ser humano privilegiado neste quesito, as amizades.

O tema me atraiu hoje, pq ao chegar em casa me deparei com um presentaço! Por muitos minutos fiquei olhando prá ele sem fazer a menor idéia de quem o teria me dado. Observei suas características e logo desconfiei. Quem poderia saber que era exatamente daquilo que eu precisava? Um amigo. Não um amigo qualquer, mais um específico que conhece aquela parte de mim...

Há uns dois meses também ganhei outro presente fantástico de outro amigo.Coisa que não é todo mundo que sai distribuindo por aí, um PC!
Eu, que nunca tive nenhuma queda para com a tecnologia, que até a rejeito... Mas, esse amigo, sabia, melhor que eu, que eu iria aproveitar muito.

Vc pode pensar: então, prá vc, amigo é aquele que te dá presentes?

Eu poderia mentir despudoradamente dizendo um grande e sonoro NÃO, mas prefiro a verdade.

Amigos dão presente sim, e como diria minha mãe, uma caixa de fósforos cuidadosamente pintada é um grande presente.

Mas o melhor dos presentes é a amizade em si.

Essa coisa louca que nos faz querer a presença ou ao menos a certeza da existência do outro.

Aquilo que, quando o outro deixa de existir para o mundo, para a vida terrena, não permite que ele deixe de existir em nossa mente e em nosso coração.

Há amizades recentes, cheias de descobertas a fazer, que nos fazem ativar nosso lado observador, pesquisador e encontrar as bases da nova relação.

Há os que se unem a partir de interesses comuns, que depois mais e mais descobrem as similaridades.

Há os que se aproximam por admiração. No principio é só uma tietagem, aí, descobre-se que apesar dos grandes méritos o outro é igualzinho a nós, uma pessoa.

E pessoas são ambivalentes (eu disse q não ia entrar nisso...) Tenho amigos que em muitas coisas são uns FDP(s)! Mas, e seus outros lados? Não posso deixar de ama-los...

Hoje em dia, existem as tais amizades virtuais.

Eu não acreditava nelas e, na verdade, ainda não pude testa-las na migração para o real. Mas meu coração me diz que elas são reais ao menos para mim ( não sei se é recíproco).

Falo não do coração poético, embora ele também o confirme.

Falo do músculo cardíaco mesmo, que dispara de alegria quando recebo um carinho, um elogio, e que fica apertado quando estes amigos virtuais se ausentam da rede por algum motivo.

Admirável mundo novo.

Tem também aquelas que parecem pizza, mas que se depender de mim, não terminarão em pizza.
A meio a meio. Já existiam antes, mas vão sendo reforçadas virtualmente.

Há também os virtuais, especialmente os famosos ou os que pertencem a mundos muito diferentes.
Estes, talvez um dia se desfaçam de seus medos e se tornarão amigos. Explico. Pelas circunstâncias especiais de suas vidas, imaginam que todos os que tentam se aproximar estão querendo algo além de amizade. A vcs meus caros , aviso: não me aproximo de ninguém que de alguma forma não me cativa...

Agora, nada no mundo supera as velhas amizades.... Aquelas que sobrevivem a anos, a décadas, a sobressaltos, a insatisfações e às alegrias.

Como disse no início, sou privilegiada neste sentido.
A "fornecedora" do primeiro presente a que me referi é uma amiga de 40 longos anos. Ou seja, atravessamos o final da infância, a adolescência e depois de um período de afastamento, estamos atravessando a idade adulta. É delicioso ter tantas histórias prá contar, ver nossos filhos criando vínculos (sem que os forçassemos) e sabermos de nosso amor tão grande, embora quase nunca declarado.

A do PC é amiga de uma década. Uma das pessoas mais incríveis e loucas que conheci na vida. Nos amamos perdidamente....Meus filhos, gostam mais dela do que de mim! É sério...

Tem aquela coisa dos 3 mosqueteiros não tem? Eu tenho 7! Somos 7 seres absolutamente diferentes . Cada uma com defeitos e virtudes incríveis. Eu, sem dúvida sou a mais difícil. Por ex. Tenho o péssimo hábito de não procurar ninguém. Não visito, não telefono... mas elas não desistem! E nem eu quero que o façam....Sou de um humor dificílimo. Mas cada uma delas, ao seu modo, aprendeu a lidar com isso.

Óbvio que não vou citar nomes aqui. Elas sabem que estou falando delas (embora tenho certeza que estarão tentando contar nos dedos para confirmar quem são!).

No fim, o que importa é que este sentimento deve ser cultivado sempre.

É complexo e trabalhoso. Tem que haver uma overdose de paciência e compreensão. Uma grande capacidade de fechar os olhos prá muita coisa e muita liberdade para críticas e puxões de orelha. Mas vale a pena!

Não há nada melhor que termos ao nosso lado em horas difíceis, as pessoas que amamos e eu tenho provas irrefutáveis disto.

Também é impagável ter com quem trocar grandes gargalhadas ou sorrisos marotos que só os envolvidos entendem.

Portanto amigos, os antigos, os novos e os que ainda me darão este prazer, eu os amo a todos e sou egoista sim, espero o mesmo de vcs.

Abraços

4 comentários:

  1. Patricia, adorei seu post!!! Dei boas risadas, e olhe que estava mesmo precisando! Tudinho que você escreveu é verdade. E eu, que me achava uma amiga desnaturada e solitária no meu "defeito" de também não ser de muito procurar, telefonar, etc... achei uma companheira de "desdita" - rsrsrsrs! Pobres de nossos amigos! Mas como eles são verdadeiros, nos entendem e não desistem - Ufa! Ainda bem!!!
    Eu também tenho amigos de infância que nunca sairam de meu caderno de telefone (embora eu não ligue sempre), mas cada encontro é mesmo uma festa. Quanto aos amigos virtuais, descobri, com a doença de meu pai, que existem pessoas que sabem se doar e demonstrar amor e carinho verdadeiros através da "telinha". E viva os amigos!!! Seja lá de que lado estejam...

    ResponderExcluir
  2. Amizade...palavra difícil de definir, já que cada um de nós atrela seu próprio conceito ao termo...
    Mas o certo é que a amizade é essa caixa de surpresas que tu descreveu tão bem Patricia. O que importa é termos na vida pessoas com as quais podemos compartilhar esse sentimento tão difícil de explicar.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Bonito o texto. Minha vó,um pouco maltratada pela vida. costumava dizer: Amigo são os dentes, mesmo assim,ainda mordem às vezes ,sua língua. E por isso também às vezes, mostram o quanto~são amigos. Popis, lembram-te que você não deve falar demais. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Patricia! Que maravilha ter amigos assim. Eu só não fico com inveja, pq tb os tenho. Mas sabe, se vc está cercada de pessoas legais, que fazem algo por vc, é pq vc tb é assim! Outro dia, eu tava supercarente, e fui a casa de uma amiga, que estava me esperando com um bolo de caneca quentinho! Tava frio, no dia, e esse bolo, além de aquecer o estômago, aqueceu o coração... Eu te entendo. é muito bom a gente amar e se sentir amado pelos nossos amigos. As vezes, um gesto de carinho como esse, não tem preço! Agradeço sempre por todos os amigos que o universo colocou em meu caminho. E pq os filhos deles tb nos adotam como nós os adotamos tb. Tudo é recíproco! Como dizia Hermes, é tudo em cima, como é embaixo. Foi isso mesmo que ele disse?

    ResponderExcluir