Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Comecemos em 2010! Carnaval

O Carnaval, a grande festa de Momo está chegando.

Uma tradição que ganha força e novos moldes a cada ano, e que projetou o Brasil no exterior. Hoje, não tem só japonês no samba. Tem alemão, grego, inglês.....

Tem também o "mundo de gente" que vem ao Brasil assistir estupefados a grande cena que é o carnaval do Rio.

A festa é linda, só se fala nisso.

A principal função do Carnaval sempre foi alegrar o povo que antes saia nas ruas em blocos entusiasmados ou se reunia em clubes país afora ao som de sambas ou marchinhas. A coisa cresceu tomou proporções incríveis e aquelas pessoas foram confinadas à locais específicos, controlados por tempo e juízes que dizem quem fez o melhor trabalho. Uma pena, pq só quem vive este mundo pode dizer o trabalhão que dá criar toda aquela fantasia.

Ainda existem valentes foliões que continuam saindo em pequenos blocos por aí, visando apenas diversão.

Um outro papel importante do carnaval é a captação de dinheiro (muito dinheiro) trazido pelos turistas principalmente para o Rio, São Paulo, Salvador, Olinda e Ouro Preto, cidades que já tem uma enorme tradição da festa. Trazia muito dinheiro também para a paulista São Luis do Paraitinga, mas.... a festa foi substituída pela tentativa de reconstrução.

Traz lucros para o comercio específico de fantasias e apetrechos típicos, para as revistas e jornais e para o mundo dos CDs e DVDs .

Sem dúvida a festa funciona como um grande estímulo para quem gosta dela. Faz esquecer as tristezas, os problemas, traz alívio para a alma. Mas também traz verdadeiro pânico para polícia, profissionais de saúde, esposas e namoradas, pais de lindas donzelas (elas ainda existem?) e qualquer um que tenha que se responsabilizar por qualquer coisa naquele período, felizmente,neste caso, prá tudo se acabar na quarta-feira.

Acontece que, não digo na quarta, mas lá pela quinta, ainda meio grogues, nos lembramos que estivemos por dias vivendo em outro planeta. Num mundo povoado por reis, rainhas, princesas, Pierrots e Colombinas. Lindos enredos, grandes bundas e.... onde foi parar o mundo real?

Os mais rápidos logo perceberão que novos decretos foram assinados, panetones comprados, assaltos (de todo tipo) realizados.

E entra ano sai ano, deixamos à mercê da alegria o controle do que se passa em nossa vida real.

Não quero parecer uma desmancha prazeres. Inclusive, a quem interessar possa, sou uma viciada em Carnaval desde tenra idade, no carnaval de clube (típico de S.P.), que me fazia regatear com meus pais o ano inteiro prá brincar as 5 noites e as 3 "matinées".

Mas precisamos ficar atentos, mais ainda neste ano eleitoral. A cortina de fumaça, de confetes e serpentinas, não pode tirar nossa visão. Fiquemos atentos, alertas.

Vocês concordam?

Então comecemos em2010!


Enquanto isso vai lembrando aí:

" ♪ A felicidade do pobre parece
A grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro
Por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia
De rei, ou de pirata, ou jardineira
E tudo se acabar na quarta-feira.♪ "

Vinicius de Moraes - A Felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário