Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 2 de janeiro de 2010

Comecemos em 2010 - Cultura I

Sei que alguém aí vai dizer: pensar, trabalhar, começar projetos em pleno sábado?! Que mala!

É que prá termos uma melhoria na educação deste país, precisamos rever, revisitar alguns conceitos, e o primeiro dele é o de Cultura.

Cultura pode ser definida como um conjunto de atitudes, valores, comportamentos e regras que identificam um grupo de pessoas, uma sociedade. Também é o conjunto de conhecimentos e costumes adquiridos por este grupo que a transmite de geração em geração dando-lhe identidade.

No Brasil temos traços culturais magníficos como a opção pela solução pacífica de conflitos, pela alegria, descontração, pela solidariedade.

Mas temos algumas características culturais que precisam ser modificados para que os esforços pela melhoria na educação sejam produtivos.

Exemplos:
-Trabalhar iniciar projetos, estudar é coisa prá qualquer dia! Se a idéia surgir no feriado, pq não coloca-la em prática? A não ser que sua religião não permita....
- Achar que tudo que vem de fora é melhor. Não é não. Temos grandes atores, engenheiro, cirurgiões em diversas áreas, geneticistas, etc....
- Ficar em pânico ao constatar que há muitos orientais disputando a mesma vaga ou a mesma prova que vc. Pq? Que tal sermos tão esforçados e estudiosos quanto eles?
- Temos que esquecer a tal Lei de Gerson. Aquilo era um comercial e de cigarro!Ninguem vai ser feliz sempre se prá vencer tiver que pisar nos outros. Disputas éticas são uma coisa, sacanagem é outra bem diferente...

Outra hora falo da influência dos meios de comunicação sobre a cultura de um povo ( e a nossa foi muito afetada nos últimos 40 anos...)

A melhora na educação é indispensável mas sem a mudança cultural ela não acontece.

Perceberam o ciclo? uma situação leva a outra que devolve à outra, que.....

Gostaria de ser mais abrangente, mas prefiro lançar as sementes para que vcs colaborem com suas reflexões.

Comecemos em 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário