Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O milagre da reconstrução de vidas - Comecemos em 2010

A perda de Zilda Arns lotou a imprensa mundial e as rodas de conversa mundo afora de notícias sobre a Pastoral do Menor, organização que pertence à Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB - entidade católica).

A Pastoral, liderada por Dra Zilda, há anos desenvolve um trabalho comunitário super eficiente no Brasil e também em alguns lugares do mundo. Por isso Dra. Zilda estava no Haiti, divulgando este trabalho. Os mais desavisados, podem imaginar que se trata de um trabalho sofisticado feito por doutores e religiosos super capacitados, mas não é nada disso.

O trabalho desenvolvido em comunidades, identifica e recruta seus líderes que treinados, multiplicam e acompanham o conhecimento recebido. Um conhecimento tão básico, que muitos nem imaginam que alguém não os conheça. Mas isso existe.

O objetivo principal é fazer da pessoa, o condutor da própria vida, sendo capaz de reconhecer sintomas aparentemente simples, mas que podem levar ao desenvolvimento de doenças mortais como a diarréia e o vômito. Lida também com a erradicação da violência doméstica, o estímulo ao estudo e a orientação para o trabalho.

Muitas outras ONGs fazem trabalhos parecidos. Eu cito também o trabalho dos Amigos do Bem, desenvolvidos na área de seca no Ceará, em Pernambuco e Alagoas. Além do que é feito pela Pastoral do Menor, esta ONG cria nas localidades onde atua, vilas de alvenaria construídas por moradores das comunidades sob orientação de engenheiros e arquitetos, constroem infra-estrutura, transporte, escola, padarias-escola, distribuição de sementes e orientação para plantio e colheita, postos de saúde, etc....

Ainda existem muitas empresas privadas como a UNILEVER que desenvolveu um trabalho incrível na cidade de Araçoiaba em Pernambuco, a Natura que faz uma verdadeira reestruturação nas localidades de onde tira sua matéria-prima natural(sementes, frutos,etc...) e a Aracruz Celulose que trabalha com comunidades indígenas, que depois, sequestram seus diretores....

Minha impressão, diante da perplexidade das pessoas a respeito da situação no Haiti, sobre o súbito interesse no trabalho de Zilda Arns, é de que essas pessoas acabaram de chegar de outro planeta. Sejam bem vindos alienígenas! Porém, me preocupa, que, passando a comoção inicial, o interesse desapareça e as informações conquistadas sejam deletadas da memória da maioria.

Mais uma vez, volto a questão da educação em nosso país. Trabalhos como estes, são baseados nas informações mais simples e essenciais que deveriam fazer parte do disco rígido de todos nós. Mas enquanto não pudermos introduzir um chip ou sei lá o que no cérebro de cada recèm-nascido, este trabalho é obrigação de educadores e seres pensantes de cada metro quadrado da nação. É obrigação também do poder público e dos meios de comunicação.

A mídia faz seu trabalho. O governo (nas três esferas) faz mal feito . Talvez essa declaração renda protestos. Mas é o que vejo em 30 anos de atuação profissioal. E seria muito simples apesar das dimensões de nosso país. Basta recrutar educadores informais, educar os professores e fiscalizar a transferência de informação. Este trabalho também precisa ser feito pelos médicos e todos os profissionais de saúde, pelos envolvidos em assistência social. Ou seja, por todo ser humano que compreenda que uma sociedade saudável e equilibrada é vantagem para todos.

Qualquer um pode ajudar. Quer ver? Você é uma dona de casa e tem um empregado doméstico, pouco letrado e visivelmente desinformado. Converse com ele/ela, instrua sempre que for possível.

Muitos chamariam isso de perda de tempo. Mas não é, é exercício de cidadania e solidariedade. Prá quem faz questão, é exercício de consciência Cristã.

Outros ainda, embora neguem, temem que o instruir, criará seres menos dóceis. E criará mesmo. O conhecimento traz liberdade e autonomia. Mas isso, é direito universal. Atravancar este crescimento, prá mim, é crime contra a espécie humana.

Poque não retomar as aulas de higiene e saúde que havia nas escolas primárias de antigamente?
Qual a dificuldade de difundir entre crianças conceitos nutricionais?
Coisas simples, como por exemplo o soro caseiro ( 1 L de água + 1 colher de sopa de açucar + 1 colher de café de sal) pode salvar vidas, freando a diarréia e repondo água e sais minerais.
Lavar as mãos antes e depois de cozinhar, ir ao banheiro, das refeições, é medida inadiável. Tô falando banalidades? Não, tem gente que não sabe, outros não dão a devida importância!

E você, pode colaborar com o que?

Comecemos em 2010.

Um comentário:

  1. O trabalho desta nobre senhora é indiscutível, pois mordam-se os críticos, estes poucos conhecedores da dor da miséria, da fome e da perda. O País agora têm um herói, digo uma Heroína, não ganhou títulos no esporte, não promoveu seus filhos no cinema, não ganhou eleições, não fez nada por demagogia. Tudo o que fez foi por amor. Vivas a nova e por não dizer a real Heroína deste País.
    Quanto ao que estou fazendo para melhorar meu pares, posso dizer que estou me dedicando ao ensinar, pois acredito que educar é melhor do repreender ou se queixar.

    ResponderExcluir