Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comecemos em 2010! Cultura III

As características culturais de um povo podem sofrer modificações por adotar hábitos de outros povos, acumulando-os ou adaptando-os também.

Mas, vejo como o maior fator de alterações culturais, a influência dos meios de comunicação, todos eles, mas especialmente a TV por sua abrangência.

No Brasil, há cerca de 65 milhões de aparelhos de TV. Mesmo nos mais pobres e distantes municípios do país, sempre haverá um aparelho na praça central, reunindo a população.

A questão é que temos no país uma emissora que predomina e atinge praticamente 100% do território nacional com sua programação, a Rede Globo. É indiscutível que com o crescimento da emissora, muitos brasileiros tomaram conhecimento de assuntos e "maneirismos" de que não haviam ouvido falar antes. Os mais velhos se lembram bem do impacto causado pelo surgimento de programas como o JN o Globo Reporter e o Fantástico. Lembram também de atores e cantores de outros estados que não o RJ sendo orientados a fazer aulas para mudança de sotaque (Elis Regina, Xuxa e outros) adotando o "carioquês" como uma espécie de sotaque nacional.Esta talvez seja a mudança de traço cultural mais facilmente perceptível. Mas existem outras. Há 30 ou 40 anos, no interior dos estados, vc via pouca gente consumindo a coca-cola por ex, havia os refrigerantes de fabricação local(ótimos). A maneira de vestir no país também foi uniformizada.

Copacabana e Leblon viraram o quintal da nossa casa; mesmo que vc more em Rio do Sul ou Quixeramobim....Os filmes americanos trouxeram prá nós comportamentos e hábitos que não existiam antes.

Adotar bons ou interessantes hábitos de outros países, não é necessariamente uma coisa ruim. Porém, é preciso que haja bom senso, que saibamos separar o joio do trigo e que quem educa tenha a noção total desta influência e principalmente o conhecimento daquilo que é nosso, exclusivo, arraigado lá no fundo de nossas almas.

Não podemos deixar de transmitir aos mais jovens as nossas características primárias como povo. Nossas origens, nosso jeito "original" de ser.

Acho interessante que nossos índios, fazem isto bem melhor que nós brancos e negros. Eles tem celular, GPS, calças jeans, filmadoras, mas, não abandonam suas cerimônias, seus rituais e suas tradições. Ou seja, mantem o melhor de tudo.

Me preocupa nos últimos anos (+ou_ 25) a adoção de comportamentos tipicamente americanos que não se viam por aqui da maneira que constatamos hoje como a tal necessidade de "ser popular". Que que é isso minha gente? Não tô falando que o ser humano desde o início dos tempos não tem este desejo, mas isto se conquistava naturalmente, não por imposição de séries e filmes americanos....Mais ou menos como essa história de adotarem as "team leaders" por aqui. Faça me o favor! Brasileiros nunca precisaram ser animados por ninguém! Nossa alegria é cultural.... Também me apavora o tal do "bullying". Ele também sempre existiu, mas era tratado pelos pais e educadores como um ato de vandalismo ou falta de educação e exterminado rapidamente. Claro, alguns não tinham sucesso nesse "extermínio", mas eram poucos. Infelizmente a "psicologização"(eita!) de fatos próprios do desenvolvimento humano leva ao adiamento das soluções, e olha que sou psicóloga.... Daqui a pouco estaremos justificando, como os norte-americanos garotos que metralham colegas na escola por terem sido vítimas de "bullying". Assim não dá, assim não pode ser...(quem foi q disse isso mesmo?).

Também precisamos valorizar mais as produções nacionais de filmes e séries, os programas infantis, etc... Em São Paulo temos a garantia de uma ótima programação na TV Cultura.

Prestem atenção, nossas crianças não podem ser formadas apenas pelo que é ensinado pelo Discovery Kids, Disney Channel ou MTV!!!!! Filtrem as coisa, sejam cautelosos....

Ou perderemos completamente nossa identidade cultural.

Portanto , pais, professores e educadores em geral. Pensem nisso, me digam o que vcs pensam, divulguem a idéia se acharem pertinente, pois acreditem, tem gente que não a conhece ou ao menos não despertou prá isso.

Entendeu cara pálida?

Então, comecemos em 2010!

3 comentários:

  1. Olá, Patrícia!

    Adorei seu texto; excelente! Concordo plenamente, muitas vezes penso sermos cordeirinhos perdendo nossa identidade; aliás, acrescentaria a esta ideia o fato de, ao meu ver, nunca termos uma identidade autentica verdadeira - inclusive, no meu blog, certa vez escrevi sobre isto num texto chamado "Ao meu amigo francês" (vou lhe enviar o link do texto, caso queria lê-lo; ok?).

    Gostaria de parabenizá-la pela maneira concisa e ferina com que escreve; é grande estilista da palavra! Transmite maravilhosamente bem uma ideia num texto.

    Um super beijo a você!

    ResponderExcluir
  2. Que texto excelente! Adorei!!
    Concordo plenamente que devemos preservar a nossa identidade, afinal esse é o nosso diferencial.
    Como turismóloga ainda complemento que o nosso país tem condições de chegar ao topo dos centros receptores do mundo, mas para isso é importante preservar a nossa identidade, pois um dos maiores atrativos que temos são as diversidades culturais em um mesmo país, isso fascina muito!
    Parabéns pelo texto!
    beijos

    ResponderExcluir