Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Se Eu Fosse Presidente



♪ Por mais terras que eu percorra não permita Deus que eu
morra sem que volte para lá.Sem que leve por divisa este V que simboliza a vitória que virá(...) ♪ (trecho da Canção do Expedicionário)



Se eu fosse Presidente, acho que seria uma espécie de ditadora.

É sério.... toda aquela minha alma democrática e conciliadora iria por água abaixo (das enchentes).

Isso pq eu não admitiria e tomaria providências drásticas em relação aos castelos, panetones , nepotismo e tantas outras coisas que vemos por aqui.

Talvez não fosse muito radical em relação ao nepotismo, pq afinal, pode ser importante ter alguém de extrema confiança quando vc ocupa um cargo muito importante, desde q essa pessoa tenha competência para auxilia-lo. Mas não é possível que em uma mesma família (mais os agregados) haja tanta gente competente e adequada que complete os quadros de pessoal de um gabinete ou secretaria.

Criaria um Ministério de Apoio à Presidência, com gente apta a observar e com poder para interferir nas ações de cada ministério, do Congresso, da Câmara, do Senado. Ficariam de olho até nos Estados e Municípios. Fariam parte desta equipe, alem de técnicos muito hábeis e de minha total confiança, representantes de todos os partidos.

Talvez tivesse que governar por Decreto, para botar ordem na bagunça mais rápido (lembrem-se que disse que seria uma ditadora).

Iria propor uma nova Constituição, mais enxuta, com menos detalhes. E exigiria que suas linhas mestras fossem respeitadas.

Minha prioridade seria a educação, pois sem ela nada é possível. Iria melhorar o ensino fundamental e o médio, principalmente treinando melhor os professores e diretores de escola. Estes últimos teriam que receber orientação sobre gestão e não só entendimentos pedagógicos.
Falando nisso ia ser muuuiiito chata com as faculdades de pedagogia.
Traria de volta matérias hoje vistas com desdém mas que considero importantes para a formação de todos: Educação Moral e Cívica (pq não falar desses dois itens na escola?) e Organização Social e Política Brasileira. Porque será que não querem ou não fazerm questão que conheçamos essas áreas?
Iria rever as autorizações para abertura de novas escolas e analisar as já existentes.
Proibiria a adaptação de clássicos para leitura escolar. Acho isso absurdo! É adaptar pérolas à ignorância.
Incluiria também nos curriculuns escolares desde a infância, noções de ecologia, sustentabilidade (inclusive sobre projetos sustentáveis, não só meio ambiente) e uso e ocupação do solo, e iria sofisticando o entendimento até a Universidade que é prá depois ninguém ficar colocando a culpa das tragédias por aí só nos governos.
Também incluiria algo como filosofia religiosa, ensinaria o criacionismo mas não abriria mão em hipótese alguma de ministrar a Teoria da Evolução. A decisão final ficaria por conta de cada um.
Daria nova força ao antigo Projeto Rondon, elevando a participação do aluno ao status de condição indispensável para receber o diploma.
Voltaria a exigir o diploma de jornalismo. Que ¨droga foi essa?

Daria muita importância ao desenvolvimento do turismo nacional,às arte e aos esportes.

A próxima área de maior importância seria a da saúde. As pessoas seriam orientadas sobre nutrição e manutenção da saúde desde o ensino básico. Os pais seriam envolvidos neste processo. Seria extremamente exigente com as faculdades de medicina inclusive (ou talvez principalmente) com as de medicina sanitária.


Para melhorar a questão do trabalho, convocaria empresas já experientes como o SEBRAE e as universidades públicas, o SENAI e o SENAC e ainda as Forças Armadas para participação ativa numa profissionalização nacional em todos os setores produtivos e de serviços, e seria muito exigente quanto aos
resultados.
Também faria um trabalho junto aos empregadores, derrubando barreiras (exigindo mesmo, afinal, ditadores não pedem, mandam!) que fossem aceitos deficientes físicos e que o quesito para contratação fosse a competência técnica e emocional e nunca houvesse restrições sobre a idade dos contratados.

Daria mais independência e melhores condições às Forças Armadas.
E mais ouvidos também. Gente! Os caras não se metem em quartéis uma vida inteira por nada... eles tem o que nos ensinar...

Seria muito cuidadosa em relação à Justiça e ao Direito. Não existe país que sobreviva sem eles. Exigiria menos morosidade.
Melhoraria (talvez usando a experiência de outras nações) o Sistema Penitenciário, buscando sim a recuperação do detento, mas sem me deixar levar a crer que todos eles são recuperáveis, e prá isso precisamos de um judiciário competente, coerente e com apoio de psicólogos e psquiatras.

Daria muito apoio e também contolaria muito de perto o trabalho das Polícias Civis, Militares e a Federal, premiando boas ações e punindo desvios com extremo rigor.

Quanto à economia... bem aí seria melhor eu não me meter muito. Mas, ficaria com pé atras em relação aos grandes gurus mundiais, especialmente os americanos. Porque será?

Exigiria das Embaixadas e Consulados brasileiros maior apoio e proteção ao brasileiro expatriado.

Ouviria com muita atenção as experiências dos estados do Sul. É uma gente organizada e batalhadora que tem o que ensinar. Apoiaria no que fosse possível.
Faria tudo o que fosse necessário para manter a boa situação do Sudeste (tá, tem o que acertar, mas no geral...)
Impulsionaria o desenvolvimento do Centro Oeste que tem um grande potencial (natural e de pessoas) mas questões muito específicas a serem resolvidas.
Daria um fim nos problemas do Norte Nordeste, nem que prá isso tivesse que contratar a peso de petróleo especialistas árabes em irrigação.
Usaria também a experiência de algumas ONGS que desenvolvem trabalhos de crescimento por lá, inclusive buscando a fixação da população na região.
Alimentaria no N Ne a idéia do cooperativismo.
Protegeria mais a Amazônia e as fronteiras de Norte à Sul, de Leste à Oeste. Isso aqui não pode continuar sendo a casa da mãe Joana!

Daria dinheiro à rodo para bons cientistas e tentaria não perdê-los....

Manteria sempre e a todo custo, nossa capacidade de resolver conflitos de forma pacífica.

Criaria o voto realmente livre, o opcional.

É fácil falar... Mas se eu fosse presidente faria o possível prá realizar tudo que citei aqui e muito mais.

Pensando bem, faria se sobrevivesse ao primeiro trimestre do mandato, concordam?

E voces, o que fariam se fossem presidentes?

3 comentários:

  1. Eleições 2010: Patricia Mendonça pra Presidente! Meu voto é seu.
    Outro excelente artigo: patabéns!
    abraço
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Nossa essa canção me levou muito longe.
    Antes que esqueça:
    Patrícia pra Presidente! rs
    Bjs

    ResponderExcluir